Notícias Revelado antes do tempo. O que esconde o primeiro monovolume da Volvo?

Fuga de imagens

Revelado antes do tempo. O que esconde o primeiro monovolume da Volvo?

O Volvo EM90 só será apresentado no dia 12 de novembro, mas uma fuga de imagens já nos mostra como será o primeiro monovolume da marca sueca.

Volvo EM90
© MIIT

O Volvo EM90 só vai ser apresentado no próximo dia 12 de novembro, mas uma fuga de imagens acabou com toda e qualquer surpresa que a marca sueca estava a preparar.

Isto porque no website do Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação da China (MIIT, sigla em inglês), surgiram imagens que já mostram o exterior do Volvo EM90.

Recorde-se que todos os novos modelos vendidos na China passam por um processo de homologação do MIIT, que em muitos casos — tal como aconteceu com o Volvo EM90 — publica no seu website imagens dos modelos antes mesmo de eles serem lançados no mercado.

A NÃO PERDER: Casamento e mais um filho. Renault e Volvo juntas em novo projeto

Foi precisamente isso que aconteceu com o EM90, que passa diretamente a ser o primeiro monovolume do construtor sueco.

Tal como já tínhamos antecipado, este monovolume 100% elétrico terá uma relação estreita com o Zeekr 009, pelo menos do ponto de vista estético: elementos como os pilares dianteiros, centrais e traseiros parecem iguais, tal como o formato das cavas das rodas.

Volvo EM90 traseira
© MIIT

Porém, e como seria de esperar, a assinatura luminosa é completamente distinta, por forma a aproximar este EM90 dos restantes modelos da gama Volvo. A grelha dianteira também é totalmente nova e ao contrário do que acontece no Zeekr 009, surge pintada na mesma cor da carroçaria.

Mais de 5 metros de comprimento

Além das imagens do exterior que ilustram este artigo, o MIIT também já divulgou alguns dados técnicos do primeiro monovolume da Volvo, a começar logo pelas dimensões: 5206 mm de comprimento, 2024 mm de largura e 1859 mm de altura.

Quanto à distância entre eixos, está fixada nos 3205 mm, exatamente o mesmo valor anunciado pelo Zeekr 009, o que só confirma a proximidade técnica entre estes dois modelos.

LEIAM TAMBÉM: Agora é mesmo a sério. Volvo diz adeus aos motores Diesel

Ainda não há detalhes relativos ao número de lugares disponíveis no interior, mas as configurações deverão variar entre os 6 e os 8 lugares, dependendo da versão escolhida.

Mas uma coisa está garantida: o Volvo EM90 será uma autêntica casa sobre rodas, com espaço para tudo e todos e com acabamentos de luxo. Um pouco à imagem do que vimos recentemente no Hyundai Staria ou no Lexus LM.

Versões com mais de 500 cv?

Quanto à mecânica que estará na base do Volvo EM90, sabemos que será 100% elétrica, sendo que o MIIT faz referência a apenas uma variante, com um motor de 200 kW (272 cv) montado na traseira.

Porém, importa lembrar que o Zeekr 009 também está disponível com uma versão com dois motores elétricos (um por eixo) e com 535 cv de potência, o suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos. Por isso mesmo, não será surpresa para ninguém se o EM90 da Volvo também se apresentar com uma variante com mais de 500 cv de potência.

Zeekr 009
Este é o Zeekr 009, o modelo que deverá estar na base do Volvo EM90.

A bateria também terá números XXL, apesar de nada ser mencionado nos documentos do MIIT. Contudo, recorrendo novamente ao 009 da Zeekr, podemos esperar dois packs de bateria fornecidos pela CATL: um de 116 kWh e outro de 140 kWh, sendo que este último deverá anunciar mais de 822 quilómetros de acordo com o ciclo chinês CLTC.

Fonte: MIIT