Notícias Já esgotou. O que comprar com os 69 500 euros do novo Honda Civic Type R?

Mercado

Já esgotou. O que comprar com os 69 500 euros do novo Honda Civic Type R?

Os 69 500 euros que estão a ser pedidos pelo novo Honda Civic Type R têm dado que falar. Haverá alternativas ao mesmo preço?

Honda Civic Type R no circuito do Estoril, frente

O Honda Civic Type R pode ser considerado como uma referência — se não “A” referência —, no mundo dos hot hatch, mas o valor de 69 500 euros pedido por esta nova geração tem gerado uma enorme discussão nas redes sociais.

O motivo de discórdia é simples de explicar. Quando comparado com o antecessor FK8, o novo Honda Civic Type R FL5 custa mais 18 mil euros, o que é um salto significativo, até porque o FL5 recorre aos mesmos ingredientes mecânicos — ainda que sejam uma evolução — do antecessor.

Porém, o preço elevado não parece estar a afetar a sua performance comercial na fase de lançamento — as 10 unidades alocadas a Portugal esgotaram em apenas 72 horas… e o preço nem sequer foi uma questão.

A NÃO PERDER: Cinco carros usados e baratos que ainda podem valorizar

Uma vez que o novo Honda Civic Type R está esgotado — e aparentemente o preço não foi uma questão — ficam aqui algumas alternativas com pedigree desportivo de preço similar.

Se não quiserem sair do universo hot hatch, não faltam alternativas ao novo Civic Type R, mas para terem um nível de performance semelhante vão ficar limitados às propostas de quatro rodas motrizes. E se o fizerem, nada contra.

O que não faltam são opções, com todas elas a terem em comum com o Civic Type R motores turboalimentados de 2,0 l e quatro cilindros, a produzir mais de 300 cv de potência.

Porém, ao contrário do hot hatch japonês que apenas está disponível com caixa manual, o quarteto germânico — que podem ver na galeria abaixo — surge apenas associado a caixas automáticas (dupla embraiagem).

Uma opção mais alternativa e formal, e caso apreciem propostas de três volumes e quatro portas, então pode ser interessante virar as atenções para Itália, mais concretamente para o Alfa Romeo Giulia Veloce, que arranca nos 71 050 euros.

A NÃO PERDER: Insanidade! Este é o Toyota GR Yaris mais potente do mundo

É o degrau imediatamente abaixo do «todo poderoso» Giulia Quadrifoglio e apresenta-se também com um 2,0 l turbo, ainda que «só» com 280 cv, tração integral e caixa automática de oito velocidades — 0-100 km/h em 5,2s e 240 km/h de velocidade máxima.

Não se deixem demover pelo défice de potência desta berlina em relação ao hot hatch; o Giulia é um dos melhores chassis da sua classe que se traduz numa experiência de condução muito recompensadora.

Alfa-Romeo-Giulia-e-Stelvio-GT-Junior
Alfa Romeo Giulia Veloce — desde 71 050 euros

Se, por outro lado, um verdadeiro desportivo, feito de raíz para o ser, for aquilo que procuram, então é difícil igualar a relação custo/benefício do Alpine A110. É certo que vem com a desvantagem de só oferecer dois lugares e de ter uma bagageira minúscula, mas compensa com tudo o resto. É ágil, preciso e sente-se tão bem em pista quanto numa estrada revirada.

LEIAM TAMBÉM: A110 R Fernando Alonso. Este é o Alpine mais caro de sempre

A culpa é da sua ligeireza, chassis e do bloco 1,8 l turbo (o mesmo do Mégane R.S.) que surge montado em posição central traseira.

Produz «apenas» 252 cv e 320 Nm, mas também só «acusa» 1177 kg, pelo que precisa de apenas 4,5s para ir dos 0 aos 100 km/h. A velocidade máxima está limitada aos 250 km/h. Em Portugal arranca nos 70 900 euros.

Alpine_A110_GT
Alpine A110 — desde 70 900 euros

Querem mais potência e tração traseira? Então a vossa resposta pode surgir sob a forma de um BMW M240i RWD.

A NÃO PERDER: Testámos o Alpine A110S agora com 300 cv. Este ou o Porsche 718 Cayman?

Podemos olhar para ele como um coupé «à moda antiga» — falta apenas a caixa manual… — ou então, se quisermos ser menos românticos, podemos considerá-lo um “M2 júnior”. Tem o maior motor desta lista — um seis cilindros em linha com 3,0 l — e é o mais potente nesta lista de alternativas com preços similares ao do Civic Type R: 374 cv e 500 Nm.

bmw_m240i
BMW M240i RWD — desde 69 882 euros

Graças a estes números, que são enviados às rodas traseiras através de uma caixa automática de oito relações, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7s e de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima. Em Portugal tem preços a começar nos 69 882 euros.

Civic Type R ou «piscar» o olho a usados?

Se nos novos, pelo preço de um Civic Type R já encontramos uma interessante diversidade de alternativas, se incluirmos os usados, é como abrir a «caixa de Pandora».

Aqui, há propostas para todos os gostos, desde hot hatch bem mais radicais e orientados para uma utilização em circuito, como são, por exemplo, o Renault Mégane R.S. Trophy-R e o MINI John Cooper Works GP, ou «máquinas» mais exuberantes… e potentes como é o caso do Ford Mustang GT V8.

Opções não faltam. Tudo depende daquilo que procuram num automóvel, sendo que muitas destas propostas apenas têm em comum com o hot hatch da Honda o seu preço — balizámos entre os 65 000 e os 75 000 euros — e o facto de oferecem uma mecânica e uma experiência de condução de exceção.

Contudo, e tal como sempre acontece no mercado de usados, o preço varia de acordo com vários fatores, tais como o ano de matrícula, a quilometragem e claro, o estado em que o veículo se encontra.

Vejam todos os modelos na galeria abaixo:

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Honda NSX Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda