Notícias Parece um MINI clássico mas é um novo elétrico chinês

Arranque a Frio

Parece um MINI clássico mas é um novo elétrico chinês

Chegou ao registo de patentes chinês esta proposta para um novo veículo elétrico, mas não parece mais que um clone do MINI clássico.

Patente modelo elétrico que é cópia de mini clássico
© CNIPA

Beijing Estek Technology é o nome da empresa que submeteu uma patente à Administração de Propriedade Intelectual Nacional da China (CNIPA), em maio de 2022, de um futuro automóvel elétrico que podia ser um clone do clássico MINI lançado em 1959.

Apesar de haver um histórico de modelos chineses que são cópias de modelos europeus, a boa notícia é que esta patente não foi aprovada pelo CNIPA, após o Grupo BMW (dono da MINI) ter avançado, em julho de 2022, com um pedido para invalidá-la.

Patente MINI elétrico, lado
© CNIPA As diferenças para o MINI original são mínimas. Por exemplo, as dobradiças expostas das portas do original não estão presentes nas figuras que acompanham esta patente.

Não sabemos se é a primeira vez que acontece, mas é sem dúvida invulgar ver as entidades chinesas colocarem-se do lado dos construtores europeus.

A Beijing Estek Technology tem agora três meses para apelar à decisão.

Para os interessados em ter um MINI clássico elétrico, a melhor solução passa por converter um modelo original. Uma possibilidade fornecida até pela própria MINI, através do programa “MINI Recharged”.

Ou então, recorrer a uma de várias empresas que também já o fazem… Agora, fazer um clone de um MINI clássico é que não definitivamente o caminho.

Patente Mini clássico elétrico chinês, traseira
© CNIPA

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Um destes modelos foi também uma referência entre os pocket-rocket. Qual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Pocket Rockets do séc. XXI. Os primeiros 10 anos foram assim