Notícias Desde 25 mil euros? Os primeiros detalhes do novo Renault 5 elétrico

Fotos-espia

Desde 25 mil euros? Os primeiros detalhes do novo Renault 5 elétrico

O futuro Renault 5 elétrico foi finalmente «apanhado» no seu corpo definitivo. Tudo o que já sabemos sobre o sucessor do Zoe.

foto-espia Renault 5 elétrico, perfil
© Razão Automóvel

O ano passado vimos uma «mula de testes» do futuro Renault 5 elétrico, tentando-se disfarçar, o melhor possível, de Clio. Desta vez é diferente.

As fotos-espia que vos trazemos mostram o sucessor retro do Zoe com o seu «corpo» definitivo. E mesmo estando generosamente camuflado, não consegue esconder a silhueta ou os faróis… «sorridentes».

O que podemos retirar destas imagens é que o futuro Renault 5 elétrico de produção terá uma imagem muito aproximada à do protótipo conhecido em 2021. Há, claro, diferenças.

foto-espia Renault 5 elétrico, frente
© Razão Automóvel

De fora ficam os exageros habituais dos show cars. O Renault 5 elétrico de produção revela puxadores das portas convencionais — com o traseiro embutido na janela —, e retrovisores usáveis.

Os para-choques também serão diferentes e já podemos ver partes como o limpa-vidros traseiro ou a antena “barbatana de tubarão” no topo do tejadilho.

foto-espia Renault 5 elétrico, traseira 3/4
© Razão Automóvel

Preços a começar nos 25 mil euros?

O regresso do Renault 5 será feito exclusivamente como elétrico. Afinal, o R5 será também o sucessor do Zoe, o muito bem sucedido elétrico da Renault, cuja carreira já acumula 11 anos.

Assente sobre a plataforma CMF-B EV, esta partilha 70% das partes com a CMF-B (combustão) do Clio, tudo para reduzir ao máximo os custos.

Aliás, tem sido avançado que os custos de produção são 30% inferiores aos do Zoe e, por isso, o Renault 5 elétrico promete ter um preço de entrada bastante inferior a este.

Mesmo assim, este deverá rondar os 25 mil euros e não os pouco mais de 20 mil euros projetados inicialmente após a revelação do 5 Prototype. «Culpe-se» o aumento do custo da energia e matérias-primas a que assistimos nos últimos dois anos.

Este valor está em linha com aquele anunciado pelos seus futuros e potenciais concorrentes como o Volkswagen ID. 2All ou o sucessor do atual Citroën C3, que contará com uma variante 100% elétrica.

O que já sabemos do Renault 5 elétrico?

Além do uso da plataforma CMF-B EV sabemos que o Renault 5 terá tração dianteira e que a bateria de 400 V terá quatro módulos ao invés dos 12 no Zoe — só esta mudança vai permitir reduzir o peso da bateria em 15 kg, diz o construtor francês.

Mais 20 kg serão suprimidos com o novo motor elétrico — rumores indicam potências de 125 cv e 150 cv —, pois este passará a integrar o inversor, carregador e unidade de controlo eletrónico.

A alimentar o motor elétrico estão previstas duas baterias com capacidades de 42 kWh e 52 kWh. A bateria maior promete uma autonomia de 420 km. E a Renault já anunciou a integração de tecnologias como a V2G (vehicle-to-grid), ou seja, carregamento bidirecional.

Saiba mais detalhes sobre as especificações do Renault 5 elétrico na galeria abaixo:

Quando chega?

O novo Renault 5 elétrico chega em 2024 e será fabricado na fábrica de Douai, em França, onde o Renault 5 original foi produzido. É provável que conheçamos a versão final de produção ainda este ano.

Do Renault 5 elétrico derivará ainda um hot hatch com o símbolo da Alpine. Aliás, as fotos-espia que ilustram este artigo estão a ser identificadas como, efetivamente, as do futuro Alpine A290. Tal suposição é denunciada pela presença de jantes de liga leve de grande dimensão e pelos apontamentos a vermelho na dianteira. Será mesmo o A290?