Notícias Dacia Duster 2024 diz adeus ao Diesel e dá as boas vindas ao híbrido

Fotos-espia

Dacia Duster 2024 diz adeus ao Diesel e dá as boas vindas ao híbrido

Novas fotos-espia do novo Dacia Duster deixam «cair» alguma camuflagem que deixa ver mais detalhes: o Duster será um mini-Bigster.

foto-espia Dacia Duster frente
© Razão Automóvel

O novo Dacia Duster, previsto para 2024, foi novamente «apanhado», deixando ver mais sob a sua camuflagem, sobretudo à frente.

No entanto, podemos perceber mais detalhes sobre a densa camuflagem, o que nos leva a concluir que o futuro Duster promete ser um… mini-Bigster.

foto-espia Dacia Duster frente
© Razão Automóvel

O Bigster, um SUV de sete lugares revelado em 2021 como protótipo, antecipa o futuro topo de gama da marca romena. Começou por estar previsto para este ano, mas afinal só chegará em 2025.

Caberá assim ao novo Duster estrear a nova linguagem estilística da Dacia. O que até «cai» bem; afinal este é o ícone da marca romena. E são muitos os detalhes que podemos ver no protótipo de testes que o confirmam.

foto-espia Dacia Duster perfil
© Razão Automóvel

Desde a nova assinatura luminosa dianteira, composta por duplos segmentos que se prolongam pela grelha, à nova entrada de ar inferior (formato e preenchimento), passando pelas entradas verticais nas extremidades laterais do para-choques.

As óticas traseiras também assumem o mesmo formato em “Y” do Bigster e até os manípulos das portas traseiras estão integrados no pilar C.

foto-espia Dacia Duster traseira
© Razão Automóvel

Sem Diesel, mas não faltam novidades motrizes

O novo Dacia Duster promete mais que novidades visuais, a começar pelas suas fundações. A nova geração do SUV vai abandonar a «velhinha» plataforma B0 e vai adotar a mais moderna CMF-B do Grupo Renault, que já equipa o Sandero e o Jogger.

A nova plataforma abre novas possibilidades mecânicas e tecnológicas como, por exemplo, a adoção de motorizações híbridas.

O novo Duster vai adotar a mesma motorização híbrida do Jogger, prometendo consumos muito baixos. A chegada do híbrido significará, porém, o fim do 1.5 dCi, a gasóleo, que hoje equipa o Duster.

Tudo aponta para que, além deste híbrido (full hybrid), o Duster venha a receber outra variante híbrida, desta vez plug-in, a mesma que equipa o Renault Captur.

Além das motorizações híbridas, o novo Dacia Duster deverá receber o HR12, o mais recente motor a gasolina do Grupo Renault, com três cilindros e 1,2 l de capacidade. E que já é capaz de cumprir a famigerada Euro 7.

foto-espia Dacia Duster frente 3/4
© Razão Automóvel

Este motor já mostra serviço nas variantes híbridas do Renault Austral e Espace, mas no Duster a componente elétrica será reduzida a um sistema mild-hybrid.

Fica por saber se a chegada deste motor significa a «reforma» do 1.0 turbo. O que parece ser certo é que as versões ECO-G (GPL + gasolina) continuarão a fazer parte da gama, assim como as versões com quatro rodas motrizes.

foto-espia Dacia Duster traseira 3/4
© Razão Automóvel

Quando chega?

Como já anunciámos, o novo Dacia Duster será lançado em 2024, mas a sua revelação poderá acontecer ainda antes deste ano terminar.

Tal como tem acontecido com as anteriores gerações do Duster, a nova geração será produzida na fábrica de Mioveni, na Roménia.