Notícias O futuro da MINI é elétrico e acelera este ano com o maior MINI de sempre

Novidades 2023

O futuro da MINI é elétrico e acelera este ano com o maior MINI de sempre

O futuro da MINI é elétrico e a transição ganha ritmo este ano com uma nova geração do Countryman, que terá uma inédita versão elétrica.

vista aproximada da dianteria do MINI Concept Aceman
© MINI

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

O futuro do automóvel é elétrico e também o será na MINI. A marca britânica já anunciou que o seu último modelo a combustão será lançado em 2025 e a partir daí todos os novos MINI serão apenas e só elétricos.

A transição para esse futuro totalmente elétrico, contudo, vai começar a acelerar já este ano com o lançamento do maior MINI de sempre: a terceira geração do Countryman.

foto-espia do MINI Countryman
© Razão Automóvel A terceira geração do Countryman irá dar um salto significativo nas suas dimensões.

O SUV vai crescer significativamente na próxima geração, muito por «culpa» da sua aproximação técnica ao BMW X1, prevendo-se um salto de 20 cm no seu comprimento até aos 4,5 m, tal como o «primo» bávaro.

Ao partilhar com o X1 a plataforma (FAAR), o futuro Countryman além de motorizações a combustão vai também receber uma inédita variante 100% elétrica — o equivalente ao iX1.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Do que já sabemos estão previstas pelo menos duas versões, com duas baterias de capacidades distintas: 54 kWh e 64 kWh. Também a potência variará de acordo com a bateria: 140 kW (190 cv) para a mais pequena e 200 kW (272 cv) para a maior.

O novo MINI Countryman será revelado mais para o final do ano — o lançamento comercial poderá ser «empurrado» para o início de 2024 — e será o primeiro MINI a ser produzido na Alemanha, na fábrica da BMW em Leipzig. É lá que são produzidos os BMW Série 2 Active Tourer, Série 2 Gran Coupe e Série 1.

Mais novidades, só para 2024

Se o Countryman será a única novidade palpável da MINI para este ano, a verdade é que a marca britânica já divulgou todos os seus novos modelos até 2025.

MINI gerações
© MINI O próximo capítulo da saga MINI surgirá já no próximo ano.

A mais significativa será, provavelmente, o lançamento de uma nova geração do seu modelo mais icónico, o MINI Cooper, que também será exclusivamente elétrico, tomando o lugar do atual Cooper SE.

Com revelação agendada para maio de 2024, não faltam fotos-espia e até informações sobre o futuro modelo. E se o Countryman é o primeiro MINI a ser produzido na Alemanha, o futuro Cooper EV será o primeiro MINI a ser produzido na China. Fiquem a saber mais sobre o futuro Cooper EV:

Para os fãs da combustão, não temam: o icónico MINI de três portas a combustão irá continuar na gama. A geração atual vai receber uma renovação mais profunda que será revelada poucos meses depois do Cooper EV. Será o suficiente para o manter no ativo mais alguns anos.

Por fim, em 2025, será o ano da chegada do MINI Aceman, que será um rival para modelos como o novo Jeep Avenger. Antecipado o ano passado por um protótipo de igual nome, assume uma tipologia crossover e deverá ocupar o lugar da atual Clubman — que está quase a despedir-se. Tal como o Cooper EV, será exclusivamente elétrico e também será produzido na China.

MINI Concept Aceman
© MINI Retirem os detalhes típicos de concept car e estão a ver o futuro MINI Aceman.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.