Notícias Nunca se viu um Volvo assim. Que segredos esconde o EM90?

Apresentação

Nunca se viu um Volvo assim. Que segredos esconde o EM90?

O novo EM90 é o primeiro monovolume da Volvo e vai ser vendido exclusivamente na China, pelo menos para já.

Volvo EM90
© Volvo

Já o tínhamos visto numa fuga de imagens no website do Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação da China (MIIT), mas só agora o conhecemos de forma oficial: eis o novo Volvo EM90.

Trata-se do primeiro monovolume da construtora sueca, que com ele quer «atacar» um segmento que parece estar a renascer no mercado chinês, sobretudo nos modelos de luxo. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2023 foram vendidos na China quase 500 000 monovolumes.

É precisamente essa onda que a Volvo quer «surfar» com o novo EM90, um modelo 100% elétrico que foi pensado especificamente para aquele mercado asiático.

Porém, não está completamente descartada a possibilidade deste modelo vir a ser vendido noutras latitudes, à imagem do que vai acontecer com o Lexus LM, que até vai chegar ao mercado português.

A NÃO PERDER: A beleza está no interior. Lexus LM vai ser vendido em Portugal

Não há Volvo mais comprido

Além de ser o primeiro monovolume da Volvo, o EM90 passa diretamente a ser o modelo mais comprido do construtor sueco, ultrapassando mesmo a barreira dos 5 metros de comprimento (5,21 m, mais concretamente).

A somar a isso, o EM90 apresenta uma largura de 2,02 m e uma altura de 1,87 m, além de contar com uma distância entre-eixos de 3,21 m, o que ajuda a explicar o espaço disponível no interior. Mas sobre isso já falamos mais abaixo.

Quanto à plataforma, é exatamente a mesma que serve de base ao Zeekr 009, que pode ser visto como uma espécie de parente chinês deste Volvo EM90, uma relação que se explica pelo facto da Volvo e da Zeekr estarem ambas sob a alçada da Geely, liderada por Li Shufu.

LEIAM TAMBÉM: Li Shufu, o chinês «dono disto tudo»

Ainda assim, o EM90 tem um aspeto mais convencional do que o seu primo chinês, adotando a assinatura luminosa típica da construtora nórdica, denominada «Martelo de Thor».

Do ponto de vista estético, além do formato quadrado, que a Volvo faz questão de ligar ao passado, mais concretamente ao Volvo Duett, um modelo produzido entre 1953 e 1969, destaca-se ainda a grelha dianteira, que é fechada e iluminada.

Volvo EM90 grelha dianteira
© Volvo

De perfil, o que mais salta à vista são as jantes, que podem ter 19” ou 20”, e as portas de correr traseiras de grandes dimensões, que permitem entrar e sair do habitáculo sem qualquer dificuldade.

Sala de estar de luxo

Se o exterior não deixa ninguém indiferente, nomeadamente pelas dimensões, é o interior que mais impressiona. Isto porque o Volvo EM90 oferece espaço para seis ocupantes, divididos por três filas de bancos (2+2+2), que podem viajar no maior dos confortos.

Mesmo assim, é na segunda fila que toda a magia acontece, uma vez que é lá que temos direito a duas verdadeiras poltronas, quase ao nível de uma primeira classe de avião. Estes bancos são ventilados, aquecidos e reclináveis (de forma elétrica), ao mesmo tempo que contam com uma pequena mesa embutida.

A somar a isso, existe um ecrã com 15,6” que desde do tejadilho e que pode servir de terminal de entretenimento ou de um portal para videochamadas profissionais: suporta várias aplicações móveis e permite projeção de conteúdos a partir do smartphone.

Já na dianteira temos direito a outro ecrã (com 15,4”), este para o sistema de infoentretenimento, que faz equipa com um painel de instrumentos 100% digital, que surge montado atrás do volante.

O interior deste EM90 só fica completo com o sistema de som de alta resolução com 21 altifalantes da Bowers & Wilkins, que de acordo com a Volvo é capaz de transformar este monovolume “numa sala de concertos privada em movimento”.

Uma bateria descomunal

O novo Volvo EM90 só está disponível com uma motorização, que junta um motor elétrico (montado na traseira) com 200 kW (272 cv) de potência a uma bateria com 116 kWh de capacidade, fornecida pela CATL.

Graças a isto, e apesar de pesar cerca de 2763 kg, o Volvo EM90 é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,3s, ao mesmo tempo que é capaz de percorrer, segundo a marca sueca, 738 quilómetros com uma só carga.

Porém, este é o número de homologação de acordo com o ciclo de autonomia chinês, denominado CLTC, que é bem mais generoso do que o ciclo europeu WLTP. Por norma, o ciclo CLTC é entre 10% e 20% superior ao WLTP, pelo que podemos esperar uma autonomia (WLTP) em torno dos 600 quilómetros.

Volvo EM90 traseira
© Volvo

Versão com mais de 500 cv a caminho?

Importa recordar que o Zeekr 009 também está disponível com uma versão com 535 cv de potência, o suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5s.

Por isso mesmo, não será surpresa para ninguém se o EM90 da Volvo também se apresentar, dentro de alguns meses, com uma variante com mais de 500 cv de potência e tração integral.