Notícias Zenvo Aurora. Hiperdesportivo V12 híbrido é mais caro que um Bugatti Chiron

Apresentação

Zenvo Aurora. Hiperdesportivo V12 híbrido é mais caro que um Bugatti Chiron

Os dinamarqueses da Zenvo já confirmaram que só vão construir 100 exemplares do Aurora, que terá duas versões distintas: Tur e Agil.

Zenvo Aurora Agil perfil
© Zenvo

A Zenvo acaba de apresentar o Aurora, um hiperdesportivo híbrido com 1850 cv de potência que anuncia uma velocidade máxima de 451 km/h.

Depois do ST1 (2009-2016) e do TS1 (2016-2019), o Aurora é o terceiro modelo da construtora dinamarquesa, que o vai mostrar pela primeira vez ao público durante a Monterey Car Week, na Califórnia (EUA).

Zenvo Aurora Agil traseira
© Zenvo Versão Agil do Zenvo Aurora conta com um pacote aerodinâmico mais agressivo

O segredo está no motor V12

O novo Aurora apresenta-se, desde já, em duas versões distintas: a Tur, mais focada numa utilização em estrada, e a Agil, exclusiva para circuito.

Comum às duas versões do Zenvo Aurora é o motor V12 de 6,6 l e quatro turbos desenvolvido pela Mahle Powertrain. Por si só produz 1250 cv e chega às 9800 rpm.

No caso do Zenvo Aurora Agil, ao 12 cilindros é adicionado um único motor elétrico (para não comprometer o peso do conjunto), que eleva a potência total para os 1450 cv e o binário máximo combinado para os 1400 Nm.

Nesta configuração precisa de 2,5s para cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h e demora 4,6s a alcançar os 200 km/h. A velocidade máxima está fixada nos 365 km/h.

Versão mais potente tem 1850 cv

O Aurora Tur acrescenta dois motores elétricos, montados na dianteira, à mecânica do Aurora Agil (motor V12 + motor elétrico traseiro).

O que lhe permite contar com tração integral, com a potência máxima combinada a ascender aos 1850 cv e o binário máximo combinado a subir até aos 1700 Nm.

Graças a estes números, o Aurora Tur reivindica uma velocidade máxima de 451 km/h e anuncia o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,3s.

Em qualquer um dos casos a mecânica é sempre gerida por uma caixa automática de sete velocidades, que foi afinada de maneira a oferecer a maior sensação mecânica possível. Porém, as relações e os mapeamentos são distintos em cada uma destas variantes.

A NÃO PERDER: Aston Martin em modo «bruto». Valour combina V12 com caixa manual

Quanto à bateria destes dois modelos, a Zenvo não divulgou qualquer detalhe. Confirmou, contudo, que o Aurora Agil pesa menos de 1300 kg (a seco) e é capaz de gerar 880 kg de downforce a 250 km/h; o Aurora Tur pesa aproximadamente 1450 kg (a seco), por culpa dos dois motores elétricos adicionais.

Valores que impressionam, com o Aurora Tur a pesar apenas mais 55 kg que um McLaren Artura e este conta «apenas» com um V6 e um motor elétrico.

Monocoque em fibra de carbono

O Aurora assenta na nova monocoque modular em fibra de carbono da Zenvo, denominado ZM1. De acordo com a construtora dinamarquesa foi desenhado de maneira a oferecer o mesmo nível de segurança estrutural de um Fórmula 1, apesar de pesar apenas 120 kg.

Zenvo Aurora Agil bancos
© Zenvo

A somar a isso, a marca optou por deixar «às claras» cerca de 70% do monocoque, incluíndo partes do subchassis dianteiro e traseiro. E o diretor de design da Zenvo explica o motivo:

“O chassi e os componentes do Aurora são obras de arte, e tomámos uma decisão bem clara de que não queríamos esconder esses detalhes sob um design monolítico. É como um relógio complexo ou a arquitetura de uma moto, onde o funcionamento interno é a parte fascinante, e queríamos mostrar o máximo possível do chassis, do motor e da suspensão”, afirmou Christian Brandt, diretor de design da Zenvo.

Quanto vai custar?

A produção do Zenvo Aurora arranca em 2025 e está limitada a apenas 100 exemplares, 50 de cada uma das variantes Tur e Agil.

Quanto ao preço, apesar da marca não o ter divulgado no comunicado oficial deste modelo, também já é conhecido.

Em declarações aos britânicos da Autocar, o presidente e diretor comercial da Zenvo, Jens Sverdrup, confirmou que o preço base de cada exemplar será 3,6 milhões de euros — antes de impostos e personalização. É mais do que a Bugatti pede por um Chiron.