Notícias Não é vandalismo, é arte. Este Bugatti Chiron tem pintura única

Apresentação

Não é vandalismo, é arte. Este Bugatti Chiron tem pintura única

Quando pensamos que a Bugatti já não nos consegue surpreender, surgem projetos como o Chiron Super Sport "Golden Era" a provar o contrário.

O Chiron está a entrar na fase final da sua carreira, mas mesmo assim, a Bugatti ainda arranja forma de nos surpreender, com versões «ultra exclusivas» do seu hiperdesportivo. Este Bugatti Chiron Super Sport “Golden Era” é um exemplo perfeito disso.

Achim Anscheidt, antigo diretor de design da marca de Molsheim, foi o responsável por este projeto (e por contar esta história), e não é segredo para ninguém que este foi, provavelmente, o trabalho de personalização mais exigente em que ele e a sua equipa alguma vez trabalharam.

Tudo começou com a interpretação de um sonho de mais um cliente da Bugatti, que quis usar o Chiron Super Sport como ponto de partida por acreditar que este modelo e o seu poderoso motor W16 representam um momento único no mundo automóvel.

A vontade de criar algo verdadeiramente especial, de forma a celebrar este “momento único”, fez com que a equipa de Anscheidt fosse pesquisar outros “momentos únicos” do passado da marca. Ou seja, aqueles que deram origem aos ícones que acabaram por definir a Bugatti tal como a conhecemos.

Foram consideradas as eras de Ettore Bugatti, Jean Bugatti e Roland Bugatti, mas também a reincarnação mais moderna deste construtor, iniciada no final dos anos 80, sob a batuta de Romano Artioli. No final, foram 45 os esboços encontrados para representar esta ideia.

Numa das muitas reuniões com o cliente, talvez uma das mais importantes, foi proposto que estes 45 esboços fossem desenhados à mão diretamente no carro. Uma ideia inovadora e arrojada, mas que apaixonou de imediato o proprietário deste Bugatti Chiron. Em conjunto, formam uma única era dourada da Bugatti. Ou melhor, uma “Golden Era”.

Bugatti Chiron como tela para uma obra de arte

Para começar, a carroçaria do Bugatti Chiron Super Sport recebeu uma pintura personalizada em gradiente, variando entre o “Nocturne Black” na parte da frente e o “Doré”, ou dourado, na parte de trás. Depois disso, foi necessário desenhar sobre o próprio carro.

“Ficou claro desde o início que só se conseguiria um acabamento autêntico nestes esboços se fossem utilizados os mesmos lápis que usamos para desenhar no papel (…) tivemos de encontrar um processo que nos permitisse utilizar lápis e fazer todos os esboços à mão, diretamente na pintura”.

Achim Anscheidt, antigo diretor de design da Bugatti

Desenhar à mão numa pintura de um Bugatti Chiron avaliado em milhões nunca seria uma tarefa simples, mesmo para os designers com mais experiência. Mas depois de alguns testes iniciais, foi encontrada uma solução e concluída a ideia, num processo que demorou mais de 400 horas.

Momentos únicos e ícones da Bugatti

Do lado do passageiro do Chiron foram desenhados 26 esboços que representam a era mais clássica da Bugatti. Marcam presença ícones como o Type 41 Royale, apontado como o automóvel mais luxuoso no seu lançamento, em 1926, ou o Type 57 SC Atlantic, considerado por muitos como um dos automóveis mais belos de todos os tempos.

No lado oposto da carroçaria, está a era da «nova» Bugatti, iniciada em 1987. Por isso, não podia faltar o EB110, seguido do Veyron e claro, do Chiron. Em lugar de destaque está uma representação dos 3712 componentes que formam o motor W16.

Algumas destas ideias são também refletidas a bordo, especialmente nos painéis das portas, em que a os esboços foram desenhados diretamente no couro do forro. De um lado, o EB110, o Veyron e o Chiron, do outro, o Type 35, o Type 57 SC Atlantic e o Type 41 Royale.

Além disso, em diversas zonas do habitáculo estão também detalhes personalizados onde se pode ler “Golden Era” ou “One-of-One”, escrito à mão, claro, confirmando que se trata de um exemplar único no mundo.

Tal como referido pela marca, este Chiron Super Sport é uma homenagem intemporal e incomparável aos momentos que definiram cada era na história da Bugatti. Mais do que um one-off, este Chiron “Golden Era” eleva a arte da personalização para novos patamares, com o nível de detalhe e atenção que sempre caracteriza as obras de arte criadas em Molsheim.

A entrega oficial do Bugatti Chiron Super Sport “Golden Era” ao seu proprietário será feita nos Estados Unidos da América, durante a Monterey Car Week.