Notícias Ferrari 499P Modificata. De vencedor de Le Mans a brinquedo exclusivo para pista

Apresentação

Ferrari 499P Modificata. De vencedor de Le Mans a brinquedo exclusivo para pista

A Ferrari pegou no 499P que venceu a centésima edição das 24 Horas de Le Mans e criou uma versão Modificata, que os seus clientes mais especiais vão poder comprar.

Ferrari 499P Modificata
© Ferrari

A Ferrari teve um regresso histórico às 24 Horas de Le Mans em 2023, conquistando a edição centenária da prova de resistência mais importante do planeta.

Agora, como que a celebrar o carro que ajudou a este feito inédito, a marca de Maranello acaba de lançar o Ferrari 499P Modificata, que leva a experiência de Le Mans a alguns dos clientes mais leais e especiais da casa italiana.

Pelo meio, a Ferrari acabou por criar ainda aquele que é o seu automóvel novo mais caro de sempre. Isto porque cada exemplar do 499P Modificata custa qualquer coisa como 5,1 milhões de euros.

Ferrari 499P Modificata traseira
© Ferrari

Para clientes muito especiais

Tal como já acontecia com os modelos dos programas XX e F1 Clienti da Ferrari, não chega pagar para ter acesso a uma das unidades do 499P Modificata — a Ferrari não divulgou quantos exemplares vai produzir.

Isto porque apenas os clientes mais especiais e exclusivos foram convidados a comprar uma destas unidades, que só pode ser usada em circuito, em eventos específicos organizados pela Ferrari.

Isso levou a marca do Cavallino Rampante a criar um novo programa, denominado Sport Prototipi Clienti. Este levará os proprietários do 499P Modificata a alguns dos circuitos mais emblemáticos do mundo, com o apoio de uma equipa de engenheiros da Ferrari, para que possam tirar o máximo proveito dos seus «brinquedos».

Pensem nestes eventos como uma espécie de track day privado, onde a única coisa que os donos do 499P Modificata têm de fazer é aparecer no circuito. A Ferrari trata do resto, inclusive do armazenamento, da preparação e do transporte do carro.

Ainda mais potente do que o vencedor de Le Mans

Tal como o próprio nome sugere, o Ferrari 499P Modificata é uma versão… modificada do Ferrari 499P que venceu em Le Mans, livre das amarras dos regulamentos do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC).

Por isso mesmo, entre outras coisas, esta versão Modificata — apresentada no circuito de Mugello, em Itália, na Ferrari Finali Mondiali 2023 — é, na verdade, mais potente do que o modelo que a Ferrari usou no WEC.

Na base do sistema híbrido — gerido por uma caixa sequencial de sete velocidades —, encontramos o mesmo bloco V6 biturbo de 3,0 l, derivado do motor do 296 GT3, que é assistido por um propulsor elétrico de 200 kW (272 cv) montado no eixo dianteiro e por uma bateria de 800 V.

No 499P Modificata o motor elétrico pode funcionar logo a partir do arranque, ao contrário do que acontecia na versão de competição, onde o propulsor elétrico só entrava em ação a partir dos 190 km/h, tal como exigia o regulamento da FIA. Uma mudança que permite ter sempre tração integral.

A juntar a isso a Ferrari também introduziu um novo sistema Push to Pass, que com o premir de um botão no volante dá aos condutores do 499P Modificata uma potência adicional de 120 kW (163 cv) durante sete segundos (para facilitar as ultrapassagens), elevando a potência máxima combinada do sistema para os 870 cv (640 kW).

Grupo motriz do Ferrari 499P Modificata
© Ferrari

Em condições ditas normais, sem o modo Push to Pass ativado, o Ferrari 499P Modificata entrega 707 cv (520 kW) de potência máxima combinada, mais 27 cv do que a versão que venceu Le Mans.

Pneus também são diferentes

Ao contrário do protótipo que venceu as 24 Horas de Le Mans, que tinha pneus Michelin, para o 499P Modificata a Ferrari uniu esforços com a Pirelli, que desenvolveu pneus específicos que contam com um compósito derivado dos pneus usados na Fórmula 1.

A somar a isso, a Ferrari também fez alterações ao mapeamento do motor e ao esquema de suspensão, tudo para otimizar o comportamento deste modelo numa utilização fora da competição.