Notícias O maior salão automóvel do mundo abre já amanhã

Salão de Xangai 2023

O maior salão automóvel do mundo abre já amanhã

O Salão de Xangai volta a abrir as portas ao mundo amanhã e confirma o seu estatuto como o mais importante salão automóvel do planeta.

Salão de Xangai 2023
© Auto Shanghai

Depois de três anos num formato «nacional», imposto por um clima de pandemia, o Salão de Xangai regressa em pleno neste ano de 2023 e no seu formato mais internacional. Vão ser muitas as novidades a serem reveladas naquele que já é o mais importante salão do mundo, a partir de amanhã.

Com a redução de afluência em feiras internacionais como Los Angeles, Frankfurt/Munique, Paris, Genebra ou Detroit, faz todo o sentido que o Salão de Xangai tenha tudo para demonstrar que este gigante industrial está tudo menos adormecido.

© Porsche O significativamente renovado Porsche Cayenne vai ser revelado amanhã, no Salão de Xangai

Além de a China ter consolidado a sua posição como o maior mercado automóvel do mundo — com 24 milhões de unidades matriculadas anualmente — afirmou também a sua liderança em termos tecnológicos no domínio da propulsão elétrica.

Novidades «da casa» em Xangai

A grande maioria das novidades esperadas neste salão serão previsivelmente apresentadas pelas marcas domésticas, que tiveram um aumento de credibilidade exponencial nos últimos anos. Entre as marcas presentes, destaque para nomes como a NIO, Aiways, BYD e MG, que terão disponíveis test-drives dos seus modelos mais recentes.

Além destas, vamos também conhecer as maiores novidades da Xpeng, da Zeekr e da Great Wall. E claro, há ainda a possibilidade de surgir uma surpresa de última hora, relacionada com os muito ambiciosos, mas de momento adiados (ou suspensos), projetos de novos fabricantes como a Faraday Future ou a Byton.

Salão de Xangai com uma forte presença europeia

Os construtores europeus têm também muitas das suas novidades a caminho de Xangai. No caso da BMW, por exemplo, o maior destaque será a estreia do i7 M70 xDrive acabado de revelar. Mas o «assustador» XM Label Red (um híbrido plug-in de 748 cv) dificilmente deverá faltar no espaço da marca.

Do lado de Estugarda a primeira «falta» surge do lado da Mercedes-Benz, que não apresenta neste palco privilegiado o seu novo Classe E. A justificação relaciona-se com o facto de só ir revelar, para já, o Classe E com a distância entre eixos «normal», algo que os chineses prestam pouca atenção — só a versão longa tem interesse.

Para compensar, poderá ser admirado o novo SUV elétrico Mercedes-Maybach EQS SUV, que é um concentrado de luxo e opulência. Não saindo dos SUV, veremos também o totalmente revisto (e também em estreia mundial) Porsche Cayenne.

No espaço da Volkswagen, a maior novidade do Salão de Xangai será o seu novo porta-estandarte 100% elétrico, o ID.7, já revelado. Já a Audi, deverá reservar a estreia mundial do Q6 e-tron para o Salão de Munique, no próximo outono. Mas a ida da marca dos anéis para a Fórmula 1 (em 2026) será lembrada com a presença de um monolugar com as cores da Audi Sport.

Também proveniente de solo europeu, a Mini irá exibir não uma, mas duas novidades mundiais: o Cooper SE (elétrico, claro) e o Aceman. Este último, um protótipo elétrico que se encontra já muito próximo da sua versão final de produção em série.

Para finalizar, resta referir o colosso industrial Geely, que vai «agitar as águas» com o desfile do novo Volvo EX90 e com a estreia mundial do Polestar 4. Porém, estes serão apenas dois dos focos de interesse dos seus vários stands, divididos por marcas como a própria Geely Auto, Lotus, Lynk & Co, Proton e Yuan Cheng.

O Salão de Xangai 2023 abre as portas amanhã, dia 18 de abril, só encerrando-as a 27 de abril.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia máxima indicada pela Aiways para o seu SUV U5?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Aiways U5. É um “negócio da China” ou pelo preço há melhor?