Notícias Skoda Superb 2024. Mais espaço, tecnologia e 100 km elétricos para híbrido plug-in

Apresentação

Skoda Superb 2024. Mais espaço, tecnologia e 100 km elétricos para híbrido plug-in

A quarta geração do Skoda Superb já foi apresentada. Contará com os habituais dois formatos de carroçaria e com novas versões híbridas.

Skoda Superb hatchback e break
© Skoda

Finalmente, chegou o momento de conhecermos a quarta geração do Skoda Superb no seu todo, após várias revelações parciais do exterior e interior nos últimos tempos.

Ainda que esta designação já tenha nascido em 1934 com a apresentação do Skoda 640 Superb, a verdadeira aventura deste modelo começou apenas em 2001. Ou seja, já com a marca a fazer parte do Grupo Volkswagen.

Um dos seus grandes trunfos foi sempre o espaço oferecido no habitáculo e na bagageira, que deram origem a um sucesso crescente nas vendas. Atualmente, o Skoda Superb já soma mais de 1,6 milhões de unidades produzidas.

A quarta geração do Skoda Superb chega assim ao mercado com um visual mais sofisticado, mas com a imagem de marca perfeitamente definida. E tal como aconteceu com os seus antecessores, estará disponível com dois formatos de carroçaria, a berlina e a carrinha.

Por se tratar de um Superb é fácil adivinhar que as medidas vão ser generosas e, de facto, o comprimento dos dois formatos de carroçaria fica apenas a uns centímetros dos cinco metros. Há ainda quase 2,85 m que são referentes à distância entre eixos, o que já deixa imaginar um habitáculo muito espaçoso.

Skoda Superb - vista de perfil
© Skoda

Mais espaço e equipamento a bordo

Algo que é confirmado pela própria Skoda quando diz que nesta nova geração há ainda mais centímetros disponíveis, seja nos lugares da frente ou nos da fila traseira, quando comparado com o seu muito espaçoso antecessor.

Na bagageira, que também sempre foi um dos destaques deste modelo, a berlina oferece agora uma capacidade de 645 litros (mais 20 l) e a carrinha já chega aos 690 litros (mais 30 l) de volumetria.

Para os fãs da tecnologia, os novos Smart Dials poderão ser um dos destaques. Visivelmente são «apenas» os três comandos rotativos existentes na consola central. No entanto, olhando mais de perto, percebemos que no interior de cada um deles há um pequeno monitor de 32 mm através do qual podemos ver a função que está selecionada.

Outra das novidades para quem se senta nos lugares da frente é o comando da caixa de velocidades automática, que passou da consola entre os assentos dianteiros para a coluna da direção. Ou seja, uma solução semelhante ao que já acontece com a família de modelos 100% elétricos da marca.

Gama de motores disponível

No capítulo das motorizações, um dos maiores destaques está no Superb iV, com motorização híbrida plug-in, que só estará disponível na carrinha.

Esta foi atualizada e combina um motor 1.5 TSI a gasolina e um motor elétrico, com a marca a anunciar mais de 100 km percorridos sem a necessidade de usar o motor de combustão.

A Skoda também terá disponível versões mild-hybrid e outras mais «convencionais», a gasolina ou Diesel:

 TraçãoPotênciaTransmissão
Híbrido Plug-in
1.5 TSI PHEV (só carrinha)4×2204 cv (150 kW)DSG 6 vel.
Gasolina
1.5 TSI mHEV4×2150 cvDSG 7 vel.
2.0 TSI4×2204 cvDSG 7 vel.
2.0 TSI4×4265 cvDSG 7 vel.
Diesel
2.0 TDI4×2150 cvDSG 7 vel.
2.0 TDI4×4193 cvDSG 7 vel.

Comum a todas as motorizações é a presença da caixa de velocidades automática DSG de dupla embraiagem, com seis ou sete relações, consoante a versão. Caso esteja a pensar nisso, podemos confirmar que deixaram de existir caixas de velocidades com comando manual na nova geração do Skoda Superb.

Skoda Superb Break - Versão PHEV em carregamento
© Skoda

L&K representa o topo da gama

No topo da oferta em termos de equipamento e imagem, a Skoda volta a prestar homenagem aos seus fundadores, Laurin & Klement. Por isso, a nova geração do Skoda Superb volta a contar com a designação L&K na versão de topo.

Com esta sigla, fica garantida a máxima oferta no equipamento de série, além de alguns detalhes mais exclusivos. Por fora, há frisos cromados num tom mais escuro, um contorno específico na grelha frontal e os logótipos da versão, para que não existam dúvidas.

A bordo, os assentos são forrados em pele, com o nome dos fundadores da Skoda cosidos nos encostos de cabeça. Além disso, estes incluem regulações elétricas com memórias, aquecimento, ventilação e massagens. Para que o ambiente a bordo seja ainda melhor, está também incluído um sistema de som da Canton, com 14 altifalantes.

Quando chega?

A produção da nova geração do Skoda Superb vai acontecer em Bratislava, na Eslováquia, onde terá a companhia da nova e muito próxima (tecnologicamente) Volkswagen Passat Variant.

O lançamento do novo Skoda Superb deverá acontecer durante o primeiro trimestre de 2024, aguardando-se também ainda a informação relativa aos preços.

Sabe esta resposta?
Quantos exemplares do Škoda 1100 OHC Coupé foram construídos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

1100 OHC Coupé. O projeto de reconstrução mais ambicioso da Škoda