Notícias Chiron Profilée. A última oportunidade de ter um Bugatti W16 novo

Apresentação

Chiron Profilée. A última oportunidade de ter um Bugatti W16 novo

O Bugatti Chiron Profilée é um exemplar único no mundo e vai ser leiloado no dia 1 de fevereiro de 2023. Promete render muitos milhões de euros.

Bugatti Chiron Perfilée

O Bugatti Chiron Profilée foi imaginado como uma série especial de produção muito limitada, como tantas outras do Chiron, mas acabou por nunca se concretizar.

O ponto de partida foi o Pur Sport — o Chiron mais focado na condução —, apresentado em 2020. Todas as 60 unidades previstas encontraram rapidamente dono, mas foram vários os clientes da Bugatti que sugeriram uma interpretação menos extrema e mais elegante do Pur Sport.

Foi assim que se começaram a definir as premissas do Chiron Profilée, no outono de 2020, pouco tempo após a revelação do Pur Sport. Contudo, quando o desenvolvimento do Profilée terminou, já os 500 slots de produção do Chiron estavam atribuídos, impedindo a sua chegada à produção.

A NÃO PERDER: Épico. Bugatti Chiron Pur Sport em “mega-drift”
Bugatti Chiron Perfilée traseira

Agora o Chiron Profilée tem uma segunda oportunidade de ver a «luz do dia», com a marca com sede em Molsheim a fazer dele um one-off ainda mais especial, que será leiloado no próximo dia 1 de fevereiro.

Spoiler traseiro fixo

O Chiron Profilée diferencia-se do Chiron Pur Sport, desde logo, por prescindir da gigantesca asa traseira deste, garantindo uma silhueta mais fluída e elegante.

Em vez de uma asa elevada e muito larga, o Profilée aposta num spoiler traseiro fixo, bastante pronunciado, que tem dois objetivos: aumentar a força descendente sobre o eixo traseiro a velocidades mais elevadas e escoar o ar quente gerado no compartimento do motor.

E não foi só na traseira que o spoiler foi trabalhado de maneira a garantir uma refrigeração ideal. Também na dianteira este Profilée evoluiu nesse sentido, ao apresentar entradas de ar maiores e uma grelha — no típico formato de ferradura da Bugatti — sobredimensionada.

De perfil, além da silhueta distinta, o que mais salta à vista é a combinação de cores que a Bugatti escolheu para este modelo.

Este exemplar único surge decorado com elementos em fibra de carbono exposta e com duas tonalidades de azul: Blue Royal Carbon na zona inferior da carroçaria e Argent Atlantique para a zona superior, sendo que este último é mesmo um tom exclusivo.

Quanto às jantes, decoradas na mesma cor usada na secção inferior da carroçaria, também são específicas para o Chiron Profilée.

LEIAM TAMBÉM: Há um pequeno elefante «escondido» no interior do Bugatti Mistral

Ao contrário do exterior, o interior é em tudo idêntico ao que estamos habituados a ver nas outras versões especiais do Chiron, ainda que este Profilée seja o primeiro a usar um acabamento de couro trançado no interior: no total foram usados mais de 2500 m de tiras de couro para criar este acabamento.

Podemos encontrar este acabamento no tabliê, nos painéis das portas e na consola central.

E o motor?

A animar o Chiron Profilée está o épico 8.0 W16 tetraturbo com 1500 cv e 1600 Nm que já conhecemos do Chiron Pur Sport, mas que aqui permite atingir os 380 km/h de velocidade máxima — 350 km/h no Pur Sport — e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,3s e até aos 200 km/h em 5,5s.

A NÃO PERDER: Nem elétrico nem SUV para a Bugatti. Entrevistámos Mate Rimac o CEO da Bugatti Rimac

A Bugatti afirma que fez alterações ao nível da transmissão, com as relações a serem 15% mais curtas do que no Chiron Sport. Já ao nível do chassis e ainda em relação ao Sport, as molas são 10% mais firmes e as rodas traseiras apresentam um camber 50% mais negativo para uma melhor aderência em curva, sem comprometer o conforto.

Bugatti Chiron Perfilée motor W16
O imponente motor W16 tetraturbo de 8,0 litros do Bugatti Chiron Perfilée.

Para a marca com sede em Molsheim, o Profilée beneficia “das melhores características do Pur Sport” e mistura-as com “um design bonito e elegante”.

Será leiloado em fevereiro

Este exemplar único do Bugatti Chiron Profilée vai ser leiloado pela RM Sotheby’s no próximo dia 1 de fevereiro de 2023, com a marca a informar que “uma percentagem dos lucros vai reverter para causas beneficentes”.

Bugatti Chiron Perfilée vista cima

E tendo em conta que o descapotável Mistral e que o Bolide (exclusivo para pista) já estão esgotados, esta pode ser mesmo a última oportunidade de comprar um Bugatti novo com o motor W16.

Sabe esta resposta?
O Basis-Transporter foi um pequeno veículo de mercadorias desenvolvido nos anos 70 por que construtor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Basis-Transporter. O elemento “esquecido” dos comerciais da Volkswagen