Notícias Porsche 99X Electric. Os segredos do novo carro de Félix da Costa na Fórmula E

Vídeos RA

Porsche 99X Electric. Os segredos do novo carro de Félix da Costa na Fórmula E

O Porsche 99X Electric Gen3 estreia-se em competição apenas a 14 de janeiro de 2023 mas nós já o vimos em Itália.

Porsche 99X electric Gen3 thumbnail
© Razão Automóvel

Chama-se Porsche 99X Electric Gen3 e é o monolugar que António Félix da Costa vai conduzir na próxima temporada do Campeonato do Mundo de Fórmula E.

Tal como o nome sugere, este Porsche pertence à terceira geração de monolugares da Fórmula E e é mais leve, mais ágil, mais potente e mais rápido do que o seu antecessor.

A Porsche apresentou-o ao mundo no seu Experience Center de Franciacorta, no norte de Itália, e nós marcámos presença:

A NÃO PERDER: Porsche 911 subiu o vulcão mais alto do mundo. Tudo o que mudou para isto ser possível

A Fórmula E nunca foi tão rápida

A terceira geração dos monolugares 100% elétricos da Formula E vem com muitas novidades, a começar na velocidade, que nunca foi tão alta como será na temporada de 2023.

Ao contrário do que acontecia na época passada, onde os monolugares tinham uma velocidade de ponta fixada nos 280 km/h, este novo Porsche 99X Electric Gen3 será capaz de atingir os 320 km/h. Os 0 aos 100 km/h serão cumpridos em 2,8s.

Porsche 99X Electric Gen3 Formula E

Para isso muito contribui o facto da unidade motriz traseira ser agora muito mais potente. Por comparação com o modelo antecessor houve um ganho de 100 KW, para um total de 350 kW (em modo qualificação — em modo corrida a potência ronda os 300 kW ou 408 cv), o equivalente a 476 cv.

Contudo, pela primeira vez surge uma segunda unidade montada na dianteira, ainda que esta não tenha responsabilidades de aceleração.

LEIAM TAMBÉM: Fórmula 1 de regresso a Portugal em 2023? Há uma forte possibilidade

Por outro lado, acrescenta ainda mais capacidade regenerativa nas travagens, que passa a estar fixada nos 600 kW: 250 kW provenientes das rodas dianteiras e 350 kW das rodas traseiras.

Porsche 99X Electric Gen3 Formula E cima

Mais eficiente do que nunca

Graças a isto, mais de 40% da energia usada durante a corrida será produzida através da travagem regenerativa, por comparação com os monolugares de segunda geração.

É uma evolução significativa face aos carros anteriores, tal como os carregamentos, que passam a ser de até 600 kW, que é sensivelmente o dobro da potência de carregamento que temos disponível na rede pública.

Porsche 99X Electric Gen3 Formula E frente

Aerodinâmica totalmente revista

A aerodinâmica dos monolugares de Gen3 foi totalmente revista, a começar logo na asa traseira e no “nariz” frontal.

A carroçaria também tem muitas novidades. Toda a secção dianteira é mais esguia e mais “afiada”, além de agora não haver qualquer proteção a tapar as rodas dianteiras, nem mesmo as secções laterais. A somar a isso, estes novos monolugares são mais curtos e mais estreitos.

Porsche 99X Electric Gen3 Formula E

Félix da Costa com expectativas em alta

Na apresentação do novo monolugar, o piloto português mostrou-se entusiasmado e afirmou que este novo carro “é um grande passo em frente”, uma vez que “é mais leve e potente do que o antecessor”.

A NÃO PERDER: Porsche GT4 ePerformance antecipa 718 Cayman 100% elétrico

António Félix da Costa revelou ainda que o objetivo passa por obter vitórias com este novo Porsche 99X Electric Gen3 o mais depressa possível.

Porsche 99X Electric Gen3
António Félix da Costa

Já Florian Modlinger, diretor do programa de Fórmula E da Porsche, também não escondeu as expectativas criadas por este novo monolugar: “Os carros da Gen3, incluindo o Porsche 99X Electric Gen3, vão, espero eu, tornar as corridas ainda mais espetaculares e tornar a Fórmula E ainda mais popular a nível mundial”.

Porsche 99X Electric Gen3
Florian Modlinger, diretor da equipa de Fórmula E

Quando arranca a época?

A estreia de António Félix da Costa (e deste Porsche 99X Electric Gen3) na temporada de Fórmula E está marcada para o dia 14 de janeiro de 2023, no E-Prix da Cidade do México.

Antes disso, entre os dias 13 e 16 de dezembro, o piloto português terá a última oportunidade de testar o Porsche 99X Electric Gen3 em pista, nos dias de testes oficiais da Fórmula E, marcados para Valência, Espanha.

Sabe esta resposta?
Em qual destes circuitos Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1?