Notícias Lancia Ypsilon 2024. As primeiras imagens oficiais

Revelação

Lancia Ypsilon 2024. As primeiras imagens oficiais

A Lancia revelou as primeiras imagens oficiais do Ypsilon 2024 na versão especial Limited Edition Cassina. Esta será limitada a 1906 unidades.

Lancia Ypsilon 2024 frente
© Lancia

A revelação final estava prevista para o próximo dia 14 de fevereiro, mas a Lancia antecipou-se, para anunciar o início da campanha “1 di 1906” em Itália, destinada àqueles que queiram ser um dos primeiros clientes do novo modelo.

Assim, estas primeiras imagens oficiais do novo Ypsilon — antes já tinha sido «apanhado» em filmagens para o vídeo que pode ver abaixo —, referem-se à versão especial de lançamento, a Limited Edition Cassina.

Esta resulta da colaboração com a Cassina, casa de design de interiores italiana, e vai estar limitada a 1906 unidades — o ano de fundação da Lancia. Todas as unidades vão ser certificadas.

Veludo e uma «mesa de café»

Será no interior onde o «toque» da Cassina será mais evidente. A colaboração entre as duas empresas centenárias teve início com o protótipo Pu+Ra HPE, que antecipava um interior para os futuros Lancia a afastar-se do mundo automóvel para se aproximar mais do interior de uma casa italiana.

No novo Ypsilon 2024 é possível ver essa influência. Seja pelo design, onde se destaca o “tavolino” multifuncional — similar a uma pequena mesa de café —, seja pela escolha de materiais e cores. Por exemplo, repare-se no motivo nostálgico cannelloni dos bancos e no seu revestimento em veludo.

Até o nome dado ao infoentretenimento é sugestivo: S.A.L.A. Trata-se de um acrónimo para Sound Air Light Augmentation (som, ar, luz aumentados).

Podemos interagir com o S.A.L.A via um ecrã tátil ou através de comandos por voz. Além disso, dá-nos a possibilidade de customizar uma série de widgets, adaptando-se às nossas preferências ou necessidades.

Lancia Ypsilon 2024 traseira
© Lancia A cor Azul Zaffiro é um exclusivo desta edição especial e limitada Cassina.

O primeiro elétrico da Lancia

O novo Ypsilon 2024 irá para a história como o primeiro 100% elétrico da Lancia e também — caso não haja alteração nos planos já anunciados —, a sua última proposta a combustão.

Esta Limited Edition Cassina, por exemplo, será exclusivamente elétrica. Apesar da marca italiana ainda não ter avançado com as especificações definitivas, ao partilhar a plataforma e-CMP com os «primos» Peugeot 208 e Opel Corsa, é relativamente seguro assumir que irá recorrer ao mesmo motor elétrico de 115 kW (156 cv) e à mesma bateria de 54 kWh. A autonomia deverá fixar-se em torno dos 400 km.

Lancia Ypsilon 2024 a carregar
© Lancia

Em relação aos motores de combustão, a escolha ou escolhas deverão recair no três cilindros com 1,2 l e turbocompressor e nas suas variantes, incluindo a mais recente apoiada por um sistema mild-hybrid de 48 V.

Quando chega?

Como foi referido no início, a apresentação oficial acontece daqui a aproximadamente duas semanas, a 14 de fevereiro. A comercialização deverá ter início ainda este semestre, mas, por enquanto, não em Portugal.

Recordamos que a Lancia, desde 2015, tem sido uma marca de apenas um modelo — o Ypsilon —, e as suas vendas têm estado confinadas apenas ao seu mercado doméstico, isto é, Itália.

Lancia Ypsilon 2024 secção traseira
© Lancia A inspiração do futurista Stratos pode-se ver na traseira do novo Ypsilon.

Agora, com a Stellantis, a Lancia voltará a expandir-se pela Europa, mas ainda não foi anunciado quando chegará a Portugal.

O regresso da marca a outros mercados europeus terá início na Bélgica, seguindo-se os Países Baixos, a França e a Espanha durante este ano. O regresso à Alemanha está previsto para 2025. Deveremos ter mais novidades sobre o regresso da Lancia brevemente.