Notícias Aston Martin em modo «bruto». Valour combina V12 com caixa manual

Apresentação

Aston Martin em modo «bruto». Valour combina V12 com caixa manual

Com um visual «zangado» e muito poderoso, o Aston Martin Valour inclui um motor V12 e caixa manual, homenageando os 110 anos da marca.

Aston Martin Valour frente
© Aston Martin

O Aston Martin Valour é o mais recente dos modelos desta icónica marca britânica. Mas este, é uma edição especial, criada para os clientes mais apaixonados pela condução.

A história do Valour, podemos dizer que começou há cerca de três anos, com a revelação do impressionante Aston Martin Victor, o modelo mais potente de sempre da marca, com 848 cv.

Feito apenas num exemplar só a pedido de um cliente, foi desenvolvido pelo Q, o departamento de projetos especiais da Aston Martin.

Foi precisamente ao Victor que a marca mais se inspirou para criar este Aston Martin Valour. Mas em vez de ser um one-off, vão ser produzidas 110 unidades, tantas quanto os aniversários da Aston Martin.

O seu visual mais agressivo é também herdado do Aston Martin V8 Vantage de competição, conhecido como o “Muncher”, que participou nas 24 Horas de Le Mans em 1980.

Combinação de sonho: V12 e caixa manual

Talvez o maior destaque do novo Aston Martin Valour seja a sua cadeia cinemática, ao combinar um nobre V12 com uma caixa de manual de seis relações, desenvolvida especificamente para este coupé.

Aston Martin Valour pedais e comando da caixa
© Aston Martin Visão rara

O V12, ao contrário do que acontece com o singular Victor, é sobrealimentado (biturbo) ao invés de naturalmente aspirado. Trata-se do conhecido 5.2 V12 biturbo, o mesmo do DBS, com uma potência máxima de 715 cv.

A tração é feita exclusivamente nas rodas do eixo posterior, com ajuda de um diferencial autoblocante mecânico e, novamente, uma caixa de velocidades manual de seis relações.

Chassis à altura

A Aston Martin fala num «esqueleto» único para o Valour — suspeita-se, contudo, que o ponto de partida tenha sido o do V12 Vantage. A construtora britânica refere reforços estruturais que garantem uma maior rigidez torsional e de uma atenção especial na escolha de componentes, para manter o peso controlado.

Aston Martin Valour traseira
© Aston Martin

Para garantir uma experiência de condução única, o chassis do Aston Martin Valour integra vários componentes afinados especialmente para si. Entre eles, encontramos uma suspensão com novos amortecedores adaptativos e ainda novas molas e barras estabilizadoras.

Temos ainda um sistema de travagem com discos carbo-cerâmicos, escondidos atrás de jantes de 21″ e um conjunto de Michelin Pilot Sport S 5, específicos para o Aston Martin Valour.

aston Martin valour de frente
© Aston Martin

Especial também por dentro

No espaço reservado para o condutor, os destaques só podiam ser o pedal da embraiagem e o comando da caixa de seis velocidades manual.

Este último pode ter um acabamento em alumínio, titânio, fibra de carbono ou madeira. E para reforçar a sua presença, a Aston Martin encontrou uma forma de deixar o mecanismo do comando exposto.

A escolha de materiais no interior varia entre os mais modernos, como a fibra de carbono que encontramos em diversos componentes e o tradicional «tweed» de lã.

Este último foi inspirado nos revestimentos que faziam parte dos assentos do Aston Martin DBR1, que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959.

Não é único, mas é muito limitado

Tal como já referimos, a produção do Aston Martin Valour será limitada a apenas 110 unidades. Serão produzidas nas instalações da marca em Gaydon, no Reino Unido, a partir do terceiro trimestre deste ano.

As primeiras entregas a clientes estão previstas ainda antes de comemorarmos a entrada em 2024.

O Aston Martin Valour, segundo a marca, representa uma das melhores interpretações da sua história e dos seus modelos de motor dianteiro.

Será certamente uma peça de coleção, mas que a Aston Martin deseja que seja conduzido e não apreciado apenas no interior de uma garagem.

Apesar disso, e a avaliar por lançamentos anteriores, não será difícil imaginar que já não estejam disponíveis muitas unidades disponíveis para encomenda.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o protótipo GT by Citroën, que fez parte do jogo Gran Turismo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. GT by Citroën, um superdesportivo (quase só) virtual