Notícias Está quase. Novo Renault 5 elétrico deixa-se ver (mais ou menos)

Antevisão

Está quase. Novo Renault 5 elétrico deixa-se ver (mais ou menos)

As primeiras unidades de pré-produção do Renault 5 elétrico estão já a ser construídas. Em breve, será o momento de perderem a camuflagem.

Renault 5 protótipo - conjunto
© Renault

Ainda que a camuflagem não tenha desaparecido por completo, estas são as primeiras unidades de produção do novo Renault 5 elétrico.

Foram feitas no Technocentre do construtor francês, onde se ultimam os detalhes dos processos de produção que serão usados, posteriormente, na fábrica de Douai, onde o Renault 5 será, efetivamente, produzido.

Renault 5 - pré-série - 3/4 frente vermelho
© Renault

Desta forma, segundo a Renault, serão assegurados os desejados padrões de qualidade desde as primeiras unidades produzidas.

Os primeiros Renault 5 «de série»

A vantagem é que passam a existir unidades de pré-produção, em tudo idênticas às que serão comercializadas, que nos permite ir descobrindo mais detalhes do futuro Renault 5.

É certo que ainda surgem camuflados, mas já podemos ver em como diferem do 5 Prototype de 2021.

No total, vão ser produzidas mais de 60 unidades no Technocentre da Renault, todas destinadas aos mais variados tipos de testes, estáticos e dinâmicos.

São estas unidades que depois são apanhadas nas famosas fotos-espia, enquanto são testadas em todo o tipo de cenários, dos mais convencionais aos mais extremos.

Caso sejam necessárias algumas afinações de qualquer espécie, o facto de o Techocentre trabalhar diretamente com a equipa de desenvolvimento novo Renault 5, ajuda a que estas sejam efetuadas ainda antes da produção em série.

O que já sabemos?

Resumidamente, o novo modelo 100% elétrico da marca francesa será construído sobre a plataforma CMF-B EV, que deriva da CMF-B destinada a modelos com motor de combustão.

Uma opção que foi tomada para a redução dos custos de desenvolvimento e produção, que serão cerca de 30% inferiores aos do Zoe, que vem substituir.

Renault 5 - pré-produção - estrutura
© Renault

Por causa disso, o preço previsto para a versão de entrada do novo Renault 5 elétrico rondará os 25 mil euros.

Entre as informações já disponíveis, prevê-se que o novo Renault 5 tenha 125 cv e 150 cv de potência. Vão estar disponíveis duas baterias, com capacidades de 42 kWh e 52 kWh. E em termos de autonomia, os valores apontam para os 420 km com a opção de maior dimensão.

Renault 5 - pré-produção - linha de montagem
© Renault

A maior surpresa — e também uma das mais desejadas — será a versão da Alpine, designada A290, que quer ser uma nova interpretação dos hot hatch franceses.

O protótipo já foi revelado e já o fomos conhecer:

Quando será apresentado o Renault 5?

Ainda não existe uma data oficial para a apresentação mundial do novo Renault 5 elétrico, mas calculamos que possa acontecer ainda este ano.

Apesar de não haver Salão de Paris este ano — que seria o momento perfeito —, a Renault já anunciou que este modelo chega em 2024. Resta-nos aguardar.

Sabe esta resposta?
Que monovolume francês o construtor Sbarro transformou em descapotável no final dos anos 90?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sbarro Espera Espace Spider. A Renault Espace descapotável que poucos conhecem