Notícias Renault Scénic reinventado. O MPV vai ser um crossover elétrico

Antevisão

Renault Scénic reinventado. O MPV vai ser um crossover elétrico

Primeiro foi o Espace, agora é o Renault Scénic que abandona as suas raízes MPV para se integrar na «turma» dos crossover e SUV.

Renault Scénic E-Tech Electric na estrada, frente 3/4
© Renault

Estas primeiras imagens do futuro Renault Scénic E-Tech Electric comprovam, mais uma vez, que o mote “adapta-te ou morre” é o único que realmente importa.

A Renault era “a” marca dos MPV. Foi uma das pioneiras da tipologia quando introduziu o Espace nos anos 80 e democratizou o conceito nos anos 90 com o primeiro Mégane Scénic.

Renault Scénic, frente 3/4
© Renault

Só que o mercado fartou-se dos «aborrecidos» MPV e hoje só quer SUV ou crossover. A Renault não podia ficar parada no tempo com modelos que vendiam uma fração do que costumavam vender no passado.

Depois do Espace, o Scénic

O icónico Espace foi o primeiro a «adaptar-se» e o seu nome agora identifica a variante longa e de sete lugares do Austral. O próximo na linha é o Scénic.

O novo Renault Scénic vai-se afastar também do mundo dos MPV e dirigir-se de forma decidida ao mundo dos SUV e crossover.

É o que podemos constatar nestas primeiras imagens oficiais, que nos deixam ver o Scénic de produção, ainda que camuflado — a revelação final está para breve.

Renault Scénic, perfil
© Renault O Scénic de produção terá 4,49 m de comprimento e uma distância entre eixos longa, de 2,83 m. Prevêe-se que tenha excelentes cotas de habitabilidade.

Esqueçam a silhueta monovolume. O novo Renault Scénic adota uma carroçaria de dois volumes, caracterizada por um capô alto e plano, com uma orientação distinta da do pára-brisas.

Exibe ainda volumes com mais «músculo», com um ombro demarcado a toda a extensão da carroçaria — mais largo sobre o eixo traseiro —, e guarda-lamas mais pronunciados.

Renault Scénic, traseira 3/4
© Renault

Podemos constatar também que o protótipo Scénic Vision, revelado em 2022, já previa com grande fidelidade o Scénic de produção.

As maiores diferenças entre o protótipo e o modelo de produção parecem concentrar-se na definição dos gráficos, nomeadamente as óticas e assinaturas luminosas. Estas aproximam-se das que vimos no Rafale, o recentemente revelado «SUV-coupé» do construtor francês.

Exclusivamente elétrico

O Scénic Vision, além de antever a nova geração do Scénic, introduzia uma cadeia cinemática híbrida invulgar, combinando as características de um elétrico a bateria com as de um elétrico fuel cell (pilha de combustível a hidrogénio).

O Renault Scénic E-Tech Electric, tal como o nome indica, será também exclusivamente elétrico, mas, do que sabemos, não irá fazer uso da tecnologia usada no Vision.

Será um típico elétrico a bateria, assentando sobre a plataforma CMF-EV da Aliança Renault Nissan Mitsubishi, a mesma que já serve o Mégane E-Tech Electric e o Nissan Ariya.

Os franceses da L’argus avançam que o novo Scénic surja inicialmente com dois patamares de potência: 110 kW (150 cv) e 160 kW (218 cv). E também com duas baterias: 60 kWh e 90 kWh.

Renault Scénic na estrada, frente 3/4
© Renault

Do interior ainda não há imagens, mas é de esperar grandes semelhanças com o Mégane E-Tech Electric e o Rafale.

Novos concorrentes

Nada é mais sintomático da transformação do Scénic MPV em Scénic crossover elétrico do que os concorrentes que terá de enfrentar quando chegar ao mercado.

Renault Scénic na estrada, traseira
© Renault

Há um que se destaca acima de todos os outros: o Peugeot E-3008. Será um dos grandes duelos a acompanhar em 2024, pois ambos apontam ao mesmo espaço no mercado, ainda que o façam de forma um pouco distinta.

Basta olhar para a silhueta fastback do E-3008 e compará-lo com a mais «quadrada» do Scénic. O Peugeot E-3008 foi também antecipado pela marca com várias unidades camufladas:

Além do Peugeot E-3008, o novo Ford Explorer ou até propostas como o Volkswagen ID.4 ou o «primo» Nissan Ariya afiguram-se como potenciais concorrentes do crossover elétrico Scénic.

Quando chega?

O novo Renault Scénic vai ser revelado a 4 de setembro, no IAA Mobility 2023, que se realiza em Munique, na Alemanha.

Antes disso, vários protótipos de desenvolvimento camuflados como o exemplar que ilustra este artigo, estarão na estrada em testes durante o verão — quem sabe se não se cruze com um.