Notícias Novo MINI Countryman JCW cresceu mas está menos potente e mais lento

Apresentação

Novo MINI Countryman JCW cresceu mas está menos potente e mais lento

A MINI acaba de apresentar a nova geração do Countryman JCW, que cresceu em tamanho mas perdeu em potência.

Depois de ter mostrado as primeiras imagens há umas semanas, na sua conta oficial de Instagram, a MINI acaba de revelar oficialmente ao mundo o novo Countryman John Cooper Works (JCW).

Trata-se da versão mais potente e desportiva da gama do novo MINI Countryman, que acaba por contrariar a aposta na eletrificação que a marca britânica fez nas variantes mais convencionais da nova geração do modelo.

Isto porque ao contrário do que se chegou a pensar, o novo MINI Countryman JCW não conta com qualquer tipo de eletrificação: recorre ao mesmo motor turboalimentado a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros que encontramos no BMW X1 M35i xDrive, que entrega 300 cv de potência e 400 Nm de binário máximo.

Graças a estes números, que são geridos por uma caixa automática (as caixas manuais foram extintas de toda a gama MINI) de oito velocidades e enviados às quatro rodas através do sistema ALL4 da MINI, o novo Countryman JCW é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,4s e de atingir os 250 km/h de velocidade máxima.

Countryman JCW farolins traseiros
© MINI A assinatura John Cooper Works na traseira não deixa dúvidas de que esta é a versão mais desportiva da gama Countryman

Por comparação com a geração anterior, o novo Countryman JCW perdeu 6 cv de potência e 50 Nm de binário, o que se traduz numa aceleração dos 0 aos 100 km/h ligeiramente mais lenta: 5,4s contra 5,1s.

Esta diferença nas performances explica-se, naturalmente, pela descida na potência e no binário, mas também pela diferença de peso. Isto porque o novo MINI Countryman JCW é cerca de 60 kg mais pesado do que o anterior, porque é significativamente maior.

Countryman JCW traseira
© MINI

Para se ter uma ideia, o novo MINI Countryman JCW é 14,8 cm mais comprido, 2,1 cm mais largo e 8,8 cm mais alto do que antes. A distância entre-eixos cresceu 2,2 cm.

O que muda no MINI Countryman JCW?

Tal como sempre acontece, a versão JCW do MINI Countryman destaca-se por contar com uma estética mais desportiva, marcada por para-choques mais agressivos, por uma nova grelha dianteira com acabamento em preto (o padrão parece lembrar o de uma bandeira de xadrez) e por várias inserções em vermelho.

A juntar a isso, o MINI Countryman JCW conta com um spoiler traseiro mais pronunciado, quatro saídas de escape, jantes de desenho exclusivo com 19” e 20” e pinças de travão em vermelho.

A imagem exterior só fica completa com a assinatura específica dos faróis LED, que a MINI denomina de JCW Signature Mode.

Interior minimalista

O interior mantém o desenho minimalista das restantes versões do Contryman, ainda que conte com alguns elementos específicos, a começar logo no tabliê, marcado por um acabamento em preto e vermelho e por um revestimento em poliéster reciclado.

Também exclusivo desta versão Countryman JCW são os bancos desportivos com apoio de cabeça integrado e com pespontos a vermelho e o modo go-kart que pode ser selecionado através do novo MINI Experience Modes e que promete «apimentar» a experiência em pista e amplificar o ruído do motor.

Quanto ao resto, não existem muitas alterações a registar face aos Countryman «convencionais»: mantém-se o desenho da consola central, o ecrã circular ao centro do tabliê (inspirado no MINI original) e a versatilidade a bordo.

MINI Countryman JCW bancos frontais
© MINI

Os bancos traseiros, por exemplo, podem ser ajustados longitudinalmente até um máximo de 13 centímetros e a capacidade da bagageira varia entre os 460 litros e os 1530 litros (com os bancos posteriores rebatidos).

Quando chega?

As primeiras unidades do novo MINI Countryman JCW só devem chegar a Portugal no primeiro trimestre de 2024, mas os preços para o nosso país ainda não são conhecidos.