Notícias Ford GT Mk IV. Derradeiro Ford GT custa 1,61 milhões de euros

Apresentação

Ford GT Mk IV. Derradeiro Ford GT custa 1,61 milhões de euros

O Ford GT Mk IV está limitado a 67 exemplares e presta tributo ao Mk IV original, que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1967.

Ford GT Mk IV 2023

Chama-se Ford GT Mk IV e é a derradeira versão da geração mais recente do superdesportivo norte-americano. Está limitado a 67 unidades e presta homenagem ao Mk IV original, que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1967.

Está limitado ao circuitos (não pode ser usado na via pública) e conta com um pacote aerodinâmico extremo, além de ser animado por um motor V6 biturbo EcoBoost que produz mais de 800 cv de potência.

As 67 unidades serão produzidas pela Multimatic (em colaboração com a Ford Performance), todas elas de forma artesanal, e vão começar a ser entregues aos clientes na primavera de 2023. O preço arranca nos 1,7 milhões de dólares, qualquer coisa como 1,61 milhões de euros.

A NÃO PERDER: Motor e suspensões aguentam? Ford Ranger Raptor levada ao limite

Durante o “tempo de vida” desta geração do Ford GT, a marca da oval azul brindou-nos com várias versões especiais do seu superdesportivo, como a Carbon Series ou a Heritage Edition. Mas nenhum delas foi tão radical quanto esta.

Aliás, esta versão está até mais próxima do Ford GT (GTE) que vimos correr (e vencer) nas 24 Horas de Le Mans de 2016 do que da versão de estrada do modelo.

“O objetivo da Multimatic era criar a versão final mais extrema do Ford GT e o Mk IV é o resultado disso”, afirmou Larry Holt, vice-presidente executivo do Grupo de Operações de Veículos Especiais da Multimatic.

Ford GT Mk IV 2023

O que muda?

Com uma carroçaria feita inteiramente em fibra de carbono, apresenta um pacote aerodinâmico completamente novo, marcado por uma enorme asa traseira, por várias tomadas de ar um pouco por toda a carroçaria e por um imponente difusor de ar traseiro.

LEIAM TAMBÉM: Ford GT Heritage Edition homenageia vitória de Ken Myles em 1966

Destaque ainda para as jantes aerodinâmicas completamente tapadas, para os grupos óticos dianteiros pintados quase por completo na cor da carroçaria e a secção traseira prolongada, já que este Ford GT Mk IV tem uma maior distância entre eixos face à versão de estrada do Ford GT.

Ford GT Mk IV 2023

E a mecânica?

A animar este “monstro” para as pistas está o motor V6 biturbo EcoBoost que encontramos na versão de produção, ainda que esta unidade conte com uma maior cilindrada, apesar de a Ford não a especificar. De série este bloco tem 3,5 litros de capacidade.

A NÃO PERDER: Épico. Motor V12 do Pagani Huayra R faz lembrar os F1 de antigamente

Além desta modificação, este motor não precisa agora de cumprir as habituais restrições dos modelos de estrada, pelo que foi puxado até para lá dos 800 cv de potência, que são enviados em exclusivo às rodas traseiras através de uma “verdadeira transmissão de competição”, como explica a Ford.

Ford GT Mk IV 2023

Nem a Ford nem a Multimatic revelaram as performances que este modelo é capaz de alcançar, mas Larry Holt fala em “níveis de performance sem precedentes”, pelo que as expectativas para este GT Mk IV não podiam ser mais altas.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da Ford F-150 Lightinig Platinum?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante da Ford F-150 Lightning. O veículo elétrico mais importante nos EUA?