Notícias Ronin. Mais de 1000 cv e quase 1000 km para o super-GT da Fisker

Apresentação

Ronin. Mais de 1000 cv e quase 1000 km para o super-GT da Fisker

O novo Fisker Ronin tem características camaleónicas: um super-GT que é uma berlina de quatro portas e cinco lugares e também um descapotável

Fisker Ronin frente 3/4
© Fisker

O acessível PEAR pode ter concentrado a maioria das atenções durante o Product Vision Day (3 de agosto) da Fisker, mas não faltam atributos ao Ronin para captar a nossa atenção.

Afinal, trata-se de um descapotável elétrico com quatro portas e cinco lugares — quando foi a última vez que se viu algo assim?

© Fisker Elétrico, descapotável, quatro portas e cinco lugares. Inédito?

Como se não bastasse, a Fisker promete números muito sumarentos para aquele que será o seu modelo halo, sendo-lhe atribuído o epíteto de super-GT. Henrik Fisker, fundador e diretor executivo, vai mais longe e define-o mesmo como “o derradeiro grand tourer de longa distância”.

“O nosso objetivo era o de criar um grand tourer clássico, mas atualizado para o séc. XXI e construído para os clientes que querem ir de Los Angeles ao Napa Valley com uma carga só, ou fazer a autobahn a velocidades elevadas sem preocupações com a capacidade da bateria”.

Henrik Fisker, fundador diretor executivo da FIsker Inc.

Os números (possíveis) do Fisker Ronin

Ainda não há especificações definitivas, mas para ir de encontro aos objetivos ambiciosos traçados por Henrik Fisker, teria de ter números a condizer.

© Fisker

Salta de imediato à vista os quase 1000 km de autonomia declarados (600 milhas ou 965 km) e, apesar da Fisker nada dizer sobre a capacidade da bateria, sabemos que esta será integrada na estrutura em alumínio do tipo space frame.

Para fazer jus ao título de “super-GT”, promete mais de 1000 cv de potência e uma aceleração de cerca dois segundos das zero às 60 mph (96 km/h). Já a velocidade máxima deste descapotável elétrico deverá fixar-se nos 275 km/h.

Homenagem
A escolha do nome Ronin é uma homenagem ao filme homónimo (1998) de John Frankenheimer, que se destacou pelas suas cenas de perseguições automóveis.

Descapotável ou berlina? Porque não os dois

Se os números já «enchem o olho», a opção da Fisker por dar ao Ronin uma carroçaria descapotável com quatro portas e cinco lugares é deveras intrigante. Henrik Fisker queria «fugir» dos SUV de luxo e alta performance que todos os outros estão a fazer.

O Ronin, provavelmente, não conseguirá competir diretamente com esses mega-SUV em matéria de espaço e versatilidade, mas a Fisker contrapõe com o facto do Ronin ser um elétrico, pelo que promete surpreender a esse nível.

© Fisker Com a capota colocada passa como berlina?

No entanto, sendo um descapotável, vai ter de reservar sempre algum espaço para guardar a capota. Esta não será de lona, mas sim em fibra de carbono. Quando fechada, diz a Fisker que este descapotável funcionará perfeitamente como uma berlina desportiva.

Quando chega e quanto custa?

A Fisker promete ainda que o Ronin será o supercarro mais sustentável do mundo, em grande parte devido aos materiais inovadores (reciclados e sustentáveis) previstos para o interior.

Do interior ainda não temos imagens, mas sabemos que contará com um ecrã de 17,1″ e um painel de instrumentos em frente ao condutor.

Se, por um lado, a Fisker quer produzir um milhão de PEAR por ano, no caso do Ronin, será limitado a apenas 999 unidades. O preço começa nos 385 mil dólares (aprox. 352 mil euros) e as entregas estão previstas começar no segundo semestre de 2025.

As reservas, no entanto, já abriram: 2000 dólares (1827 euros) para a primeira reserva e 1000 dólares reembolsáveis (913 euros) para a segunda.