Notícias Revelado. Nunca houve um Aston Martin Vantage V8 tão potente

Apresentação

Revelado. Nunca houve um Aston Martin Vantage V8 tão potente

A marca de Gaydon acaba de nos mostrar um muito renovado e muito mais potente Aston Martin Vantage: o V8 biturbo debita mais 155 cv que antes.

Aston Martin Vantage - frente
© Aston Martin

Ainda que continue a parecer um dos modelos mais recentes da Aston Martin, o Vantage já está no mercado há quase seis anos. Por essa razão, acaba de ser apresentada uma merecida atualização e nem Fernando Alonso faltou à chamada, surgindo num vídeo fantástico.

Chamar-lhe apenas «atualização», no entanto, parece ser pouco. O novo Vantage 2024 inclui novidades consideráveis no capítulo mecânico e um ajuste na estética, que o deixam ainda mais apelativo.

O motor V8 de 4,0 l com dupla sobrealimentação — proveniente da AMG — chega agora aos 665 cv de potência (mais 155 cv que antes) e aos 800 Nm de binário (+115 Nm).

As melhorias efetuadas no motor incluem uma taxa de compressão otimizada, turbos de maiores dimensões e um novo desenho das árvores de cames. E, claro, uma sonoridade ainda mais agressiva.

Um maior desempenho costuma traduzir-se em temperaturas mais elevadas, pelo que a marca também efetuou diversas melhorias nos sistemas de refrigeração. Estão presentes mais radiadores e foram estudadas formas de o ar frio chegar em maior quantidade aos mesmos.

A tração continua a ser apenas às rodas traseiras com a ajuda de uma caixa de velocidades automática da ZF com oito relações. Em termos de prestações, a aceleração dos 0 aos 100 km/h, agora, fica-se pelos 3,4s (menos 0,2s que antes).

Além do motor, o novo Aston Martin Vantage também conta com as aprendizagens da Fórmula 1 para controlar os movimentos da carroçaria de uma forma mais eficaz. A suspensão inclui amortecedores Bilstein DTX de amortecimento variável, o eixo posterior integra um diferencial traseiro de comando eletrónico e todo o conjunto está assente em jantes de 21”, equipadas com um conjunto de Michelin Pilot Sport 5.

Estética e design

Para cobrir a estrutura em alumínio e distribuição de peso perfeita (50/50), a Aston Martin desenhou uma carroçaria mais larga em 30 mm e que inclui um visual mais agressivo.

Há mais condutas de refrigeração incluídas no conjunto e está presente um novo sistema de iluminação em LED Matrix com as luzes de condução diurna integradas. Sendo que estas já contam com a nova assinatura visual dos modelos de Gaydon.

A bordo, as melhorias incluem um novo ecrã de 10,25” para o sistema de infoentretenimento e uma reorganização de todos os comandos. De série, a Aston Martin inclui um sistema de som Surround desenvolvido com a ajuda da QuantumLogic. No entanto, para os mais exigentes, existe, em opção, a alternativa da Bowers & Wilkins, com 15 altifalantes e 1170 W de potência.

Quando chega?

As primeiras entregas aos clientes estão previstas para o segundo trimestre do ano, sendo que os preços desta atualização serão anunciados mais perto dessa data.

Sabe esta resposta?
Como se chamava o protótipo de visual mais futurista apresentado pela Aston Martin em 1979?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin Bulldog. 44 anos depois atingiu as prometidas 200 mph (322 km/h)