Chega em 2021

Já conduzimos o Lexus UX 300e em Portugal. Tudo o que precisas de saber

O Lexus UX 300e é o primeiro 100% elétrico da marca de luxo do Grupo Toyota. Chega a Portugal no início de 2021 e nós já o conduzimos.

Em Base Aérea do Montijo, Portugal

O Lexus UX 300e é talvez o modelo japonês mais europeu de sempre. Este UX 300e, que chega ao mercado nacional no início de 2021, foi uma «exigência» da Lexus Europa. Para continuar a crescer a marca necessitava de um 100% elétrico no seu portfólio e aqui está ele. Apesar da Lexus continuar a acreditar que no «estado da arte» atual das baterias, os veículos híbridos são a melhor opção.

Esta crença na tecnologia híbrida — que não impede o Grupo Toyota de estar na dianteira do desenvolvimento dos Fuel Cell e das baterias em estado sólido, como vimos no Fórum Kenshiki — não significa que o empenho colocado no desenvolvimento do Lexus UX 300e tenha sido descurado.

Os breves momentos em que tivemos oportunidade de privar com este Lexus UX 300e, na Base Aérea do Montijo, são prova disso mesmo:

VÊ TAMBÉM: Testámos o Lexus UX 250h. O que vale a resposta nipónica?

O Lexus UX 300e em Portugal

Apesar de já estar à venda em vários mercados europeus, o Lexus UX 300e só chegará a Portugal no primeiro trimestre do próximo ano. Os preços arrancam nos 52 500 euros, ou seja, cerca de mais 10 000 euros do que a versão equivalente do Lexus UX 250h.

Porém, como explicamos no vídeo, estas diferenças podem esbater-se de forma considerável se o UX 300e for adquirido por uma empresa ou empresário em nome individual (ENI). Os benefícios fiscais para os 100% elétricos são substanciais em que podem fazer pender o fiel da balança para o UX 300e. Já se forem um particular, bem… a escolha pela versão híbrida parece-nos a mais sensata.

lexus ux 300e
Queremos agradecer à Esquadra 751 “Pumas” da Força Aérea Portuguesa, pela forma como nos recebeu e pela entrega e dedicação que colocam nas suas missões. O seu lema é diz tudo: Para que outros vivam.

De resto, a expetativa de vendas da marca em Portugal traduz isso mesmo. Victor Marques, responsável de relações públicas da marca em Portugal, conta chegar ao final do próximo ano com “um mix de vendas de 45% de UX elétricos e 55% híbridos, que vão continuar a fazer muito sentido”.

Relativamente à questão da garantia, em Portugal a Lexus vai oferecer uma garantia de 10 anos ou um milhão de quilómetros para o pack de baterias da Panasonic que equipa o UX 300e, e 7 anos de garantia ou 160 000 km para os restantes componentes.

As pré-reservas arrancam antes do final do ano.

Primeiras impressões

7 / 10
O Lexus UX 300e foi exatamente aquilo que estava à espera. Um SUV muito competente, que respeita todos os pergaminhos da marca: conforto, qualidade, design e tecnologia. São poucos os modelos neste segmento que oferecem um conforto e uma atenção ao detalhe tão elevada como este Lexus UX. Mas se fores particular, não há muitas dúvidas, o UX 250h é provavelmente a melhor opção.

  • Conforto;

  • Insonorização;

  • Atenção ao detalhe;

  • Equipamento de série;

  • Preço;

  • Velocidade máxima de carregamento baixa (50Kw)

Preço

52.500

Data de comercialização: Fevereiro 2021


Sabes responder a esta?
Quantos cilindros tem o motor do Lexus LFA?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Único no mundo, este Lexus LFA com apenas 816 km está à venda

Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto