Notícias MINI elétrico também em Cabrio. Mas será limitado e muito caro

Edição limitada a 999 unidades

MINI elétrico também em Cabrio. Mas será limitado e muito caro

A MINI vai mesmo produzir uma versão Cabrio do Cooper SE, ainda que numa série especial limitada a apenas 999 unidades. Primeiras unidades chegam em junho.

Mini Cooper SE Convertible capota aberta frente 3/4
© MINI

Aquilo que começou por ser um protótipo vai tornar-se realidade: o MINI Cooper SE Cabrio vai ser produzido numa série muito especial, limitada a apenas 999 unidades.

Para Portugal estão alocadas somente 13 unidades, que vão começar a chegar ao mercado nacional no próximo mês de junho, bem a tempo do verão. O preço começa nos 62 000 euros.

A não perder: MINI Aceman «apanhado». O que esperar do novo crossover elétrico?

Tudo começou no verão de 2022, quando a MINI apresentou o Cooper SE Cabrio, então um protótipo único no mundo. Este one off acabou por fazer uma viagem pela Europa, que teve passagem por Portugal, e a resposta acabou por ser tão positiva que a marca do Grupo BMW resolveu avançar para a produção.

MINI Perfil
© MINI

Naturalmente, o facto de um em cada cinco novos MINI vendidos ser totalmente elétrico na Europa também terá pesado nesta decisão, que combina a máquina elétrica do Cooper SE com a liberdade de viajar de cabelos ao vento.

Disponível em duas cores, Enigmatic Black Metalizado e White Silver Metalizado, o MINI Cooper SE Cabrio destaca-se por contar com vários apontamentos em bronze: na moldura da grelha dianteira, nos puxadores das portas e da bagageira e nas molduras dos grupos óticos.

MINI perfil
© MINI

Nas laterais, por cima das cavas das rodas dianteiras, encontramos ainda uma placa — também ela em bronze — com a inscrição “1/999”, acentuando a exclusividade desta série limitada.

Já o interior é decalcado daquilo que já conhecemos do MINI Cooper SE de três portas. Por isso mesmo, e no centro de todas as atenções, encontramos o típico monitor circular com 8,8”, que é complementado por um painel de instrumentos digital (a cores) com 5”.

De resto, será tudo igual: desde os materiais usados à arrumação de todo o habitáculo. Contudo, e por culpa da capota em lona (e de todos os mecanismos que dela derivam), que pode ser aberta/fechada em andamento, até velocidades de 30 km/h, a volumetria da bagageira passou dos 211 l (da versão fechada) para os 160 l.

Mesma potência, menos autonomia

Como já referimos, partilha a cadeia cinemática com o Cooper SE de três portas que já conhecemos. O mesmo é dizer que este Cabrio vai contar com um motor elétrico, montado na dianteira, com 135 kW (184 cv) de potência e 270 Nm de binário máximo e que é animado por uma bateria de iões de lítio com 32,6 kWh.

MINI carregamento
© MINI

A autonomia elétrica anunciada é de 201 km, ligeiramente abaixo dos 226 km reclamados pela versão coupé, e a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 8,2s (contra os 7,3s da versão “normal”).

Sabe esta resposta?
O MINI John Cooper Works Pat Moss Edition está limitado a quantas unidades em todo o mundo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

MINI JCW Pat Moss. A homenagem da MINI à primeira grande piloto de ralis