Notícias A beleza está no interior. Lexus LM vai ser vendido em Portugal

Salão de Xangai 2023

A beleza está no interior. Lexus LM vai ser vendido em Portugal

O novo Lexus LM é uma aposta invulgar da marca japonesa: um MPV enorme onde o conforto e o luxo são a nota dominante. E vem para Portugal.

Lexus LM frente 3/4
© Lexus

Sim, nós sabemos. Supostamente os monovolumes estão mortos e os SUV são os «reis e senhores» do mercado automóvel. No entanto a Lexus, a marca de luxo da Toyota, não está tão convencida disso.

Numa decisão, no mínimo, surpreendente, a marca japonesa decidiu trazer para o mercado europeu a nova geração do Lexus LM, um monovolume pensado (especialmente) para a China.

A Razão Automóvel sabe que este modelo que até agora era vendido apenas nos mercados asiáticos, chegará à Europa ainda este ano. Portugal está nos planos de comercialização da marca, ao contrário do que sucede, por exemplo, com o Hyundai Staria, que está disponível em vários mercados europeus menos em Portugal.

Lexus LM ou Lexus XXL?

Com 5,13 m de comprimento e 1,95 m de altura, a Lexus LM destaca-se pelo seu design claramente asiático, caracterizado pelas inúmeras superfícies cromadas e pela imponente grelha dianteira de enormes dimensões.

lexus LM traseira
© Lexus Parece que tudo neste Lexus LM tem dimensões XXL. Vamos esperar para ver qual será a aceitação do mercado às dimensões e linhas deste monovolume.

Apesar de tudo, a marca japonesa tentou suavizar a superfície lateral, redesenhando os pilares para conferir a este monovolume um aspeto mais dinâmico. Conseguiu? Pouco importa. Como diz o povo “a verdadeira beleza está no interior”.

Interior digno de hotel de luxo

O Lexus LM estará disponível em duas versões distintas, com sete lugares (nas versões de entrada) e quatro lugares (nas versões topo de gama). E é precisamente no interior que encontramos os maiores motivos de interesse deste modelo, principalmente nas versões de quatro lugares.

Interior Lexus LM com configuração 6 lugares.
© Lexus 2022.11.18

Porque é nas versões de quatro lugares que encontramos a derradeira expressão de luxo deste MPV japonês. Há de tudo, como num hotel de luxo:

Pessoa sentada na poltrona traseira do Lexus LM
© Lexus

Como «tudo», leia-se, enormes assentos elétricos equipados com apoio de pés extensível, aquecimento, ventilação e massagem.

Na consola central é possível controlar todas as funções de conforto e entretenimento, bem como o sistema de ar condicionado dedicado aos lugares traseiros.

Interior da versão de 4 lugares, com suporte para guarda-chuva
© Lexus A separação dos passageiros e do motorista é garantida por uma divisória. Lugar para pousar o guarda-chuva? Claro, não podia faltar.

Melhor que um hotel de luxo

Este Lexus LM é, talvez, melhor que um hotel de luxo. Afinal de contas, quantos hotéis de luxo é que conhecem com sistema de cancelamento de ruído e quatro rodas? Pois.

Além disso, temos ainda um ecrã de alta resolução com 48″ de tamanho.

interior Lexus LM que dá para ver ecrã de 48"
© Lexus É, muito provavelmente o maior ecrã alguma vez instalado num automóvel de série.

Este ecrã — que mais parece um televisor de uma sala — permite ainda projetar o conteúdo do smartphone ou conectar dispositivos via HDMI.

Na versão de sete lugares, com configuração 2+2+3, a segunda fila de bancos dispõe de um ecrã dedicado de 14″ e controlo de temperatura independente.

Teto do Lexus LM com áreas vidradas
© Lexus

O sistema de som Mark Levinson de alta fidelidade, com 23 colunas de som, completa a experiência imersiva para uma viagem no máximo conforto.

Motor híbrido de última geração

A versão europeia do Lexus LM será full hybrid e deverá chamar-se 350h. Recorre a motor térmico com 2.5 l de capacidade (ciclo Atkinson) e potência combinada de 250 cv, juntamente com um sistema de tração integral E-Four.

Embora a Lexus ainda não tenha divulgado dados de desempenho ou consumo, espera-se que este modelo não tenha qualquer tipo de dificuldade, independentemente do trajeto.

Quando chega?

A Lexus LM estará disponível no mercado português a partir do outono de 2023, com preços ainda por anunciar. Resta saber se a Hyundai Portugal terá a mesma coragem e vai disponibilizar em Portugal o monovolume Staria.