Notícias Lancia está de regresso e vai lançar três novos modelos

Apresentação

Lancia está de regresso e vai lançar três novos modelos

O renascimento da Lancia ganha forma com o Pu+Ra HPE que nos mostra a visão da marca para os próximos 10 anos. Já o vimos em Turim, Itália.

Lancia-PuRa-HPE
© Razão Automóvel

Mais um passo foi dado para o renascimento da Lancia com a revelação do Pu+Ra HPE, um protótipo elétrico de design radical, tanto exterior como interior, revelador da visão da marca para os próximos 10 anos.

Será este manifesto tridimensional que inspirará os três futuros Lancia a serem lançados até 2028, a começar já no próximo ano com um novo Ypsilon, que vai receber, logo em 2025, uma variante mais desportiva, denominada Ypsilon HF.

Calendário lançamento Lancia 10 anos-2
© Razão Automóvel Luca Napolitano, diretor executivo da Lancia

O Ypsilon será acompanhado por um novo Gamma em 2026, sob a forma de um inédito fastback elétrico com 4,7 metros de comprimento, sendo que o ciclo desta “nova Lancia” só será encerrado com um novo Delta, também exclusivamente elétrico, em 2028.

“Hoje a Lancia apresenta o Pu+Ra HPE, a visão da marca para os próximos 10 anos, que leva a marca para a era da mobilidade elétrica e sintetiza a nossa forma de conceber e experienciar o automóvel. Começando com o Ypsilon, os nossos modelos futuros serão inspirados pelo Lancia Pu+Ra HPE.”

Luca Napolitano, CEO da Lancia
Lancia Pu+Ra HPE
© Razão Automóvel O Pu+Ra HPE incorpora as premissas da nova linguagem de design da Lancia. Designada de Pu+Ra, resulta da contração das palavras “Pure” e “Radical”

A Razão Automóvel já teve a oportunidade de estar ao vivo com o Lancia Pu+Ra HPE em Turim, Itália. Fiquem a conhecer esta visão arrojada da marca italiana em mais detalhe.

Puro e Radical

Se a escultura Pu+Ra Design, revelada o ano passado, era mais um «esboço» tridimensional que dava um vislumbre do que esperar da nova Lancia, o Pu+Ra HPE, apesar de estar longe das realidades da produção, dá-nos uma visão mais concreta.

E é uma visão radical, que reinterpreta elementos típicos Lancia para uma nova e futura realidade que será exclusivamente elétrica.

HPE é diferente de HPE
A sigla HPE surgiu pela primeira vez no Beta HPE em 1975. Era um acrónimo para High Performance Estate, em alusão à carroçaria “shooting brake” do modelo. No Pu+Ra HPE, o acrónimo ganha novo significado: High Performance Electric.

Interior tão radical como o exterior

O exterior é arrojado e expressa dinamismo e até alguma desportividade. O interior, em contraste, afasta-se das influências automobilísticas e apoia-se no design de interiores para criar um ambiente a bordo mais digno de uma casa do que um automóvel.

Podemos ver isso mesmo no tapete circular em lã natural, nas «mesas de café» presentes à frente e atrás e nas «poltronas» dianteiras revestidas por um contrastante tecido laranja, inspiradas pelas (verdadeiras) poltronas da Cassina, a marca italiana de mobiliário e design de interiores.

Lancia Pu+Ra HPE interior
© Lancia A sustentabilidade está na ordem do dia e na Lancia não será diferente. A maioria dos revestimentos são reciclados ou recicláveis. A marca diz ainda que 70% das superfícies que conseguimos tocar são feitas com materiais eco-sustentáveis

Aliás, estas duas marcas italianas — Lancia e Cassina — formaram uma parceria que procura reformular o interior do automóvel recorrendo ao design de mobiliário e interiores, que são a especialidade da Cassina. Os primeiros resultados práticos dessa «fusão» é o que podemos ver no Pu+Ra HPE.

O círculo volta a ser a forma dominante, seja nas «mesas de café», no tapete ou na generosa superfície vidrada horizontal no topo do tabliê, que também é um ecrã, quando a inclinamos para nós.

Curiosamente, o volante não é um círculo, como acontece com tantas outras partes deste concept. A aparência futurista do volante é acentuada por integrar um pequeno ecrã que serve de painel de instrumentos, complementado por alguns comandos.

S.A.L.A., o interface virtual

Para nos fazer sentir em «casa» a bordo do Lancia Pu+Ra HPE, também a tecnologia a bordo terá uma palavra a dizer.

O concept conta com um novo interface virtual, “minimalista e inteligente”, nas palavras da marca, que é identificado pelo (curioso) acrónimo S.A.L.A. Será estreado num modelo de produção pelo novo Ypsilon, em 2024.

Lancia Pu+Ra HPE Interior interface SALA
© Lancia

S.A.L.A. significa Sound Air Light Augmentation (Som Ar Luz Aumentados) e promete dar-nos a possibilidade de ajustar o ambiente interior do veículo só pelo pressionar de um botão ou por comandos de voz, ao conseguir combinar as funções de áudio, climatização e iluminação.

O futuro da Lancia é elétrico

O Pu+Ra HPE ao ser uma visão da Lancia para os próximos 10 anos teria de ser obrigatoriamente elétrico. É objetivo da marca só ter modelos 100% elétricos a partir de 2028, coincidindo com o lançamento do novo Delta.

Lancia Pura HPE concept
© Razão Automóvel Proporções atléticas para o Pu+Ra HPE. Muito largo (1,95 m) e baixo (1,35 m), complementado pelo comprimento relativamente compacto de 4,45 m

Antes disso ainda veremos o novo Ypsilon (2024) trazer um motor de combustão, auxiliado por uma componente elétrica, que será vendido em simultâneo com o Ypsilon 100% elétrico.

A Lancia não avançou nenhumas especificações da cadeia cinemática elétrica para o Pu+Ra HPE, mas indicou que este incorpora módulos tecnológicos (como o motor, bateria, suspensão, travões, etc.) do futuro Ypsilon.

LEIAM TAMBÉM: Poderia ser este o novo Lancia Ypsilon?

Contudo, se ainda não há números concretos, a Lancia não se coibiu de avançar com os números que deseja alcançar no futuro: mais de 700 km de autonomia, consumos abaixo dos 10 kWh/100 km e a possibilidade de carregar a bateria rapidamente em pouco mais de 10 minutos.

Tudo isto acompanhado por um design aerodinamicamente apurado. E cujas partes podemos ver no Pu+Ra HPE: carroçaria baixa (1,35 m), retrovisores virtuais (com câmara), jantes aerodinâmicas, placas inferiores também otimizadas para reduzir o atrito, e ainda elementos aerodinâmicos ativos.