Notícias Lembram-se dos «tijolos» suecos? Há um novo, chama-se Volvo EM90

Antevisão

Lembram-se dos «tijolos» suecos? Há um novo, chama-se Volvo EM90

O novo Volvo EM90 será o primeiro monovolume na história da marca sueca. Uma decisão motivada pela elevada procura no mercado chinês.

Nos anos 80 e 90 — entre outros motivos… — os modelos da Volvo eram conhecidos pelo seu design «quadrado». Um estilo que valeu a alguns modelos da marca a alcunha de tijolos. Até havia um que voava baixinho e ganhou tudo o que havia para ganhar.

Tendo por base as primeiras imagens do futuro Volvo EM90, a tradição dos «tijolos» pode estar de regresso. Não estamos a falar da mesma «espécie» de tijolo: uma carrinha ou uma berlina. Será um monovolume 100% elétrico.

As imagens revelam muito pouco, mas já é possível antecipar as formas quadradas daquele que será o primeiro monovolume da marca sueca.

Volvo EM90
Será o primeiro monovolume da Volvo e será 100% elétrico.

Plataforma SEA da Geely

Tal como o Volvo EX30 — cuja carreira comercial está a arrancar com um volume de pré-encomendas recorde na marca — também este Volvo EM90 deverá recorrer a uma plataforma da Geely.

Caso esta informação venha a confirmar-se, vamos encontrar neste Volvo EM90 as mesmas solução do Zeekr 009. Ou seja, será um modelo 100% elétrico com base na plataforma SEA.

Zeekr 009
Este é o Zeekr 009, o modelo que deverá estar na base do Volvo EM90.

Dito isto, os números deste monovolume sueco deverão ser XXL. Em termos de baterias deveremos contar com a Qilin CATL de 140kWh de capacidade, com uma química de lítio-níquel-manganês-cobalto.

Quanto à potência, será seguramente o «tijolo sueco» mais rápido de sempre: a potência pode ascender aos 535 cv, fruto da adopção de dois motores elétricos. A aceleração dos 0-100 km/h poderá demorar menos de 5 segundos.

Uma casa sobre rodas

Uma das maiores vantagens dos monovolumes (MPV) — se não mesmo a única vantagem — é o fantástico aproveitamento do espaço. Pois bem, o Volvo EM90 será um modelo cujo espaço estará em primeiro lugar.

Ainda não há detalhes relativos ao número de lugares disponíveis no interior, mas as configurações deverão variar entre os 6 e os 8 lugares, dependendo da versão escolhida.

A febre dos MPV voltou?

Nos anos 90 os monovolumes (MPV) era um dos segmentos que mais crescia na Europa. Porém, o surgimento dos SUV «matou» este segmento. Foi a vitória da forma sobre a função. Apesar de menos práticos e espaçosos, os SUV eram mais apelativos que os MPV.

Mas agora parece que os MPV estão de volta. Nem a Lexus, conhecida pela elegância e extravagância do seu design, resistiu a produzir um MPV que também vai chegar a Portugal. Querem mais exemplos? Olhem para este Hyundai Staria.

Quem está a alimentar este regresso dos MPV em força é o mercado chinês, que tem um apetite voraz por estas carroçarias embrulhadas em estilo e muito luxo no interior.

Portugal na mira do Volvo EM90?

Ainda é prematuro anunciar a chegada do Volvo EM90 ao mercado europeu. O foco, como já percebemos, estará no mercado chinês.

As encomendas para a China vão abrir no dia 12 de novembro, altura em que este modelo será revelado. Quanto ao resto do mundo, é isso mesmo: vai ter de esperar.