Notícias ID.7 e Tiguan. Os detalhes que precisam de conhecer das novidades da Volkswagen

Novidades 2023

ID.7 e Tiguan. Os detalhes que precisam de conhecer das novidades da Volkswagen

Em 2023 a família ID. da Volkswagen vai continuar a crescer, mas há muito mais novidades: de um novo Tiguan às renovações do Golf e ID.3.

Volkswagen ID. Aero
© Volkswagen

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Entre as muitas novidades que a Volkswagen vai lançar este ano, a berlina elétrica ID.7 e o SUV Tiguan assumem particular protagonismo.

Começamos pelo inédito Volkswagen ID.7. A berlina elétrica vai assumir, por agora, a posição de topo de gama da família de elétricos ID — além de suceder à berlina Passat que cessou funções em 2022.

E não se fica por aí, pois sobre ombros do Volkswagen ID.7 pesará ainda a responsabilidade de ser a «arma» da Volkswagen para enfrentar propostas como o Tesla Model 3 e o recém-chegado e ousado Hyundai IONIQ 6.

Quanto às especificações, ainda é um segredo bem guardado. No CES, onde vimos o protótipo (ainda camuflado), nada foi dito, exceto a promessa de autonomias de até 700 km e variantes com um e dois motores. E esperem, também, por uma carrinha.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

A última geração a combustão do Tiguan?

Se o ID.7 captará a maioria das atenções entre as muitas novidades da Volkswagen para este ano, talvez a mais importante para as contas do gigante alemão seja o lançamento da nova geração do Tiguan.

Volkswagen Tiguan fotos-espia vista lateral
© Razão Automóvel

Afinal, o Tiguan tem sido nos últimos anos o modelo mais vendido da Volkswagen no mundo — em 2022, foi o terceiro mais vendido da marca na Europa —, pelo que caem grandes responsabilidades sobre os «ombros» da nova geração do SUV.

E, talvez por isso, a Volkswagen parece não ter pretensões de alterar muito a «fórmula» que conhecemos da geração atual. A rival francesa Peugeot, pelo contrário, está a preparar um 3008 muito diferente do atual. O estilo do novo Tiguan promete ser mais evolucionário que revolucionário e continuará a oferecer motorizações a combustão, ainda que a eletrificação se faça sentir mais. As opções híbridas plug-in prometem ganhar mais destaque.

TUDO SOBRE «Apanhámos» o novo Volkswagen Tiguan. Tudo o que já sabemos

Novo Passat, mas só em carrinha

Outra das novidades absolutas da Volkswagen para este ano será uma nova geração do Passat. E, talvez o maior destaque será mesmo o de ficar disponível apenas como carrinha. Como já referimos, a berlina cessou funções em 2022 e não regressará com a nova geração.

Volkswagen Passat Variant fotos-espia em pista vista dianteira
© Razão Automóvel

A crueza dos números justifica a decisão da Volkswagen. Na Alemanha, o seu mercado doméstico e também o maior (Europa), nove em cada 10 Passat vendidos são carrinhas.

A outra «surpresa» da nova Passat é o de estar a ser desenvolvida a meias com a nova geração do Skoda Superb e será também produzida na mesma fábrica do topo de gama checo, em Bratislava, na Eslováquia — uma estreia na longa história do modelo.

Segunda geração da Amarok com genes norte-americanos

Nem de carros e carrinhas apenas se faz o ano de 2023 da Volkswagen. A segunda geração da Amarok, a pick-up da Volkswagen, apesar de já ter sido revelada em 2022, só chega este ano.

A maior novidade? É «irmã» da nova Ford Ranger, sendo um de vários modelos nascidos ao abrigo do acordo entre a Volkswagen e a Ford firmado em 2019.

Volkswagen Amarok
© Volkswagen Volkswagen Amarok Panamericana.

Por isso não admira que haja tanto em comum entre a nova Amarok e a nova Ranger, ainda que tenhamos de destacar o trabalho dos designers da Volkswagen em dar-lhe um estilo distinto.

Mas a base e as mecânicas são as mesmas, com a Volkswagen a prometer para a nova Amarok mais espaço e capacidade que a antecessora. Fiquem a conhecê-la em detalhe:

Relacionado Nova Volkswagen Amarok. Maior, mais capaz e premium

Restylings em duplicado

Como se o ano de 2023 da Volkswagen já não tivesse novidades suficientes, com três grandes lançamentos em mãos, o construtor alemão também vai renovar dois dos seus mais importantes modelos: o icónico Golf e o seu correspondente elétrico, o ID.3.

Ambos foram revelados em 2019 e chegaram ao mercado em 2020 — o ano em que o mundo «parou» —, e ambos tiveram receções… mornas. Entre os bugs de software, a usabilidade discutível e, sobretudo no ID.3, um interior abaixo dos padrões habituais da Volkswagen, esta renovação dupla promete acertar o que não estava certo e dar-lhes um novo e reforçado apelo.

O ID.3 já foi revelado e a sua comercialização terá início no verão. Fiquem a saber tudo o que mudou:

Quanto ao Golf, é de esperar uma intervenção similar à do ID.3. Alterações visuais exteriores contidas, com o foco dos melhoramentos a estar mais concentrado no interior. Já o «apanhámos» em testes:

a não perder Apanhámos o «novo» Volkswagen Golf 2023. Primeiras imagens e tudo o que já sabemos

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.