Notícias Faz sentido um elétrico imitar um carro a combustão? Perguntámos à Hyundai

Entrevista

Faz sentido um elétrico imitar um carro a combustão? Perguntámos à Hyundai

Antes da revelação do Hyundai IONIQ 5 N estivemos à conversa com os responsáveis pelo seu desenvolvimento. Entre eles estava Albert Biermann, o pai da divisão N da Hyundai.

Vista do canto dianteiro esquerdo do Hyundai IONIQ 5 N
© Hyundai

Passaram alguns dias desde a revelação do Hyundai IONIQ 5 N no Goodwood Festival of Speed. Se a ficha técnica promete, as inovações que anuncia ao nível da relação homem-máquina, não lhe ficam atrás — pelo menos «no papel», já que só o vamos testar no final deste ano.

E sim, estamos a falar de interação e domínio num 100% elétrico. Segundo a Hyundai N e como vai poder ler de seguida, este será o primeiro de uma nova geração de elétricos desportivos.

© Razão Automóvel Hyundai i30 N na sua revelação ao público no Goodwood Festival of Speed

Mas para esta entrevista, vamos voltar atrás no tempo dois meses.

Uma entrevista em Nürburgring

Estou em pleno “inferno verde”, no último piso do edifício temporário que a Hyundai N montou no paddock do circuito alemão, para receber os fãs e convidados que vão assistir à 51.ª edição das 24 horas de Nürburgring.

A sala onde estamos tem uma vista desafogada para o circuito, onde dezenas de clássicos competem no exato momento em que nos sentamos para conversar.

Quis a ironia do destino que assim o fosse. Enquanto nos preparamos para falar, inevitavelmente, do primeiro elétrico da Hyundai N, somos provocados pelo som apaixonante de BMW e Porsche clássicos de corrida.

À minha frente, sentados num sofá de costas para a pista, está um trio de altos responsáveis da divisão desportiva da Hyundai.

Hyundai IONIQ 5 N rodeado pelos responsáveis que o desenvolveram e o executivos da Hyundai.
No Goodwood Festival of Speed (da esquerda para a direita): Joon Park, Vice Presidente da marca N; Simon Loasby, diretor do Hyundai Styling Group; Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company; Euisun Chung, presidente executivo do Hyundai Motor Group; Albert Biermann, consultor técnico executivo; Till Wartenberg, vice presidente e diretor da marca N e Motorsport

Albert Biermann, o pai da divisão N, Till Wartenberg, vice-presidente da divisão N e de Motorsport na Hyundai e Joon Park, responsável pela gestão da marca N.

Olho para o relógio. Faltam menos de duas horas para começarem as 24 horas do Nürburgring quando o gravador regista a primeira pergunta.

Biermann. Da BMW M para a Hyundai N

Corro o risco de me repetir, mas caso o leitor não conheça este nome, merece que faça o seguinte contexto.

Albert Biermann com Hyundai I30 N
© Hyundai Albert Biermann na revelação do Hyundai i30 N em 2017

Albert Biermann esteve na BMW M durante 30 anos e liderou-a durante sete anos (até 2015). Esteve envolvido ou foi responsável por desenvolver alguns dos desportivos mais emblemáticos da M: desde o primeiro M3 (E30), aos M5 (E39 até E90) e M3 (E46), como o primeiro X5 M.

Há pouco mais de oito anos quando a Hyundai estava a lançar uma ofensiva histórica na Europa, Biermann (entre outros) foi uma das contratações chave para o sucesso dessa operação. Mudou-se para o Hyundai Motor Group com a missão de fundar a divisão N.

Não bastava à Hyundai subir de nível e criar, no seu centro de design europeu, um estilo que estivesse ao nível dos concorrentes europeus.

Era necessário «espetar uma bandeira» ao lado de marcas com tradição no desenvolvimento de desportivos. A razão, não era suficiente para conquistar o coração dos europeus. Tinha de ser acompanhada por uma dose de paixão.

A Hyundai de hoje, não é a mesma que era e a sigla N conquistou um espaço inegável no mercado dos desportivos com o Hyundai i30 N «à cabeça».

É aqui no Nürburgring que os técnicos da Hyundai têm desenvolvido os modelos N, incluindo o novo IONIQ 5 N. A marca tem um centro técnico a muitos poucos quilómetros do lendário circuito alemão.

Futuro só elétrico ou há espaço para combustão

Razão Automóvel (RA): Já confirmaram que depois do Kauai, também o i30 e o i20 vão ser renovados. Mas vão ter versões N ainda com motor a combustão?

Till Waterberg (TW): Desde que os regulamentos permitam, vamos ter sempre motores de combustão no futuro. Mas os regulamentos estão cada vez mais apertados na Europa.

Estamos a tentar que estes carros se mantenham no mercado, mas que também possam ter sucessores. Nós queremos ter sucessores destes modelos, mas o mercado europeu é um dos mais difíceis ao nível da regulação.

RA: Tem mesmo só a ver com as regras do mercado?

TW: Sim, nós adoraríamos fazê-los! Pessoalmente, produziria modelos com motor a combustão durante o tempo que fosse possível.

Joon Park (JP): Posso fazer-lhe uma pergunta? Porque é que nos está a perguntar sobre carros de performance com motor a combustão? Talvez porque fazem bater o coração e fazem diferença a nível emocional…

RA: Sim, claro.

JP: Se calhar, porque quando pensa no futuro, deve acreditar que nos elétricos não existe possibilidade de criar tais emoções.

Nós estamos, tal como disse o Till, a preparar o futuro. Mas se existirem clientes a querer e for possível, vamos querer fazer desportivos com motor de combustão interna.

Hyundai N Vision 74 e RN22e
© Hyundai O futuro? Hyundai N Vision 74 e RN22e

Temos pessoas apaixonadas na nossa equipa, temos o Albert. Queremos levar esse lado emocional dos carros a combustão para os elétricos. Fazer bater o coração de um petrolhead com um elétrico, esse é o nosso objetivo.

RA: Mas reconhecem que fazer um desportivo elétrico de alta performance é difícil?

Albert Biermann (AB): A performance não é um problema… (risos).

RA: Então vou reformular a pergunta. Reconhece que fazer um desportivo elétrico, que proporcione uma experiência de alta performance, é difícil?

AB: Ahh… sim, é muito desafiante. Mas se fosse a si, não me preocupava muito. Espere um pouco e verá que no Hyundai IONIQ 5 N, aquela distância enorme que esperamos que exista num desportivo elétrico, face um desportivo com motor a combustão, não será assim tão grande.

Diversão, interação com o carro, experiência emocional. Todos pensam que existirá uma grande diferença, mas com o IONIQ 5 N não assim. É claro que existirá uma pequena diferença… mas não será tão grande quanto imaginam.

IONIQ 5 N não é o mesmo que o EV6 GT

RA: Vai partilhar plataforma, motores, entre outros componentes com o Kia EV6 GT. O IONIQ 5 N será assim tão diferente?

JP: Muito diferente. Em primeiro lugar porque o EV6 GT é um GT, o IONIQ 5 N não é. Depois de um minuto a conduzir verá que é completamente diferente.

Aliás essa é uma das principais razões pelas quais temos tanto tempo de diferença entre o lançamento de um e de outro. Tivemos de colocar muita energia neste projeto porque é um modelo da divisão N.

RA: Estão a construir este carro com «mudanças virtuais», som do motor de combustão simulado para o exterior e interior, etc. Faz sentido um elétrico imitar um carro com motor a combustão?

TW: Não se trata de imitar um carro de combustão de interna. Estamos apenas a tentar retirar o máximo da experiência de condução, para não perdermos aquilo a que as pessoas estão habituadas. Queremos interpretar esses sentimentos de uma forma nova, com a eletrificação.

Eu acredito que as «mudanças virtuais» e o som (que como vai ver quando conduzir o carro, será mais do que apenas o som do motor de combustão) o próprio feedback da estrada, do carro, aquilo que provoca no corpo do condutor, são detalhes que fazem toda a diferença.

JP: Um carro de performance será sempre sobre a interação com o condutor. Por isso ninguém vai querer ter uma imitação de reduções de caixa, apenas com som. Este carro permitirá sentir fisicamente uma redução de caixa, como se fosse um carro a combustão desportivo.

AB: Sentirá o drag torque e no IONIQ 5 poderá verdadeiramente interagir com carro.

Hyundai ioniq 5 N em drift
© Hyundai

RA: Mas os vossos clientes, que nunca conduziram um carro de performance com motor a combustão, vão procurar essas características num elétrico?

AB: Não interessa, porque o nosso carro consegue ser as duas coisas: pode ser um elétrico comum, ou um carro louco de alta performance elétrico parecido com um carro de combustão de alta performance.

Nós conseguimos, com software inteligente, proporcionar uma experiência a todos os clientes. Aos que conhecem um carro de performance com motor de combustão e àqueles que nunca conduziram um carro com essas características.

RA: Ou seja, desenvolveram características dos 100% elétricos, como a regeneração, no sentido de criar uma experiência envolvente ao volante.

JP: A divisão N é acima de tudo sobre diversão. Quando se fala em regeneração num elétrico, fala-se de eficiência. Mas nós estamos a levar o efeito de regeneração de um motor elétrico para um patamar diferente. Para que resulte num movimento que, inclusivamente, permita melhorar a agilidade em curva.

Patilha de regeneração
© Hyundai Além dos travões hidráulicos, o IONIQ 5 N conta, como outros elétricos, com travagem regenerativa. Só que o chamado N Brake Regen aqui foca-se mais na performance da travagem que na eficiência. É a principal fonte de travagem, garantindo até 0,6 G de desaceleração, mitigando a fadiga dos travões em condução desportiva que possa advir como consequência da elevada massa do IONIQ 5 N.

Este carro tem de abranger os pilares da nossa divisão desportiva, entre os quais, está a capacidade para ser usado em pista e ser um desportivo para o dia a dia. Mesmo na era elétrica.

Elétricos N têm os mesmos genes dos N a combustão

RA: Mas os carros estão cada vez maiores, cada vez mais pesados. Acreditam que vão conseguir continuar a colocar o vosso ADN nestes elétricos do futuro?

AB: Desde que eu seja responsável e eu sou responsável, posso garantir que serão verdadeiros modelos N. Depois disso, já não posso garantir. (risos)

TW: Eu garanto que continue a ser! (risos)

AB: Sabe, nós não começamos isto há dois anos. A questão do som e das mudanças de caixa virtuais, por exemplo, comecei o desenvolvimento há quase cinco anos. A divisão N sobreviverá e terá a resposta daqui a poucos meses quando conduzir o carro. Não há nenhum elétrico como este.

dois hyundai ioniq 5 n a curvar
© Hyundai

TW: Mas está a fazer as perguntas certas. Porque o ADN da divisão N é maior do que nós e temos de trabalhar para manter o espírito vivo. Estamos a esforçar-nos para que este seja o primeiro elétrico a proporcionar uma experiência assim.

JP: Estamos muito confiantes. O nosso objetivo é criar um novo paradigma de performance nos carros elétricos.

RA: Isso quer dizer que o IONIQ 5 N poderá alinhar num track day?

AB: O IONIQ 5 N pode ser um carro elétrico para um trackday. Mas só vai durar 20 minutos em pista, porque depois terá de o carregar, claro.

RA: Quando lançaram o i30 N o modelo teve uma aceitação grande e o preço competitivo ajudou. Mas com os carros elétricos, os preços foram para outro nível. Sei que não são modelos comparáveis a nível de potência, porque o vosso elétrico terá mais do dobro da potência. Mas será o dobro do preço?

AB: Sim, pode esperar que seja mais ou menos o dobro do preço. Tenha também em consideração que o IONIQ 5 N é um automóvel considerável do ponto de vista do tamanho.

No seu segmento, todos os modelos N a combustão, são os que mais diversão dão por cada euro investido. Os elétricos N serão assim também. Não haverá nenhum elétrico tão divertido de conduzir como o IONIQ 5 N, posso garantir isso. É claro que será muito mais caro que um i30 N, não há forma de ser de outra maneira.

Hyundai IONIQ 5 N a curvar em circuito, traseira
© Hyundai

TW: Talvez no futuro, quando tivermos tecnologias mais avançadas, mais opções de baterias e com economias de escala, os preços possam baixar. No segmento dos elétricos, queremos que seja acessível comparado com outros desportivos equivalentes.

RA: Estamos prestes a assistir ao início de uma corrida de 24 horas. No futuro poderá haver um elétrico a competir numa corrida como esta?

AB: Tem só a ver com regulamentos. Se existisse um regulamento que o permitisse, se calhar, estavam 20 carros elétricos hoje aqui, prontos para correr. Não venceria uma corrida de 24 horas com um elétrico, mas poderia vencer na categoria de elétrico, se ela existisse.

Com a nossa plataforma e-GMP, os componentes que colocamos nos nossos carros elétricos de estrada, a bateria, os motores, o inversor, estão praticamente preparados para competir. São bastante acessíveis do ponto de vista do custo e muito robustos.

Não podíamos dar os mesmos oito anos de garantia neste cenário de corrida (risos). Mas podíamos extrair um pouco mais de «sumo» destes componentes e trazer os carros para o Nürburgring. Juntávamos a isto um bom chassis de corrida, equipamento de segurança e íamos para a pista. Porque relativamente à velocidade, já estamos preparados para correr contra carros de combustão.

JP: Tal como diz o Albert, é uma questão de regulamentos. Mas nós temos de estar preparados antes que esses regulamentos entrem em vigor.

IONIQ 6 N a caminho?

Não é uma novidade que o IONIQ 6 poderá ter uma versão N. Questionado sobre a aerodinâmica ativa nos elétricos N, Albert Biermann confirmou-nos que “o IONIQ 5 N não é o melhor carro para trabalhar com elementos aerodinâmicos ativos. Mas o IONIQ 6 sim, poderá ser…”

Hyundai IONIQ 6 traseira
© Hyundai A Hyundai poderá já ter testado versões “ativas” do spoiler traseiro do IONIQ 6, com o objetivo de o preparar para receber a “vitamina N”

RA: Presumo que estejam a desenvolver há algum tempo o próximo modelo da divisão N. Sei que provavelmente não podem falar sobre isso, mas… quão grande será?

AB: (risos) Não será muito diferente a nível de tamanho em relação ao IONIQ 5 N…

Desligo o gravador e saímos da sala com a velocidade de quem sabe que faltam 10 minutos para abrirem os portões do pitlane. Juntamo-nos às milhares de pessoas que esperam ansiosamente pela possibilidade de entrar, ir para a grelha de partida e cumprir o religioso grid walk.

Mas neste território sagrado que é o “inferno verde” não vão encontrar nenhum elétrico na grelha, mas no futuro, poderá não ser assim.