Notícias Novo Porsche Taycan GTS veio acompanhado por uma nova Sport Turismo

Apresentação

Novo Porsche Taycan GTS veio acompanhado por uma nova Sport Turismo

O novo Porsche Taycan GTS é também o primeiro Taycan a ultrapassar a marca dos 500 km de autonomia e já sabemos quanto vai custar.

Além de mostrar o novo Cayman GT4 RS, a Porsche levou ao Salão de Los Angeles, nos EUA, as variantes GTS do Porsche Taycan e uma nova carroçaria, a terceira da gama, denominada Sport Turismo.

“A gama Taycan tem crescido de forma sustentada desde a sua estreia mundial em 2019. Uma oferta com três variantes de carroçaria e com até cinco opções de motor não é para todos”, afirma Kevin Giek, Vice Presidente Model Line Taycan.

Kevin Giek ainda se mostrou satisfeito por agora haver um Taycan GTS: “Está posicionado acima do Taycan 4S e abaixo das variantes Taycan Turbo, por isso representa o verdadeiro ponto perfeito na gama”.

A NÃO PERDER: Taycan 4S Cross Turismo testado. Antes de ser elétrico, é um Porsche

Porsche Taycan GTS

O primeiro Taycan GTS

A sigla — que significa Gran Turismo Sport — remonta a 1963, altura em que a Porsche a estreou no 904 Carrera GTS. Agora, passa a estar disponível em todas as gamas da marca de Estugarda, inclusive no elétrico Taycan.

E é significativo que, pela primeira vez, temos um Taycan a ultrapassar a barreira dos 500 km de autonomia (ciclo WLTP), mais concretamente 504 km. Na versão Sport Turismo a autonomia é ligeiramente inferior: 491 km.

Com uma potência de 440 kW (598 cv) em overboost com Launch Control (fruto de dois motores elétricos, um por eixo), o Taycan GTS situa-se imediatamente abaixo do Taycan Turbo e promete uma velocidade máxima de 250 km/h e um sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7s (para ambas as carroçarias). No modo de utilização «normal» a potência ronda os 517 cv.

LEIAM TAMBÉM: Recorde. Porsche Taycan faz uma maratona a andar de lado

Quanto à bateria na base desta versão, é aquela que a Porsche apelida de “Performance Battery Plus”, que tem 93,4 kWh de capacidade bruta (83,7 kWh úteis).

Porsche Taycan GTS

A somar a isto, as versões GTS do Taycan contam com uma suspensão pneumática com calibração específica que promete um comportamento dinâmico ainda mais apurado, bem como com um eixo traseiro direcional com uma afinação ainda mais desportiva.

Descubra o seu próximo automóvel:

Imagem mais desportiva

Tal como sempre acontece nas versões GTS da Porsche, também o Taycan GTS vem acompanhado de vários detalhes escurecidos no para-choques dianteiro, nos retrovisores exteriores e nos frisos das janelas laterais, como manda a tradição. As jantes também contam com um acabamento em preto.

Porsche Taycan GTS

Já no interior destacam-se os acabamentos em Race-Tex (material semelhante a Alcantara) em preto que contrastam na perfeição com os detalhes em alumínio escovado com acabamento anodizado também em preto.

Mas a grande novidade é mesmo o novo teto panorâmico opcional, que oferece controlo de luminosidade. Uma película elétrica de cristais líquidos pode alternar o tejadilho de transparente a mate. De acordo com a Porsche, esta solução permite proteger os ocupantes do brilho sem escurecer o interior.

Porsche Taycan GTS

Sport Turismo, a terceira carroçaria

A Porsche usou as novas versões GTS para também introduzir o terceiro tipo de carroçaria disponível para o Taycan, a Sport Turismo, que se junta às já conhecidas berlina e Cross Turismo.

A NÃO PERDER: Porsche Panamera Turbo S 2021 (630 cv). Melhor que o Taycan? (vídeo)

A Sport Turismo apresenta-se com uma silhueta idêntica à do Cross Turismo, mas livrou-se de todos os atributos mais aventureiros, assumindo-se como um desportivo elétrico familiar. Também a altura ao solo foi reduzida, passando a ser a mesma do Taycan de quatro portas.

Porsche Taycan GTS

Em termos de espaço, destaca-se a altura para a cabeça nos lugares traseiros, que cresceu 45 mm face ao Taycan «convencional», e o espaço de carga na bagageira, que pode ultrapassar os 1200 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Porsche Taycan GTS

Quando chega e quanto vai custar?

A chegada aos concessionários portugueses está marcada para a primavera de 2022, com os preços a começarem nos 137 500 euros para o Taycan GTS e nos 138 484 euros no Taycan GTS Sport Turismo.

A marca de Estugarda também já confirmou que a carroçaria Sport Turismo irá receber outras motorizações no futuro.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Porsche 911 Turbo S (992)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

PORSCHE 911 TURBO S (650cv). Supercarro para TODOS OS DIAS, há melhor?