Notícias Green NCAP testou o Ford Puma e confirma: bioetanol (E85) é mais «limpo» que a gasolina

Emissões

Green NCAP testou o Ford Puma e confirma: bioetanol (E85) é mais «limpo» que a gasolina

Em mais uma ronda de testes, o Green NCAP pôs à prova um Ford Puma capaz de consumir bioetanol (E85). As vantagens ambientais foram evidentes.

Ford Puma vista dianteira 3/4

O Green NCAP levou a cabo mais uma ronda de testes e o destaque tem de ser dado aos resultados obtidos pelo Ford Puma 1.0 EcoBoost Flexifuel, um modelo capaz de consumir gasolina «normal» e bioetanol (E85).

Relembramos que o bioetanol permite reduzir substancialmente as emissões de gases de estufa, como o CO2. Isto porque o bioetanol advém do processamento de biomassa (resíduos vegetais), que durante o seu ciclo de vida já absorveu muito do CO2 que é novamente libertado quando é queimado.

Contudo o E85 não é bioetanol puro e é uma mistura de 85% de bioetanol com 15% de gasolina, logo não é neutro em carbono. Mesmo a gasolina «normal» já inclui bioetanol, ainda que em quantidades muito inferiores (E5 e E10).

A NÃO PERDER: Combustíveis sintéticos. Quanto poderá custar um litro de gasolina ou gasóleo sintético?

Tendo isto em conta, o Green NCAP quis comprovar que o uso de E85 resulta em emissões de gases de estufa inferiores às da gasolina comum e o teste não deixou dúvidas: há efetivamente um «corte» nas emissões.

O Ford Puma a consumir bioetanol conseguiu uma avaliação de três estrelas, enquanto que a consumir gasolina (E10, equivalente à gasolina 98) não foi além das 2,5 estrelas.

Uma análise mais detalhada à avaliação mostra onde ganhou a meia estrela: precisamente na parcela das emissões de gases com efeitos de estufa.

O Puma quando a consumir bioetanol alcançou uma pontuação de 6,9/10, muito superior aos 3,7/10 quando a consumir gasolina. O E85 consegue ainda resultados marginalmente superiores nos itens eficiência energética (5,3 contra 5,2) e índice de limpeza do ar (5,3 contra 5,2).

Os restantes modelos testados

Nesta ronda de testes não foi só o Ford Puma que foi posto à prova. No total, o Green NCAP testou mais quatro modelos: Mercedes-Benz Classe T, Range Rover, Kia Sportage e o Ford Focus.

O Classe T apresentou-se na versão T 180 com um motor a gasolina (1,33 l, Turbo) e conseguiu uma classificação de 2,5 estrelas. Quanto à classificação nas três áreas de avaliação, foi a seguinte: 3,3/10 no campo da eficiência energética; 7,4/10 no índice de limpeza do ar e 1,7/10 nas emissões dos gases com efeito de estufa.

Quanto ao Range Rover, foi o único modelo testado com motor Diesel, «fazendo-se representar» pela versão D350 (3,0 l, seis cilindros). Com uma avaliação de 1,5 estrelas, o modelo britânico obteve 1,0/10 no campo da eficiência energética; 6,7/10 no índice de limpeza do ar e 0,0/10 nas emissões dos gases com efeito de estufa.

Já o Kia Sportage contava com o 1.6 T-GDi (gasolina) ao qual está associado um sistema mild-hybrid de 48 V. Com uma avaliação geral de duas estrelas, o modelo da Kia conseguiu uma pontuação de 3,2/10 no campo da eficiência energética; 5,0/10 no índice de limpeza do ar e 1,8/10 nas emissões dos gases com efeito de estufa.

Por fim, o Ford Focus apresentou-se com o 1.0 EcoBoost mild-hybrid de 48 V (gasolina) e conseguiu uma avaliação de 2,5 estrelas. Para esta contribuíram os 5,3/10 no campo da eficiência energética; 4,5/10 no índice de limpeza do ar e 4,0/10 nas emissões dos gases com efeito de estufa.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta