Notícias BYD apresenta supercarro que salta e anda em três rodas

Salão de Xangai 2023

BYD apresenta supercarro que salta e anda em três rodas

O novo supercarro da BYD foi apresentado oficialmente com uma entrada em palco que teve até teve direito a uma coreografia especial.

O Salão de Xangai está a abrir as suas portas e começam a chegar as primeiras novidades dos diversos eventos realizados nas vésperas do salão.

No caso da BYD, o seu principal destaque é o inédito supercarro elétrico YangWang U9, que inclui uma tecnologia que, de uma forma ou outra, não deixamos de associar à Citroën.

Lembra-se dos sistemas de suspensão hidropneumática da marca francesa, que até permitiam que modelos como o Citroën DS, o «boca de sapo», conseguissem circular em três rodas? Bem, o sistema do supercarro da BYD consegue fazer precisamente o mesmo, mas com recurso a outras tecnologias.

A marca mostrou algumas das suas potencialidades em vídeo. Além de conseguir circular em três rodas, ainda tem a capacidade de… dar saltos (!), conseguindo levantar as quatro rodas do solo em simultâneo.

Designado por DiSus-X, o novo sistema de suspensão do inédito supercarro da BYD integra três sistemas que a marca tem vindo a desenvolver nos últimos anos. E que considera ser atualmente o sistema mais avançado de controlo dos movimentos da carroçaria de toda a industria automóvel.

O BYD DiSus System e os três sistemas que engloba conseguem atuar através das vertentes do amortecimento (DiSus-C), do sistema hidráulico (DiSus-P) ou do sistema pneumático (DiSus-A). Tudo com o objetivo de melhorar ao máximo a experiência de condução de uma nova geração de supercarros elétricos, tais como este YangWang U9.

Supercarro da BYD até consegue dançar

Com todos estes controlos em perfeita sintonia, o sistema DiSus-X consegue criar um algoritmo de controlo bastante complexo, mas, aparentemente, muito eficaz para os movimentos da carroçaria.

E com um controlo quase perfeito de todos estes movimentos — verticais, laterais e longitudinais — o YangWang U9 até consegue entrar em palco como fez em Xangai. A dançar.

Além da suspensão, o novo supercarro da BYD inclui uma cadeia cinemática 100% elétrica, composta por quatro motores elétricos (um por roda), totalizando 1100 cv e 1280 Nm, o que deixa antever prestações incríveis.

A BYD anuncia apenas dois magros segundos para atingir os 100 km/h e apesar de ainda não ter avançado todos os detalhes, como sobre a bateria que alimenta os quatro motores, refere que o seu primeiro supercarro será capaz de fazer 700 km com uma carga.

Ainda não sabemos quando será lançado, mas o seu sistema de suspensão está prometido chegar a mais modelos do universo BYD.