Notícias Lancia Ypsilon apresentado. Futuro da marca italiana começa hoje

Apresentação

Lancia Ypsilon apresentado. Futuro da marca italiana começa hoje

Sem mais segredos ou teasers. O novo Lancia Ypsilon foi hoje apresentado oficialmente, marcando o início de uma era para a marca italiana.

Lancia Ypsilon - 3/4 de frente
© Lancia

Depois de diversas «primeiras imagens» e outras informações mais ou menos a «conta-gotas», chegou finalmente o dia de conhecermos oficialmente o primeiro modelo da nova era da Lancia, o Ypsilon.

É o primeiro de três modelos que serão lançados com intervalos de dois anos e que têm como missão a fazer a Lancia regressar às luzes da ribalta.

Para quem passou algum tempo a explorar as linhas do Pu+Ra HPE, que fomos conhecer a Turim em abril do ano passado, o Lancia Ypsilon não será uma surpresa total.

Inclui o mesmo visual sofisticado e detalhes mais originais, em conjunto com pormenores que nos remetem para o passado da marca. Entre eles, o cálice que forma um “T” na secção dianteira, que reinterpreta a grelha da marca. Além deste, os grupos óticos traseiros redondos destacam-se, inspirados nos do histórico Lancia Stratos, mas com a letra “Y” no seu interior.

No entanto, uma vez que o novo Lancia Ypsilon se destina ao segmento B Premium, tudo isto está compactado em pouco mais de quatro metros de comprimento (4,08 m), 1,76 m de largura e 1,44 m de altura.

No pilar traseiro, o escudo da Lancia está em posição de destaque, junto dos puxadores das portas traseiras. Para complementar a imagem mais sofisticada não faltam jantes de desenho mais original e com 17” de diâmetro. Além de detalhes mais habituais de ver em pequenos SUV, como as proteções plásticas nas cavas das rodas.

Habitáculo com «sala» de estar

O adjetivo sofisticado é ainda mais evidente a bordo do novo Lancia Ypsilon, onde encontramos o S.A.L.A., a sigla para Sound Air Light Augmentation. É este o nome do sistema que combina o sistema de infoentretenimento com a climatização e a iluminação ambiente. Tudo desenvolvido com o objetivo de oferecer a melhor experiência a bordo.

Tudo começa com o acesso e arranque sem chave e com uma instrumentação totalmente digital com um ecrã de 10,25”. No topo do tabliê, está presente um outro ecrã, mas com uma generosa dimensão de 20,5”.

Para melhorar ainda mais o ambiente a bordo, a Lancia evidencia ainda os assentos, associando-os a verdadeiras poltronas. Têm um tato semelhante ao do veludo, mas são produzidos com materiais reciclados. E não dispensam as regulações elétricas e os sistemas de massagem e aquecimento.

Mais ao centro está presente o elemento que já foi apelidado como uma «mesa de café», ou tavolino, resultante da parceria da Lancia com a Cassina, que assina a edição especial de lançamento do Lancia Ypsilon, limitada a 1906 unidades. Uma homenagem ao ano da fundação da Lancia.

Lancia Ypsilon apenas 100% elétrico… por agora

O novo Lancia Ypsilon requer, por enquanto, apenas eletricidade como «combustível», destinada a alimentar o motor de 115 kW (156 cv) e 260 Nm de binário que está instalado no eixo dianteiro.

Para alimentar o sistema está presente uma bateria com 51 kWh de capacidade, que pode ser carregada dos 20% aos 80% em apenas 24 minutos num carregador rápido. Se os números parecem familiares é porque são exatamente os mesmos que temos visto noutras propostas da Stellantis.

Segundo a Lancia, as médias deste utilitário elétrico de 1584 kg andam entre os 14,3 kWh/100 km e os 14,6 kWh/100 km, o que permite percorrer um máximo de 403 km (ciclo WLTP).

Lancia Ypsilon - tomada de carregamento
© Lancia

Além da motorização 100% elétrica, veremos chegar ainda um Ypsilon que vai combinar hidrocarbonetos com eletrões. A escolha deverá recair no mesmo 1.2 Turbo associado a um sistema mild-hybrid de 48 V e numa caixa automática, como já vimos, por exemplo, no Peugeot 208 ou o Opel Corsa.

Quando chega?

A chegada do novo Lancia Ypsilon ao nosso mercado ainda não está definida, mas vai acontecer, tal como referido por Luca Napolitano, o diretor executivo da Lancia.

Depois do mercado doméstico, Itália, a Lancia estará a caminho de países como Espanha, França, Alemanha, Holanda e Bélgica a começar este ano.

O Lancia Ypsilon deverá chegar a Portugal em 2025. Há uma lista de 70 cidades europeias onde a Lancia quer estar presente e algumas delas são em solo nacional.