Notícias AFEELA. Esta é a nova marca da Honda e da Sony

CES 2023

AFEELA. Esta é a nova marca da Honda e da Sony

A "joint venture" entre a Honda e a Sony dá a conhecer os primeiros frutos: uma nova marca chamada AFEELA e um primeiro protótipo.

Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility, durante a revelação da AFEELA Ver vídeo

Sensivelmente três meses após a criação da joint venture entre a Honda e a Sony — designada de Sony Honda Mobility— ficamos agora a conhecer um primeiro protótipo e o nome da marca que ostentará: AFEELA.

A estreia da AFEELA e do protótipo aconteceu na edição deste ano do CES (Consumer Electronic Show) e, apesar de ainda estar a alguns anos de distância, já nos dá um vislumbre do que podemos esperar quando chegar ao mercado.

O curioso nome da marca é uma referência e uma representação do termo “feel” (sentir), que é o que está, segundo a Sony Honda Mobility (SHM), no “centro da experiência de mobilidade”.

TÊM DE LER: i Vision Dee é o futuro digital da BMW. E será também o próximo Série 3?
frente do AFEELA

"AFEELA expressa uma relação interativa onde as pessoas "SENTEM" (FEEL) a mobilidade como uma entidade inteligente e a mobilidade "SENTE" (FEEL) as pessoas e a sociedade a usarem tecnologias de informação (IT) sensoriais e de conectividade".

Sony Honda Mobility

O protótipo

O protótipo revelado em simultâneo com a revelação da nova marca ainda não tem nome, mas pelo conteúdo que apresenta, podemos depreender que será uma «porta de entrada» para a Sony entrar em força no mundo automóvel com o seu vasto conteúdo tecnológico e… de entretenimento.

O veículo em si parece ser uma evolução de aparência mais futurista do Vision-S — o primeiro protótipo mostrado no CES em 2020 pela Sony —, de linhas ainda mais fluídas e estilizadas.

protótipo AFEELA perfil
As dimensões do protótipo da AFEELA coincidem em quase tudo com as do Vision-S da Sony, revelado em 2020: 4,895 m de comprimento, 1,90 m de largura e distância entre eixos de 3,0 m. Só a altura é superior… em 1 cm: 1,46 m.

A frente agora é caracterizada por uma barra luminosa que além da função de iluminar a estrada, permite também interagir com outras pessoas usando luz.

O interior não «foge» muito ao que já conhecíamos do Vision-S. Mantém a mesma configuração de cinco ecrãs dispostos lado a lado, com o das extremidades a servirem de retrovisores. Porém, o ambiente a bordo é mais acolhedor, graças ao uso de novas cores e materiais… e o volante deixou de ser redondo.

Por agora não foram avançadas nenhumas especificações sobre a cadeia cinemática deste modelo, à exceção de que terá tração integral — herdará do Vision-S os motores e bateria?

45 câmaras e sensores

O destaque deste protótipo está, claro, na tecnologia que emprega, seja em segurança ativa ou em digitalização e conectividade.

AFEELA frente 3/4

O protótipo da AFEELA está «armado» com 45 câmaras e sensores, com o objetivo de dar ao seu modelo condução semiautónoma de nível 3 em condições limitadas e permitir usar o nível 2+ em mais contextos, como o da condução em cidade — e com o auxílio de navegação com realidade aumentada.

O foco no interior é também elevado, com o objetivo de oferecer um espaço de “entretenimento e emocional, integrando de forma fluída os mundos real e virtual”.

AFEELA traseira 3/4

Nesse sentido vão introduzir um novo interface homem-máquina (HMI) para uma experiência personalizada no interior do veículo através de serviços cloud (nuvem) e, claro, oferecer o melhor entretenimento no interior do automóvel (música, filmes e jogos).

A «motorizar» tudo isto teremos os chips Snapdragon da Qualcomm, os interfaces gráficos provém do Unreal Engine da Epic Games.

Quando chega?

O primeiro AFEELA será lançado em 2026, com as encomendas a serem abertas ainda em 2025. Contudo, só está confirmado o lançamento nos Estados Unidos da América, onde também será produzido numa das fábricas que a Honda tem no país.

vista parcial de traseira 3/4 do AFEELA

O modelo de vendas do AFEELA girará à volta das vendas online e fica ainda por saber qual será o papel que a vasta rede de concessionários da Honda nos EUA terá na venda e serviços pós-venda deste novo modelo e marca.