Notícias Rússia já é o maior importador mundial de automóveis chineses

Mercado

Rússia já é o maior importador mundial de automóveis chineses

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Rússia transformou-se no maior importador de automóveis chineses, superando o México e a Bélgica.

Haval Jolion frente 3/4
© Haval

A Rússia passou a ser o principal importador de carros provenientes de construtores chineses. Quem o afirma é a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM).

Só nos primeiros cinco meses do ano, a Rússia foi responsável pela aquisição de mais de 287 mil automóveis provenientes da China.

Este valor fica bastante distanciado do segundo país da lista em termos de importação de automóveis chineses, que é o México, com 159 mil unidades. Na terceira posição do ranking de importações está a Bélgica, com um total de 120 mil automóveis.

Caso se confirmem as estimativas do banco russo Otkritie, citadas pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, o total de vendas de automóveis chineses no mercado russo poderá alcançar as 400 mil unidades até ao final do ano.

Se nos restringirmos aos automóveis 100% elétricos, obtemos um valor em torno dos 673 mil automóveis exportados da China. Neste caso, a Rússia deixa de ser o principal destino, demonstrando que ainda não é um mercado que privilegie este tipo de tecnologia.

Na categoria dos automóveis 100% elétricos, o principal destino em termos de importações provenientes da China é a Bélgica, seguida do Reino Unido e da Tailândia.

Rede de concessionários em crescimento

Entre os fabricantes de maior destaque no mercado russo estão marcas como a BYD e a Zeekr, sendo esta última uma das muitas marcas do Geely Group.

Zeekr X perfil
© Zeekr Zeekr X

Mas estas, são apenas duas das diversas marcas representadas neste país, com uma rede de concessionários que já conta com cerca de 1500 postos de venda e de assistência pós-venda.

Mercado Exportações de elétricos na China aceleram e a «culpa» é da Europa

“A saída das marcas automóveis ocidentais do mercado russo deixou um nicho que as empresas chinesas conseguiram preencher. Isto combinado com a crescente competitividade dos veículos chineses fez com que a Rússia aumentasse as importações de carros chineses”, afirmou Cui Dongshu, o secretário-geral da Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), citado pelo jornal oficial Global Times.

Fonte: Lusa

Sabe esta resposta?
Qual era o valor de potência do motor 3.0 que equipou a primeira geração do Renault Clio V6?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais