Notícias Volkswagen R também será 100% elétrica até 2030

Antevisão

Volkswagen R também será 100% elétrica até 2030

O catálogo de modelos desportivos da Volkswagen R vai ser gradualmente convertido para ser totalmente elétrico.

Volkswagen_Golf_R

A submarca Volkswagen R, responsável por modelos como o Golf R ou o T-Roc R, vai tornar-se 100% elétrica até 2030.

A confirmação foi feita por Reinhold Ivenz, responsável pela divisão de performance da Volkswagen, em declarações aos britânicos da Autocar.

“Para nos tornamos uma marca totalmente elétrica até ao final da década, já estamos a tomar as medidas necessárias hoje para a próxima transformação”, afirmou Reinhold Ivenz. “Os produtos Volkswagen R, bem sucedidos globalmente, fazem parte deste entusiasmante processo de mudança e estarão no futuro da mobilidade elétrica sustentável”, disse.

A NÃO PERDER: Volkswagen Golf R mais “hardcore” a caminho? Parece que sim
Volkswagen Golf R 20 Year Edition

A referida publicação britânica cita ainda a marca de Wolfsburgo para dar conta de que está “gradualmente a converter o seu portfólio, com diversos modelos R elétricos na fase de planeamento”.

“Estamos atualmente a estudar vários protótipos e possibilidades, mas só vão disponibilizar modelos R que cumpram com os nossos requisitos. Uma coisa é certa: o futuro da (Volkswagen) R é elétrico”, pode ler-se.

Estas declarações dão força aos rumores que apontam para uma versão R do ID.4, para se posicionar acima do ID.4 GTX que já conhecemos. Contudo, o ID.3 ou o novo ID. Aero, que chega em 2023, também serão bons candidatos a receber o “tratamento R” para uma versão de alta performance.

Volkswagen ID.5 GTX
Atualmente as versões GTX do ID.4 e do ID.5 são as versões mais desportivas de modelos ID da Volkswagen.

Modelos R darão acesso a outros «privilégios»

A Volkswagen confirmou ainda que os novos modelos R elétricos também vão focar-se nos carregamentos, quer na sua conveniência quer mesmo na velocidade.

LEIAM TAMBÉM: Oficial. Comandos físicos vão regressar aos volantes dos Volkswagen

O mesmo é dizer que este tipo de modelos poderá vir a ter uma velocidade de carregamento superior à dos outros elétricos da marca alemã, provavelmente para fazer face ao facto de serem propostas mais desportivas e, como tal, com autonomias mais curtas.

Volkswagen ID.4 GTX

Recorde-se que atualmente os Volkswagen ID.5 GTX e ID.4 GTX, os mais desportivos da gama ID, suportam velocidades de carregamento em corrente contínua (DC) de até 135 kW, mas a ID. Buzz e o ID.3 suportam até 170 kW, dependendo da versão.

A somar a isto, os proprietários de modelos R elétricos também terão acesso a “opções de carregamento exclusivas”. Porém, a Volkswagen não informou se este «privilégio» será através do acesso a postos de carregamento específicos ou, por exemplo, a preços mais em conta.

Quando chega o primeiro R elétrico?

Depois de confirmada a transformação da divisão R, a grande questão que se levanta é: quando chega o primeiro Volkswagen R totalmente elétrico?

A NÃO PERDER: Aiways U6. O rival chinês do Volkswagen ID.5 já chegou à Europa

A marca de Wolfsburgo não deu qualquer indicação nem fez qualquer previsão nesse sentido, mas se tivéssemos que adivinhar, o ano de 2025 poderá ser uma possibilidade, dado que coincide com o previsto meio «ciclo de vida» do ID.4, altura favorecida pelas marcas para atualizar os seus produtos.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volkswagen Taigo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Melhor que o T-Cross? Testámos o NOVO Volkswagen Taigo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Melhor que o T-Cross? Testámos o NOVO Volkswagen Taigo