Notícias Afinal havia outro e elétrico. Porsche apresenta o Vision 357 Speedster

Apresentação

Afinal havia outro e elétrico. Porsche apresenta o Vision 357 Speedster

Depois de nos ter surpreendido com o Coupé, a Porsche volta a despertar a nossa atenção com a versão Speedster do original Vision 357.

Porsche Vision 357 Speedster e Coupé
© Porsche

Foi já no início deste ano que a Porsche nos mostrou o Vision 357, um modelo destinado a prestar homenagem à primeira linha de modelos da marca.

Por essa razão, as semelhanças com o Porsche 356 são tudo menos uma coincidência e, por causa disso, seria impossível ficar restringido ao Coupé.

Desta forma, e aproveitando mais uma edição do Goodwood Festival of Speed, a Porsche acaba de apresentar a versão Speedster do Vision 357, que consegue ser tão ou mais apaixonante que o primeiro.

“(…) uma vez que o 356 ficou gravado na memória coletiva da marca, tanto como descapotável como coupé, essa mesma lógica é aplicada ao concept car: só pode haver dois (Vision 357)”.

Michael Mauer, Vice President Style Porsche

As linhas futuristas da carroçaria dominam por completo este novo concept. Um dos exemplos são os grupos óticos, dianteiros e traseiros, totalmente integrados no conjunto.

Ainda com mais estilo

A escolha de cores para a carroçaria não é menos original, complementadas, em grande destaque, com logótipos do 75.º aniversário da Porsche.

Apresentação Porsche Vision 357. A homenagem perfeita da Porsche ao mítico 356?

Em conjunto com as jantes, parecem ter sido criadas duas combinações diferentes num único modelo. E já que falámos nas jantes, adiantamos que são iguais às do Coupé, com 20″ de diâmetro, produzidas em magnésio e de aperto central.

Uma vez que se trata de um Speedster, o para-brisas é mais curto do que o do Coupé. E por cima da secção traseira, as pequenas «bossas» remetem-nos para os Speedster de outros tempos.

Porsche Vision 357 Speedster - traseira
© Porsche

Tal como também acontece com as linhas longitudinais ali existentes. Afinal, até acabam por nos fazer recordar da grelha traseira do capô do Porsche 356 Speedster original.

Vision 357 Speedster apenas para um

O interior deste novo Porsche 357 Vision Speedster é um pouco «egoísta», pois foi pensado apenas para uma pessoa. Ainda bem.

E tal como acontecia com os carros de competição de meados do século passado, podemos cobrir metade do habitáculo com uma lona.

Porsche Vision 357 Speedster - interior
© Porsche

Do lado do condutor, o encosto de cabeça fica ainda mais evidente. E atrás deste, além de uma saliência mais aerodinâmica, é precisamente onde se encontra a tomada destinada ao carregamento do sistema elétrico.

Uma das diferenças entre o Coupé e o Speedster é quase um easter egg. Não é nenhum segredo, mas é um detalhe interessante e original.

No Coupé, o tom adicional adicional usado na decoração foi o vermelho, enquanto neste novo Speedster, o Cinzento Grivelo Metalizado está acompanhado de um vivo Azul Miami.

A diferença cromática relaciona-se com a motorização. Enquanto o Coupé conta um motor a gasolina, este Speedster é totalmente elétrico.

Porsche Mission R sob a carroçaria

De forma a garantir prestações inacreditáveis neste Speedster, a Porsche optou pela tecnologia do 718 GT4 e-Performance.

Isto significa que conta com os mesmos dois motores elétricos e o conjunto de baterias do sistema de 900 V do Porsche Mission R que até já tivemos oportunidade de conduzir. Aquele que pode ter mais de 1000 cv de potência. E para acompanhar este sistema, foi também incluído o chassis do Porsche 718 GT4 Clubsport.

Na edição deste ano do Goodwood Festival of Speed, provavelmente, já o vamos poder ver a andar. Caso não aconteça, depois de Goodwood, o Porsche 357 Speedster segue para a Rennsport Reunion deste ano, que se realiza no final de setembro, nos EUA.