Notícias Hyundai faz últimas afinações no elétrico que todos vão querer conduzir

Fotos-espia

Hyundai faz últimas afinações no elétrico que todos vão querer conduzir

Ainda não há nome oficial, mas podemos chamá-lo de Hyundai IONIQ 5 N. Será o primeiro de uma fornada de elétricos da divisão N da Hyundai.

foto-espia Hyundai Ioniq 5 N frente 3/4
© Razão Automóvel

O título talvez seja exagerado mas justifica-se. A Hyundai está a proceder às ultimas afinações naquele que deverá apelidado de IONIQ 5 N.

Justifica-se porque aos comandos deste projeto, que será revelado no Festival de Goodwood 2023, encontramos Albert Biermann, o responsável máximo da divisão N da Hyundai desde 2017 e o «pai» de todos os modelos M Performance da BMW durante mais de 20 anos.

Um elétrico desportivo

Para muitos é um conceito que não liga muito bem: elétrico e desportivo. Um dos motivos prende-se com o elevado peso das baterias que influencia de forma determinante a resposta do chassis. Mas é precisamente nesse aspeto, o da resposta do chassis, que a divisão N mais está a trabalhar.

foto-espia Hyundai IONIQ 5 N frente
© Razão Automóvel Apesar da camuflagem, o futuro IONIQ 5 N mostra diferenças visuais significativas, como podemos observar na frente do modelo.

Para já, apenas o podemos ver camuflado. Mas há coisas que nem a camuflagem consegue esconder, nomeadamente todas as alterações efetuadas pela equipa de Albert Biermann ao nível da suspensão.

Estas imagens recolhidas no mítico Nürburgring Nordschleife — a.k.a “inferno verde” —, mostram um Hyundai IONIQ 5 N mais baixo, mais largo e com mais borracha que as versões «normais» deste 100% elétrico.

Hyundai IONIQ 5 N foto-espia, traseira
© Razão Automóvel Na traseira, destaca-se as saídas de ar verticais — serão funcionais? —, e o difusor traseiro.

Muita potência

Ainda não são conhecidas as especificações técnicas finais, mas este modelo deverá oferecer uma potência em torno dos 600 cv — recordamos que o «irmão» Kia EV6 GT oferece 585 cv de potência.

A Razão Automóvel sabe que a base técnica será a mesma do EV6 GT, mas para este IONIQ 5 N a Hyundai guardou alguns trunfos.

Este elétrico desportivo terá uma suspensão mais desportiva e uma afinação específica do motor elétrico traseiro que vai simular um autoblocante mecânico e permitir derivas de traseira mais controladas.

Ao nível da suspensão dianteira, a equipa de Albert Biermann também investiu muitas horas para melhorar o feedback e a aderência deste eixo em condução mais aplicada. Uma vez que não dá para reduzir o peso (devido às baterias) a única opção é tentar dissimulá-lo por via da afinação dos componentes elásticos.

Fingir para agradar

Quanto à experiência de condução, não há motor de combustão para animar os nossos sentidos. Por isso a divisão N está a trabalhar em sons alternativos. Um deles será o do Hyundai i30 N, outro poderá ser o do i20 N que alinha no Mundial de Ralis (WRC).

Todas as dúvidas serão dissipadas brevemente no Festival de Goodwood, onde este modelo será revelado, já no próximo dia 13 de julho.