Notícias N Vision 74. Parece um DeLorean mas é o novo protótipo híbrido a hidrogénio da Hyundai

Apresentação

N Vision 74. Parece um DeLorean mas é o novo protótipo híbrido a hidrogénio da Hyundai

Criado pela divisão N da Hyundai, o Hyundai N Vision 74 é um híbrido a hidrogénio e um autêntico «laboratório sobre rodas».

Hyundai N Vision 74

À primeira vista, o Hyundai N Vision 74 até pode parecer inspirado no icónico DeLorean. Contudo, as «musas» que estão na base deste protótipo revelado pela divisão N da Hyundai são «da casa».

Segundo a marca sul-coreana, o design do N Vision 74 foi buscar inspiração não só ao protótipo N 2025 Vision Gran Turismo como ao concept Hyundai Pony Coupe de 1974 desenhado pela Italdesign de Giorgetto Giugiaro.

O resultado final foi um protótipo com um visual a tender para o retro, mas nem por isso menos desportivo, atual ou até agressivo.

A NÃO PERDER: Comprar um carro sem sair de casa? Vai ser possível com a Hyundai
Hyundai N Vision 74

Descrito como um «laboratório sobre rodas», são precisamente as soluções técnicas adotadas neste N Vision 74 que fazem deste protótipo um particularmente interessante.

Juntar «o melhor de dois mundos»

Por baixo da carroçaria de dimensões avantajadas — 4952 mm de comprimento, 1995 mm de largura, 1331 mm de altura e distância entre eixos de 2905 mm —, o Hyundai N Vision 74 «esconde» um sistema híbrido a hidrogénio.

Ou seja, o protótipo da Hyundai não só é um elétrico a bateria como também conta com uma pilha de combustível (fuel cell) a hidrogénio, uma solução que não parece diferir muito da apresentada pela Renault no protótipo Scénic Vision.

O Hyundai N Vision 74 conta com dois motores elétricos montados no eixo traseiro. Estes permitem vetorização de binário, oferecem mais de 680 cv (500 kW) e 900 Nm e impulsionam o protótipo da Hyundai para lá dos 250 km/h de velocidade máxima.

Estes motores tanto podem ser alimentados por uma pilha de combustível (fuel cell) com uma potência máxima de 95 kW, armazenada num depósito com 4,2 kg de capacidade que pode ser reabastecido em cinco minutos, como por uma bateria de 62,4 kWh associada a um sistema de 800 V. Tudo isto traduz-se numa autonomia superior a 600 km.

Devido à combinação das duas tecnologias — elétrico a bateria e fuel cell a hidrogénio — a Hyundai N afirma que a eficiência da refrigeração foi melhorada, podendo ainda usar as duas fontes de energia de forma independente, sendo o equilíbrio entre a performance e as necessidades de refrigeração uma das principais características a explorar neste laboratório rolante.

Além do N Vision 74, a Hyundai N mostrou outro protótipo, o RN22e — do qual também já temos um artigo —, que parece antecipar a futura variante de alta performance do recentemente revelado IONIQ 6. Os dois são as estrelas deste pequeno filme oficial:

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?