Notícias Futuro Nissan Ariya Nismo «apanhado» a carregar num Supercharger Tesla

Fotos-espia

Futuro Nissan Ariya Nismo «apanhado» a carregar num Supercharger Tesla

O Nissan Ariya vai levar uma injeção de adrenalina pela Nismo. Fica por saber o quão grande será essa dose.

foto-espia Nissan Ariya Nismo a carregar num posto Tesla
© Razão Automóvel

A Nissan, como outros, provavelmente preferiria que ninguém a «apanhasse» a testar futuros modelos, muito menos nestes propósitos, a usar as instalações de um potencial concorrente.

Mas as coisas são como são. Após ter sido visto a testar no circuito de Nürburgring há um par de meses, o Ariya Nismo — designação final ainda por confirmar —, a versão de alta performance do crossover elétrico da Nissan, foi fotografado recentemente a carregar num Supercharger da Tesla.

foto-espia Nissan Ariya Nismo perfil
© Razão Automóvel

Escolha do posto de carregamento à parte, este protótipo de testes, apesar de idêntico ao primeiro visto no «inferno verde», não é o mesmo (matrícula é diferente). O que reforça os rumores de que veremos mais cedo que tarde um Ariya mais desportivo.

O que muda?

Ao contrário de outros protótipos de teste, a Nissan nem se deu ao trabalho de os camuflar. Para mais, as principais partes novas — para-choques dianteiro e traseiro —, estão num tom diferente da carroçaria.

foto-espia Nissan Ariya Nismo traseira
© Razão Automóvel

Estas revelam elementos aerodinâmicos mais pronunciados, como o spoiler dianteiro e um adicional imediatamente abaixo do óculo traseiro. Também indicativo das intenções deste Ariya são os pneus que o equipam: uns bem mais desportivos Michelin Pilot Sport com as medidas 255/45 a envolver jantes de 20″. Os mesmos pneus que equipavam o protótipo visto no circuito de Nürburgring.

Vai ser muito mais potente?

De momento ninguém sabe… exceto a Nissan. O Ariya, de momento, tem como topo de gama o e-4ORCE com 290 kW (396 cv). Em isolamento é potente q.b., e permite ao crossover elétrico atingir os 100 km/h em lestos 5,1s.

Só que no segmento do Ariya, para entrar no clube da alta performance, (quase) 400 cv é o mesmo que andar a pé. O concorrente mais próximo em potência é o Ford Mustang Mach-E GT com 487 cv e o Tesla Model Y Performance ultrapassa a marca dos 500 cv. Mas nada bate os «reis da potência» sul-coreanos: o Kia EV6 GT declara 585 cv e o Hyundai IONIQ 5 N ultrapassa os 600 cv — são precisamente 608 cv que sobem aos 650 cv no modo Boost (!).

foto-espia Nissan Ariya Nismo, traseira 3/4
© Razão Automóvel

Olhando para o histórico dos Nismo, estes não costumam ser sinónimo de ganhos significativos de potência — por exemplo, o Z e o Z Nismo estão separados por apenas 20 cv. O foco costuma estar mais no apuramento das capacidades dinâmicas. O que num volumoso e pesado crossover elétrico serão sempre bem vindas.

Quando chega?

Dado a ausência de camuflagem dos protótipos de teste do Nissan Ariya Nismo, não nos surpreenderia que a sua revelação acontecesse em breve, apesar de ainda não haver qualquer indicação de quando será lançado.