Notícias EX30 é o Volvo com a menor pegada de carbono de sempre. Como o conseguiram?

Antevisão

EX30 é o Volvo com a menor pegada de carbono de sempre. Como o conseguiram?

O Volvo EX30 será o mais pequeno na nova família de modelos elétricos da marca. Mas a sua importância é bem capaz de ser a maior de sempre.

Teaser do Volvo EX30, visto de traseira
© Volvo

A curiosidade e o hype relacionados com a apresentação de um modelo como o Volvo EX30 são sempre elevados.

Afinal, com o maior EX90 conhecemos o modelo que deu início a um novo e importante ciclo de renovação para a marca sueca. Mas é com o novo EX30 que a Volvo vai dar passos ainda maiores no desenvolvimento de soluções destinadas a reduzir a sua pegada de carbono.

Para descobrimos algumas das novidades que a marca está a desenvolver nesse sentido, estivemos a conversar (online) com Anders Kärrberg, o diretor global de sustentabilidade da Volvo e Anders Nyth, o diretor do centro de pesquisa e desenvolvimento para a sustentabilidade.

E o primeiro ponto mais interessante, como Kärrberg referiu, é que o início desse projeto acerca da sustentabilidade “começou muito antes do Volvo EX30”. O desenvolvimento do novo modelo foi «apenas» uma das partes de um enorme projeto.

EX30 é o Volvo com a menor pegada de carbono de sempre

Anders Kärrberg começou por referir que todo o ciclo de vida útil do EX30 foi revisto, desde o início do projeto, até à fase em que terá de ser reciclado.

Tudo foi considerado, até mesmo a sempre sensível questão do rastreio das matérias-primas, que recorre à tecnologia blockchain. Até porque, agora, a Volvo também produz baterias.

Depois, foram também revistas e otimizadas todas as etapas por que um automóvel passa além do tempo que é conduzido pelo seu proprietário. Ou seja, o seu desenvolvimento, fabrico e transporte.

No final, Kärrberg revelou que pouparam 30 toneladas de emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida útil do EX30 (considerando 200 mil quilómetros de condução). Um valor que se traduz num ganho de 25% face aos valores registados anteriormente com os C40 e XC40 100% elétricos.

E não podemos esquecer o anterior trabalho que a Volvo já desenvolve há mais tempo, como o recurso a energias renováveis, seja nas suas fábricas, ou pelos seus fornecedores.

EX30 é o Volvo com maior percentagem de materiais reciclados

Para o objetivo da redução da pegada de carbono do EX30, a Volvo inovou nas técnicas de fabrico e aumentou o uso de materiais reciclados — passa a ser inclusive o Volvo que inclui a maior percentagem deste tipo de materiais.

Além do mais, o facto do Volvo EX30 passar a ser o modelo mais compacto da marca significa que também requer menos materiais.

Mas de todos aqueles que são necessários, 17% de todo o aço é reciclado e quase um quarto de todo o alumínio também, refere Kärrberg. Além disso, cerca de 17% de todos os componentes em plástico são também reciclados, sejam peças do interior ou mesmo os para-choques.

Mesma na fase de estampagem de componentes, por exemplo, todos os materiais excedentes são agora reaproveitados e enviados para reciclagem.

Detalhe da assinatura luminosa dianteira
© Volvo

Mas a bordo há ainda outra surpresa. Parte do trabalho dos designers da Volvo passou por conseguir que um componente servisse para mais do que uma função. Ao dispensar a necessidade de peças extra, consegue-se diminuir também a quantidade de materiais necessários.

Materiais mais sustentáveis

Foi dedicada ainda especial atenção à exploração de novos materiais no habitáculo do Volvo EX30, além dos reciclados já mencionados. Mas antes de os nomear, Anders Nyth conta-nos que este modelo terá quatro ambientes distintos a bordo, consoante o gosto de cada clientes.

Em relação aos novos materiais, será possível encontrar soluções como uma mistura de lã com 70% de poliéster reciclado, linho e até ganga. No caso da ganga, a Volvo ainda encontrou uma solução para usar fibras que, de outra forma, seriam resíduos do processo de reciclagem das calças de ganga.

Quando o Volvo EX30 for «velhinho» e sair das estradas, todo este desenvolvimento fará com que cerca de 95% dos seus componentes possam ser reciclados. O que, de certa forma, faz com que cada um destes modelos até possa regressar à estrada como um automóvel novo.

O peso e as baterias

O peso tem sido um dos tópicos quentes desta nova era de automóveis 100% elétricos. Estes são centenas de quilos mais pesados que os automóveis a combustão, o que não ajuda a ir de encontro ao objetivo de mais eficiência.

O novo Volvo EX30 vai ser o modelo mais compacto da marca o que ajuda a ter um peso mais em conta, pelo menos quando comparado com outros elétricos.

Sobre o mesmo, Anders Kärrberg comenta que, se o «enorme» EX90 de sete lugares já alcança as 2,7 toneladas, o mais compacto EX30 tem a vantagem de ficar ligeiramente acima dos 1750 kg.

Já que tocámos neste ponto, é o momento perfeito para referir que o novo EX30 terá dois tipos de bateria disponíveis.

Segundo Kärrberg, uma delas será uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio), com 51 kWh de capacidade e a outra, uma bateria NCM (níquel, cobalto e manganês) com 69 kWh de capacidade.

Os valores de autonomia ficam para mais tarde, tal como diversos outros detalhes, ainda que já seja referido um valor de 480 km — certamente para a bateria maior.

Detalhe do banco, com bandeira sueca
© Volvo

E quando «puxámos» o tema do carregamento, Kärrberg respondeu apenas que sim, o EX30 terá a capacidade de ser carregado. Leia-se, “essas informações são para mais tarde”. Afinal, esta conversa foi apenas sobre o tema da sustentabilidade.

Apresentação mundial

Neste ciclo de renovação que a Volvo iniciado com o EX90, está previsto o lançamento de um novo modelo todos os anos até 2030. E o próximo a chegar será o inédito Volvo EX30.

A sua apresentação mundial está marcada para o dia 7 de junho, diretamente de Milão. E tal como fizemos no evento do EX90, também vamos estar presentes para lhe podermos contar tudo.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Seat Córdoba partilhava a grande maioria dos seus componentes?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?