Notícias «Novo» Pony Coupe Concept. Hyundai recria protótipo com quase 50 anos

Concorso d´Eleganza Villa d´Este 2023

«Novo» Pony Coupe Concept. Hyundai recria protótipo com quase 50 anos

Quase 50 anos depois de ter sido mostrado no Salão de Turim, o «novo» Hyundai Pony Coupe Concept volta a estrear-se em Itália.

Hyundai Pony Coupe Concept
© Hyundai

A história do Hyundai Pony Coupe Concept é uma das que merece ser relembrada da melhor forma possível. Mas, até agora, havia uma parte dessa mesma história que estava em falta: o carro.

O interesse na história e passado da Hyundai tem aumentado com o seu contínuo crescimento. Até pelos protótipos que a marca tem revelado, inspirados nesse passado, como o fantástico N Vision 74.

Hyundai Pony Concept vista superior
© Hyundai

E é também por isso que o Hyundai Pony Coupe Concept começou a fazer tanta falta.

O primeiro Hyundai Pony Coupe

Temos de recuar quase 50 anos, ao Salão de Turim de 1974, o momento em que o Pony Coupe original foi revelado, que antecipava aquela que seria a primeira família homónima de modelos de produção em massa sul-coreanos desenvolvida de forma independente.

O mestre Giorgetto Giugiaro (então na sua Italdesign) assinou as suas linhas futuristas, e mostrava uma forma em cunha com uma traseira truncada (coda tronca em italiano). Caracterizava-se por linhas geométricas e superfícies depuradas e planas, quase como se fosse origami. Distinguia-se ainda por um pilar B único e vertical.

Hyundai Pony Concept lateral
© Hyundai Tipicamente Giugiaro na década de 70 e uma das influências para o DeLorean, também da sua autoria. É bastante compacto, sobretudo para os nossos dias: 4,08 m de comprimento, 1,56 m de largura e meros 1,21 m de altura. A distância entre eixos é de 2,34 m.

Do Hyundai Pony Coupe nunca derivou um modelo de produção direto, mas foi fundamental para indicar o rumo a seguir pela marca sul-coreana.

Ninguém sabe ao certo o que aconteceu com o protótipo original. Uma das possibilidades é ter mesmo sido destruído algures nos anos 80, por já não ser preciso.

Hyundai Pony Concept interior
© Hyundai O interior foi também replicado ao mais ínfimo detalhe. E como podemos ver, era arrojado e tão futurista e minimalista como o exterior quando surgiu em 1974.

Agora, felizmente, há um «novo» modelo para marcar este momento tão importante na história da marca sul-coreana.

Protótipos N Vision 74. Parece um DeLorean mas é o novo protótipo híbrido a hidrogénio da Hyundai

O novo Hyundai Pony Coupe Concept

A Hyundai pediu (novamente) a Giorgetto Giugiaro (agora na GFG Style) que recriasse este modelo, recuperando este pedaço tão importante da sua história.

E agora está pronto, tendo sido apresentado (mais uma vez) em Itália, durante a edição deste ano do Concorso d’Eleganza Villa d’Este.

O «novo» Hyundai Pony Coupe Concept é idêntico ao modelo apresentado em 1974. Nem sequer falta o motor 1.2 a gasolina com 82 cv, instalado sob o capô dianteiro, mas com a tração a estar nas rodas traseiras.

Foi reconstruído com o objetivo de ser um exemplar único e uma réplica perfeita do original, tendo em atenção todo e qualquer detalhe. Por muito antiquado que possa parecer.

“O restauro deste veículo único é um marco na história da Hyundai. Representa o nosso início e o nosso compromisso com o futuro. Serve como um legado para as próximas gerações. Simboliza virtualmente o testumunho móvel que estamos a passar do passado para o futuro da empresa.”

Luc Donckerwolke, presidente e diretor criativo do Hyundai Motor Group

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Hyundai Pony EV Heritage Concept?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai Pony EV. Uma viagem elétrica ao passado
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hyundai Pony EV. Uma viagem elétrica ao passado