Notícias São assim tão parecidos? Renault Rafale e Peugeot 408 lado a lado

Design

São assim tão parecidos? Renault Rafale e Peugeot 408 lado a lado

A Renault mostrou o novo Rafale e são muitos os comentários que temos lido sobre a sua semelhança, em demasia, com o Peugeot 408. Será mesmo assim?

Renault Rafale vs Peugeot 408
© Razão Automóvel

O Rafale é o novo «SUV-coupé» da Renault e assume-se como um dos topos de gama do construtor francês, título partilhado com o Espace.

É o primeiro modelo a estrear, por inteiro, a nova linguagem de estilo da Renault, marcada por uma nova «cara», novos elementos gráficos e novas superfícies (feitas de curvas mais generosas apoiadas em arestas vivas, cujas extremidades desvanecem nessas mesmas superfícies).

Contudo, o efeito novidade do estilo acabou por ser, de alguma forma, mitigado. A principal razão? As parecenças excessivas, como muitos de vocês dizem, com os Peugeot mais recentes, especialmente o 408 que apresenta, para mais, uma silhueta similar.

Assinatura luminosa do Renault Rafale
© Renault O Rafale mostra a nova identidade da Renault. Os faróis horizontais «mordem» a grelha dianteira e a assinatura luminosa surge num elemento vertical na extremidade do para-choques.
Peugeot 408
Solução que não é dissimilar à da Peugeot, apesar da execução distinta. Aqui a «garra» vertical está unida ao farol. Mas o farol também «invade» a grelha de forma similar.

Diferentes propostas, mas o mesmo designer

Os vossos comentários podem ter fundações mais sólidas do que à partida se poderia imaginar. Afinal, ambos os modelos tiveram o mesmo designer a liderar o projeto: Gilles Vidal.

Gilles Vidal, designer francês, passou a maior parte da sua carreira na Peugeot, tendo assumido a liderança do departamento de design em 2010. Cargo que manteve até 2020 quando, numa transferência «chocante» — também as há no mundo do design, não é apenas no futebol —, assumiu a liderança do design da arquirrival Renault. Culpem o Luca de Meo.

Certamente o diretor executivo do Grupo Renault apreciou o trabalho que Vidal estava a desenvolver na marca do leão, alterando a percepção e até o posicionamento da Peugeot no mercado.

© Renault É na frente do Renault Rafale que as semelhanças se acentuam com o Peugeot 408.
Peugeot 408

E Luca de Meo, quando nos deu a conhecer o plano Renaulution em 2021, foi claro no seu objetivo: ter uma presença mais forte nos segmentos C e D, onde a rentabilidade é superior, mas onde a imagem é também mais valorizada.

Conseguirá Gilles Vidal também transformar a Renault através do estilo e design?

© Renault Apesar de terem elementos com tratamentos estilísticos distintos (por exemplo, a grelha), a organização desses elementos, a relação entre eles (por exemplo, faróis e grelha) e até os contornos gerais desses elementos (grelha superior e inferior trapezoidal), são semelhantes. Talvez em excesso.
Peugeot 408
A “garra de leão” parte da assinatura luminiosa dá um caráter único ao Peugeot 408; no Rafale é o “diamante” a fazê-lo, com o mesmo posicionamento vertical.

Não são rivais

As imagens que ilustram este artigo permitem averiguar que há, efetivamente, semelhanças estilísticas entre as duas propostas, sobretudo na dianteira, ou seja, a «cara» do modelo.

Temos de realçar que, apesar das semelhanças, o Renault Rafale e o Peugeot 408 não são concorrentes. O Rafale posiciona-se um segmento acima daquele onde habita o 408.

© Renault A silhueta é típica de um «SUV-coupé». Contudo, se o estilo do Rafale apoia-se em elementos estilísticos semelhantes aos do 408 — repare-se na forma da “light catcher” (protuberância na zona inferior da carroçaria que “capta” a luz), nos vincos dos arcos das rodas ou no formato das proteções a preto —, demarca-se deste nas dimensões, sobretudo na altura: é 13,2 cm mais alto.
Peugeot 408
A influência crossover/SUV é clara, mas ao ter menos de 1,5 m de altura, o 408 assume uma silhueta aproximada à de uma berlina fastback (dois volumes e meio).

A Renault foi peremptória nesse aspeto: o Rafale está de “pedra e cal” no segmento D. O 408, por outro lado, deriva do 308 e partilhando quase tudo com este (como o interior). Está, por isso no segmento C.

O construtor de Billancourt reforça essa diferença com as motorizações: o Rafale começa com um híbrido de 200 cv, enquanto o 408 começa com um 1.2 Turbo de 130 cv. E também com a presença de equipamentos como o 4Control (eixo traseiro direcional), que é de série no Rafale.

© Renault Distinção mais conseguida atrás: as óticas traseiras inspiram-se no Tangram, o conhecido puzzle chinês, compostas por elementos geométricos distintos. Gilles Vidal e a sua equipa resistiram à tentação de unir as óticas traseiras, como parece ser a norma na indústria hoje.
Peugeot 408
O Peugeot 408, por outro lado, evolui o tema das três garras, garantindo a desejada identidade. As óticas, neste caso, surgem unidas por uma barra a negro.

E agora?

Parece um desabafo de décadas: “os carros estão cada vez mais parecidos”. Talvez seja mais verdade nuns casos do que noutros.

No caso do Renault Rafale e Peugeot 408, é inegável que existe uma proximidade estilística entre as duas propostas. Será que se manterá quando pudermos ver os dois ao vivo, ao lado um do outro?

© Renault Apesar de ter uma identidade mais vincada na traseira, ainda assim encontramos semelhanças entre o Rafale e o 408. Repare-se na linha abaixo das óticas que curva pronunciadamente nas extremidades. O spoiler traseiro apresenta uma “depressão” a meio, quase formando as “orelhas” no 408. A parte inferior a preto é também vasta, mas surge mais contida, não se projetando para fora dos limites da carroçaria como no 408.
Peugeot 408
A linha abaixo das óticas é mais arqueada e viva do que no Rafale, e as “orelhas” no spoiler traseiro são também mais pronunciadas.

Independentemente da resposta, Gilles Vidal parece ter traçado um caminho para o futuro do design da Renault que parece apoiar-se nos mesmos conceitos estabelecidos na Peugeot.

A Renault tem uma herança riquíssima no que toca a design e estilo, não faltando a Vidal material para se apoiar e projetar a marca do losango para o futuro.

Esperemos pelos próximos capítulos. Um dos próximos a chegar «olha» para esse passado de forma mais direta e também teve o «cunho» de Gilles Vidal: