Notícias De um novo Swift ao primeiro elétrico. Todas as novidades da Suzuki

Novidades 2023

De um novo Swift ao primeiro elétrico. Todas as novidades da Suzuki

Do Jimny de cinco portas até ao Swift passando até pelo seu primeiro elétrico, em 2023 não vão faltar novidades à Suzuki.

Suzuki Vision Gran Turismo frente
© Suzuki

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Como temos observado em outros fabricantes, também 2023 será um ano de transição para a Suzuki, em que um ciclo está a terminar para dar início a outro.

E esse novo ciclo, como não podia deixar de ser, tem a ver com a transformação da indústria automóvel para a mobilidade elétrica. Na Suzuki, essa transição começa no final deste ano, com a revelação do seu primeiro modelo 100% elétrico.

Suzuki planos d eletrificação
© Suzuki Os planos de eletrificação da Suzuki para a Europa são, no mínimo, ambiciosos: em 2030 a marca quer que 80% das suas vendas correspondam a veículos elétricos.

De momento não sabemos qual dos cinco elétricos planeados para a Europa será lançado primeiro — fiquem a conhecer o plano de eletrificação da marca —, mas o que sabemos é que chegará até nós apenas em 2024.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Podemos, no entanto, excluir a versão de produção do protótipo elétrico eVX, que só será conhecida em 2025. Será que o primeiro elétrico da Suzuki para a Europa será o já confirmado Jimny 100% elétrico? Ou será o recentemente revelado Fronx, que chegará à Europa apenas como elétrico? Vamos ter de aguardar mais algum tempo para o saber.

Suzuki eVX dianteira
© Suzuki Suzuki eVX, o futuro crossover elétrico da marca.

50 cm que fazem toda a diferença

Até lá, o ano de 2023 promete mais novidades na Suzuki. A começar pelo já revelado Jimny de cinco portas, talvez a variante mais desejada do pequeno todo o terreno japonês. Uma variante que vem colmatar a maior lacuna do Jimny: a falta de espaço.

O Jimny de cinco portas cresce mais meio metro de comprimento relativamente ao Jimny de três portas, porém ainda não sabemos se o veremos na Europa.

suzuki jimny a subir estrada terra, frente 3/4
© Suzuki O Suzuki Jimny de cinco portas é uma das grandes novidades da Suzuki para 2023.

Mas ao ter sido revelado com uma nova versão do conhecido 1.5 l, agora associado a um sistema mild-hybrid, dá alguma «força» à possibilidade de chegar ao «velho continente».

a não perder Sucessor do Toyota MR2 com motor da Suzuki e menos de 1000 kg

Novo Swift a caminho

A outra grande novidade da Suzuki para 2023 é o lançamento de uma nova geração do Suzuki Swift. Por enquanto só vimos fotos-espia de um protótipo de testes que ainda está bastante camuflado. Mas já deixa ver que os contornos gerais serão muito semelhantes aos da geração atual, esperando-se mudanças mais significativas na frente e traseira.

Com o nome de código interno YED, o novo Swift continuará a assentar na plataforma Heartect do Swift atual, ainda que evoluída.

Onde não parece haver grandes novidades é no capítulo das motorizações. Tudo aponta para que o novo Suzuki Swift continue a contar com as mesmas motorizações mild-hybrid da geração atual, compostas por um 1.2 l e um 1.4 l turbo.

Contudo, há rumores de que poderá surgir uma versão híbrida do novo Swift. Resta saber se vai recorrer à mecânica do Vitara híbrido que já testámos ou à tecnologia híbrida da Toyota, gigante com o qual a Suzuki tem várias parcerias.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do primeiro Suzuki Swift Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O duelo mais esperado. Novo Swift Sport enfrenta o primeiro Swift Sport