Notícias Prova superada. Ford Ranger alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP

Segurança

Prova superada. Ford Ranger alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP

Testada pela Euro NCAP, a nova geração da Ford Ranger alcançou as tão ambicionadas cinco estrelas nos testes de segurança.

Ford Ranger Euro nCAP

A nova geração da Ford Ranger está quase a chegar ao mercado — as primeiras entregas estão marcadas para o início de 2023 — e acaba de alcançar as tão ambicionadas cinco estrelas nos testes Euro NCAP.

A pick-up da marca da oval azul alcançou a nota máxima da Euro NCAP, a organização independente que avalia a segurança dos novos modelos no mercado europeu, sendo que para isso exibiu bons argumentos não só na segurança passiva como também na segurança ativa.

A Ford Ranger partilha a plataforma e muitos dos equipamentos de segurança com a Volkswagen Amarok, pelo que estes dois modelos foram testados em paralelo e receberam as mesmas pontuações, como se pode ver neste vídeo:

A NÃO PERDER: Depois da Raptor a Platinum. Ford Ranger a pick-up de luxo?

A Euro NCAP divide os seus testes por quatro categorias distintas, com a Ford Ranger a alcançar uma classificação de 84% na proteção de adultos, 90% na proteção de crianças, 74% na proteção de peões e 84% nos assistentes de segurança.

Ford Ranger Euro nCAP 2

Nota elevada na proteção de crianças

A melhor nota foi conseguida nos testes de proteção de crianças, com a Ford Ranger a obter mesmo a avaliação máxima nos testes de deslocamento frontal e lateral, oferecendo uma “boa proteção para todas as áreas críticas do corpo de ambos os manequins infantis”.

A juntar a isso, o airbag do passageiro dianteiro pode ser desativado para permitir que uma cadeira de crianças voltada para trás possa ser usada nesse assento. Contudo, o banco do passageiro não conta com fixações Isofix, tal como o assento central traseiro.

Ford Ranger Euro nCAP

Já ao nível da proteção dos peões, onde a Ranger obteve uma classificação de 74%, a organização destaca “o sistema de travagem autónoma de emergência”, que “teve um desempenho adequado nos testes de resposta a pedestres e bom em testes de resposta a ciclistas, com colisões evitadas na maioria dos casos”.

LEIAM TAMBÉM: Motor e suspensões aguentam? Ford Ranger Raptor levada ao limite

Por fim, nos assistentes de segurança, a boa classificação alcançada — 84% — justifica-se pelo “bom comportamento” do sistema de travagem autónoma de emergência, pelo sistema de assistência à velocidade e pelo sistema de ajuda à permanência em faixa.

Enquanto a nova geração da Ford Ranger não aterra no mercado português, podem sempre ver (ou rever) o nosso ensaio em vídeo à geração anterior, e logo sob a forma da poderosa e imponente Ranger Raptor:

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da Ford F-150 Lightinig Platinum?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante da Ford F-150 Lightning. O veículo elétrico mais importante nos EUA?