Notícias Green NCAP testa dois elétricos, dois híbridos plug-in e um Diesel. Quais os mais «limpos»?

Emissões

Green NCAP testa dois elétricos, dois híbridos plug-in e um Diesel. Quais os mais «limpos»?

Nesta nova ronda de testes o Green NCAP pôs à prova os Nissan Leaf, Lexus UX 300e, Volkswagen Golf GTE, Renault Captur E-Tech e o Audi A3 Sportback 35 TDI.

Renault Captur E-Tech

Depois de recentemente ter posto à prova o novo Ford Mustang Mach-E, o Green NCAP testou mais cinco modelos naquela que é a última ronda de testes a realizar em 2021.

Os escolhidos foram dois elétricos, os Nissan Leaf e Lexus UX 300e; dois híbridos plug-in, os Volkswagen Golf GTE e Renault Captur E-Tech; e um Diesel, o Audi A3 Sportback.

Este último teste do ano marca também o fim de uma era na Green NCAP. A partir de 2022, o índice das emissões de gases com efeito de estufa vai passar a ter uma avaliação well-to-wheel (do poço à roda), ou seja, terá em conta o impacto da produção da energia consumida pelos veículos.

A NÃO PERDER: Green NCAP. Quão “verdes” são os Fiat 500, Honda Jazz e Peugeot 208?
Volkswagen Golf GTE

Segundo o Green NCAP esta mudança vai oferecer aos consumidores “uma melhor indicação da verdadeira pegada ambiental dos modelos, especialmente no caso dos veículos elétricos”.

Os resultados

Enquanto os novos critérios de avaliação não entram em vigor, os modelos elétricos partem sempre “em vantagem” no índice das emissões de gases com efeito de estufa e os resultados obtidos nesta ronda de testes pelos Nissan Leaf e Lexus UX300e comprovam-no.

Ambos conseguiram as cinco estrelas com uma avaliação nas três áreas (quase) imaculada. O Nissan Leaf obteve uma avaliação de 9,9/10 no campo da eficiência energética e de 10/10, no índice de limpeza do ar e nas emissões de gases com efeito de estufa.

Já o Lexus UX300e também teve 10/10 nos índices de limpeza do ar e de emissões de gases com efeito de estufa mas ficou-se pelos 9,7/10 na avaliação da eficiência energética.

Atrás dos dois modelos 100% elétricos ficaram, como seria de esperar, os híbridos plug-in, ambos com uma avaliação de 3,5 estrelas. A avaliação do Volkswagen Golf GTE nas três áreas avaliadas foi a seguinte: 6,2/10 no campo da eficiência energética; 6,2/10 no índice de limpeza do ar e 5,6/10 nas emissões de gases com efeito de estufa.

A estes resultados o Renault Captur E-Tech «respondeu» com uma avaliação de 6,8/10 no índice de eficiência energética; 5,7/10 no índice de limpeza do ar; e 6,1/10 no campo das emissões de gases com efeito de estufa.

Audi A3
O Audi A3 Sportback foi o único modelo testado apenas com motor de combustão.

Por fim, o único representante somente com motor a combustão, o Audi A3 Sportback 35 TDI, não desiludiu, obtendo umas meritórias 3 estrelas de avaliação. Pra tal contribuíram a avaliação de 7/10 no índice de limpeza do ar e de 6,6/10 no campo da eficiência energética. Já nas emissões de gases com efeito de estufa o modelo alemão ficou-se pelos 3,6/10.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada primeira geração do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?