Notícias Já sabemos a potência do novo Honda Civic Type R. Os números que interessam

Números

Já sabemos a potência do novo Honda Civic Type R. Os números que interessam

Depois de meses de «secretismo», a Honda revelou finalmente a ficha técnica completa do novo Civic Type R, que é o mais potente de sempre.

Acabou-se o segredo, a Honda revelou finalmente a potência do novo Honda Civic Type R (FL5).

Já o tínhamos visto há quatro meses, mas nessa altura a marca nipónica foi tão «poupada» nos detalhes que não revelou os números em torno do motor, limitando-se a dizer que este era o Honda Civic Type R mais potente de sempre.

Pois bem, não é preciso esperar mais. O novo Type R, que recorre a uma evolução do quatro cilindros turbo de 2,0 litros (K20C1) do antecessor, conta com 329 cv e 420 Nm.

A NÃO PERDER: «Devorador de quilómetros». Honda Civic faz 400 mil quilómetros em 13 meses
Motor K20C1

329 cv de potência

Os 329 cv de potência são alcançados às 6500 rpm. Já os 420 Nm de binário «manifestam-se» entre as 2200 rpm e as 4000 rpm. É um dos modelos com maior potência específica da sua classe: 164,8 cv/l.

Face à geração anterior, o novo Honda Civic Type R ganhou «meros» 9 cv de potência e 20 Nm de binário. Para o conseguir os engenheiros da Honda começaram por rever o turbo, que é mais compacto e tem uma turbina redesenhada. A isto junta-se ainda um sistema de escape revisto.

O sistema de controlo de temperatura foi também revisto, tendo recebido um novo radiador e a caixa manual de seis relações (com manípulo em alumínio) foi otimizada. Com uma alavanca mais rígida e um curso melhorado, a caixa do Civic Type R viu também o seu sistema rev-match (ponta-tacão automático) ser melhorado.

0 aos 100 km/h em 5,4s

O ligeiro aumento de potência é acompanhado por um ligeiro aumento de peso — 1429 kg contra 1405 kg do antecessor —, mas permite ainda assim uma relação peso-potência marginalmente melhor — 4,34 kg contra 4,43 kg/cv.

LEIAM TAMBÉM: Não sabemos a potência do novo Civic Type R mas já há uma linha de acessórios

O ganho em performance, contudo, até é melhor do que o esperado, com o hot hatch japonês a anunciar 5,4s na aceleração dos 0 aos 100 km/h, três décimas mais rápido do que o anterior. Um valor notável, considerando se tratar de um tudo à frente (motor em posição dianteira transversal e tração dianteira).

2023 Honda Civic Type R
Os Michelin Pilot Sport 4S mais largos — 265/30 R19, enquanto no antecessor eram 245/35 R19 no Sport Line e 245/30 R20 no GT — podem também ter ajudado a esse resultado. Já a velocidade máxima fixa-se nos 275 km/h, contra os 272 km/h anunciados pela anterior geração do modelo.

90 kg de força descendente

Além de ter melhorado a rigidez do conjunto, aumentado a distância entre eixos e de ter revisto o sistema de travagem, a Honda também trabalhou de forma afincada na aerodinâmica do novo Civic Type R.

A este nível, o grande destaque vai para a nova asa traseira, de desenho totalmente distinto, passando a ser mais baixa e mais larga.

asa traseira

O resultado é uma força descendente de 60 kg, sendo que quando olhamos para o pacote aerodinâmico completo este número ascende aos 90 kg.

Quando chega?

As primeiras entregas do Honda Civic Type R estão marcadas para o o início de 2023, mas os preços para o mercado português ainda não são conhecidos. Apenas serão revelados nos primeiros dias de dezembro.

Contudo, isso não impediu que as 10 unidades do Type R alocadas ao mercado português tivessem sido logo compradas, fazendo com que o novo Civic Type R tenha esgotado em Portugal em apenas 72 horas.

O antecessor, geração FK8, já tinha deixado muito boas impressões. O novo FL5 promete ainda mais:

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Honda S2000?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já passaram mais de 20 anos, mas o Honda S2000 não quer saber…