Notícias Toyota Hilux a hidrogénio em 2023. O primeiro adeus ao Diesel?

Antevisão

Toyota Hilux a hidrogénio em 2023. O primeiro adeus ao Diesel?

A Toyota vai criar um protótipo da pick-up Hilux com pilha de combustível de hidrogénio no Reino Unido.

Toyota Hilux Fuel Cell hidrogénio

A Toyota está a desenvolver um protótipo da Hilux com pilha de combustível de hidrogénio.

O anúncio foi feito na edição deste ano do Fórum Kenshiki, em Bruxelas (Bélgica), onde nós estivemos presentes. E agora foi divulgado pela própria Toyota em comunicado.

A marca nipónica continua focada numa abordagem de múltiplos caminhos para atingir a neutralidade carbónica e propõe uma gama repleta de tecnologias eletrificadas, a começar nos híbridos elétricos (HEV), passando pelos híbridos plug-in (PHEV) e pelos elétricos a bateria (BEV) e terminando nos elétricos com pilha de combustível (FCEV).

A NÃO PERDER: Toyota C-HR Prologue antecipa nova geração. O que esperar?
Toyota Hilux Fuel Cell hidrogénio

Dentro dos FCEV, o modelo que deu o “pontapé de saída” foi o Mirai, que nós já tivemos oportunidade de conduzir, mas a “família” de modelos Fuel Cell vai crescer nos próximos anos.

Aposta forte no hidrogénio

Aliás, a Toyota está tão comprometida com o hidrogénio que não só tem vindo a desenvolver a solução da pilha de combustível como também tem trabalhado na criação de motores de combustão que usam hidrogénio.

O Toyota Corolla que participa na Super Taikyu Series no Japão é o exemplo perfeito disso, já para não falar do GR Yaris a hidrogénio que se estreou recentemente na competição, na Europa, com Akio Toyoda, presidente da Toyota, aos comandos.

Mas voltando aos FCEV, ou elétricos com pilha de combustível, o próximo modelo a receber esta tecnologia será a pick-up Hilux.

No ano passado a Toyota candidatou-se a uma bolsa do Centro de Propulsão Avançada (APC) do Reino Unido, apresentando um projeto para contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e novas soluções de mobilidade.

Agora, esta candidatura foi aprovada e o APC vai financiar o desenvolvimento de uma Hilux movida a pilha de combustível, que será liderado pela Toyota Reino Unido e vai contar com a participação de empresas como Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research, todas elas britânicas.

LEIAM TAMBÉM: Hidrogénio em pó. Cientistas encontram solução que pode mudar tudo

Todo o projeto será supervisionado por uma equipa de investigação e desenvolvimento da Toyota Motor Europe, com os protótipos a serem fabricados na unidade da Toyota em Burnaston, no Reino Unido.

Toyota Hilux Fuel Cell hidrogénio 4

O que sabemos?

O objetivo, para já, passa por produzir uma série reduzida de protótipos para avaliar a aplicabilidade deste tipo de tecnologia a um modelo tão específico quanto uma pick-up, que continua a ser muito associado ao Diesel. Também por isso, é nos chamados “veículos de trabalho” que o hidrogénio tem, em teoria, mais potencial.

Naturalmente, e uma vez que estamos numa fase muito embrionária do projeto, os detalhes em torno desta Hilux a hidrogénio ainda são muito escassos, mas a Toyota já confirmou que estes protótipos vão contar com os componentes de pilha de combustível usados na versão mais recente do Mirai.

Quando começa a produção?

A produção dos primeiros protótipos da Toyota Hilux com pilha de combustível a hidrogénio está marcada para 2023.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo 240 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo 240 Turbo: o tijolo que voava há 30 anos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volvo 240 Turbo: o tijolo que voava há 30 anos