Notícias Toyota carrega no acelerador e revela plano anti-Tesla

Indústria

Toyota carrega no acelerador e revela plano anti-Tesla

Na primeira conferência ao leme da Toyota, Koji Sato, o novo diretor executivo, deixou um objetivo: vender 1,5 milhões de elétricos por ano em 2026.

Toyota ofensiva elétricos
© Toyota

Depois de anos a defender que os elétricos não podiam ser a única prioridade, a Toyota reviu os seus planos de eletrificação, acelerando-os e serão um dos pilares da marca nipónica para os próximos anos.

Esta mudança de paradigma coincidiu com a nomeação de Koji Sato como novo diretor executivo da Toyota, sucedendo a Akio Toyoda, que passou a assumir o cargo de chairman.

No primeiro discurso após a sua nomeação, Sato prometeu que os elétricos iriam ter um peso diferente na Toyota daqui para a frente. E se dúvidas tivessem restado, o novo diretor executivo da Toyota tratou de acabar com elas na sua primeira conferência oficial depois de tomar posse.

“A situação atual da indústria automóvel é de vida ou morte e muito competitiva”, começou por dizer Sato, citado pela Automotive News Europe, antes de apontar a um novo (e ambicioso) objetivo: vender 1,5 milhões de veículos elétricos em 2026.

Acelerar as vendas de automóveis elétricos será a prioridade número um de Sato, como o próprio fez questão de afirmar durante esta conferência, mas atingir a barreira dos 1,5 milhões de elétricos vendidos não será uma tarefa fácil. Recorde-se que em 2022 a Toyota vendeu apenas cerca de 25 mil elétricos em todo o mundo.

Dez novos elétricos a caminho

Enquanto marca, a Toyota tem apenas um modelo 100% elétrico no seu catálogo, o bZ4X. Já se alargarmos esta análise à Toyota enquanto grupo, temos que olhar para a Lexus, que tem dois elétricos nas suas fileiras: UX 300e e RZ 450e.

A NÃO PERDER: Toyota fez as contas. Apostar só nos elétricos a bateria para reduzir emissões é errado

Mas isso vai mudar nos próximos anos, com a gigante japonesa a preparar-se para lançar 10 novos modelos 100% elétricos nos próximos três anos, distribuídos por Toyota e Lexus.

Alguns terão por base uma evolução da plataforma atual e-TNGA e outros vão assentar numa base totalmente nova (100% elétrica), criada de raíz, que vai ajudar a cumprir a meta que Sato definiu para 2026.

Koji Sato a discursar
© Toyota Koji Sato, o novo diretor executivo da Toyota

Não há qualquer dúvida de que este é um plano muito ambicioso, mas para Yoichi Miyazaki, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Toyota, a única coisa que pode limitar este objetivo são mesmo as baterias.

“Relativamente a produzir 1,5 milhões (de veículos elétricos), se não houver baterias não podemos produzir. Por isso, serão as baterias a definir o ritmo”, afirmou Miyazaki, antes de dizer que a estratégia de elétricos da Toyota será afinada em função dos diversos mercados e que no futuro até podem vir a contar com unidades de produção dedicadas exclusivamente a automóveis elétricos.

E sobre o possível atraso da Toyota face à principal concorrência (com a Tesla e o Grupo Volkswagen logo à cabeça), no que aos elétricos diz respeito, Miyazaki também não tem dúvidas:

Pode parecer que chegámos tarde, mas para nós era apenas uma questão do timing mais apropriado.

Yoichi Miyazaki, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Toyota

Lexus vai liderar ofensiva elétrica

Além deste objetivo a médio prazo para 2026, a Toyota já tem o seu caminho delineado a mais anos. No final de 2021, Akio Toyoda tinha anunciado o objetivo de vender 3,5 milhões de elétricos por ano, e atingir a neutralidade carbónica em 2035.

Esses planos continuam de pé, mas foram reforçados e acelerados agora que Sato assumiu o «leme do navio». Importa recordar que além dos 10 novos elétricos até 2026, a Toyota está a preparar 30 novos elétricos até ao final da década.

É uma ofensiva elétrica tremenda que será liderada pela Lexus, que até 2035 pretende ser uma marca global 100% elétrica. Mas antes disso, em 2030, já terá que estar a vender um milhão de elétricos por ano.

«Mira» apontada à Tesla

Para se ter uma ideia do que este número representa, importa destacar que em 2022 a Tesla foi a marca que mais elétricos vendeu em todo o mundo: 1 314 330 milhões, segundo dados da CleanTechnica.

A gigante chinesa BYD surge abaixo, na segunda posição, depois de ter fechado o ano com 913 052 automóveis elétricos vendidos. O pódio só fica completo com a SAIC, que vendeu 671 725 elétricos em 2022.

No Top 5 aparecem ainda o Grupo Volkswagen, com 571 067 veículos elétricos vendidos no ano passado e a Geely (dona da Volvo), com 383 936.

Fontes: Automotive News Europe e CleanTechnica

Sabe esta resposta?
Em que modelo o Toyota Sera era baseado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?