Notícias Toyota Corolla Cross H2 Concept. Motor de combustão a hidrogénio mais próximo de acontecer

Apresentação

Toyota Corolla Cross H2 Concept. Motor de combustão a hidrogénio mais próximo de acontecer

O Toyota Corolla Cross H2 Concept dá mais um passo em direção à chegada do motor de combustão interna a hidrogénio ao mercado.

Toyota Corolla Cross H2 Concept

O Toyota Corolla Cross H2 Concept dá-nos um vislumbre do que poderá ser um futuro carro de família equipado com um motor de combustão interna que usa hidrogénio como combustível. E, como podemos ver, aparte a decoração específica, parece um Corolla Cross igual aos outros.

Até agora a marca japonesa já tinha mostrado um Corolla de competição — com o qual tem corrido no último ano na Super Taikyu Series — e um protótipo do GR Yaris equipado com motor de combustão a hidrogénio.

Comum a todos eles, incluindo o Corolla Cross H2 Concept — revelado durante as 24 Horas de Fuji, prova da Super Taikyu Series, que ocorreu os últimos 3 e 5 de junho — é o de recorrerem ao G16E-GTS, o três cilindros turbo com 1,6 l do GR Yaris, ainda que adaptado para consumir hidrogénio.

VEJAM TAMBÉM: Toyota Corolla Cross. O SUV do carro mais vendido do mundo vem para a Europa

A diferença do Corolla Cross H2 Concept para os outros dois reside no facto da sua usabilidade não ter sido sacrificada. Tanto o Corolla de competição como o GR Yaris perderam os lugares traseiros para poder acomodar os volumosos tanques de hidrogénio que precisam.

Sendo um mais volumoso SUV, o Corolla Cross H2 permite «arrumar» os dois tanques de hidrogénio — com a mesma tecnologia dos usados no Mirai, veículo elétrico com pilha de combustível a hidrogénio — por baixo do chão do habitáculo, mantendo a lotação de cinco lugares dos outros Corolla Cross.

A revelação deste protótipo assume particular importância, pois mostra o compromisso da Toyota em trazer a tecnologia de combustão do hidrogénio para o mercado, não se limitando ao seu uso em competição.

Koji Saito, diretor do programa de competição para motores de combustão a hidrogénio, em declarações à Automotive News disse que a Toyota está neste momento a 40% do caminho de iniciar a comercialização desta tecnologia, “já fazendo parte do ciclo de desenvolvimento dos produtos destinados à produção em massa”.

Saito acrescentou ainda que ambos os programas, de competição e comercial, estão a correr em paralelo, mas cruzando de forma próxima os conhecimentos adquiridos. “O objetivo é o de comercializar (a tecnologia de combustão de hidrogénio) e estamos a fazer progressos sólidos nessa direção”.

Evolução palpável

Foi há um ano que tomámos conhecimento do programa da Toyota em usar hidrogénio como combustível em motores de combustão interna e, à margem da prova 24 Horas de Fuji 2022, a marca japonesa deu a conhecer os progressos que tem feito.

Toyota Corolla #32
Corolla a hidrogénio em ação nas 24 Horas de Fuji, que aconteceram no passado fim de semana.

Resumidamente, o Corolla n.º 32 de competição em um ano viu a sua autonomia aumentar aproximadamente 20%, enquanto a potência e o binário do seu 1.6 turbo de três cilindros subiu, aproximadamente e respetivamente, 20% a 30%.

Por outro lado, o tempo perdido por abastecimento foi reduzido de quase cinco minutos para um minuto e meio.

Hidrogénio líquido em vez de gasoso

Os novos desenvolvimentos não se ficam por aqui com a Toyota a mostrar pela primeira vez que também está a «perseguir» a tecnologia de hidrogénio líquido ao invés de gasoso, o que pode atenuar grandemente o problema do volume ocupado pelos tanques de hidrogénio.

Até agora só vimos hidrogénio líquido ser usado em foguetes espaciais, mas a Toyota espera ter um Corolla H2 a correr com hidrogénio líquido ainda este ano.

Toyota Corolla H2
Por agora, a Toyota apenas mostrou o Corolla com motor a hidrogénio que usa hidrogénio líquido e como poderá ser uma posto de reabastecimento móvel de hidrogénio líquido.

As vantagens são claras, pois o hidrogénio líquido tem uma densidade energética superior à do hidrogénio gasoso, tendo o potencial de duplicar a autonomia do Corolla de competição, aproximando-se bastante da de um carro equivalente a gasolina.

Antes das 24 Horas de Fuji, foi feita uma conferência de imprensa, que contou com a presença do próprio Akio Toyoda, presidente da Toyota, onde podemos ver os progressos feitos no último ano e também os novos desenvolvimentos (dobrada em inglês):

Neutralidade carbónica

São vários os construtores japoneses que estão a promover tecnologias alternativas para alcançar a neutralidade carbónica e não ficar dependente apenas da tecnologia elétrica. E estão a colocá-las à prova no mais duro dos palcos de teste: os circuitos de competição.

VEJAM TAMBÉM: Motor de combustão a hidrogénio. Os japoneses não desistem

Além dos esforços da Toyota no uso de hidrogénio como combustível nos motores de combustão interna — como o Corolla Cross H2 Concept revelado —, a marca japonesa e a Subaru estão a correr um GR86 e um BRZ com combustíveis neutros em carbono.

Toyota GR86
GR86 com combustível neutro em carbono em ação nas 24 Horas de Fuji.

A Mazda, por outro lado, está a correr com um Mazda2 equipado com motor Diesel, que usa como combustível biodiesel de nova geração.

Fonte: Automotive News